Este plano contempla uma aula de 50 minutos e trata de aspectos da produção de um produto e suas implicações no preço final. Este é um plano que inicia discussões sobre produção de produto e as tecnologias utilizadas, o impacto ambiental e o preço final do produto para o consumo. Nele, serão abordadas habilidades dos componentes curriculares Ciências e Geografia, que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui.
Caracterizar as diferentes formas de circulação de produtos.
Relacionar o tipo de transporte com o custo somado ao valor final do produto.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para este plano propõe-se utilizar a estratégia de sala de aula invertida, que consiste em conhecer alguns aspectos da temática por meio de vídeos, podcasts, artigos, reportagens, fundamentais para o desenvolvimento da proposta. Na perspectiva de sala de aula invertida, combine com a turma de assistir previamente ao vídeo “Produtor fala de rentabilidade do Açaí”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SYZ85TC4u-Y, que destaca a popularização e a produção do produto no Brasil e no mundo. Reforce que o vídeo faz parte da realização deste plano, e é fundamental assistir a ele para o desenvolvimento das propostas.
Caso os estudantes não possuam acesso à internet em casa, seguem sugestões de estratégias a serem utilizadas:
Organizar para que os estudantes assistam ao vídeo em momento anterior à aplicação do plano na sala de aula.
Utilizar aparelhos conectados à internet para que os estudantes possam assistir ao vídeo (coletivamente ou em pequenos grupos).
Caso a escola também não disponha de internet, baixe o vídeo em um dispositivo conectado previamente e encaminhe aos estudantes ou prepare um momento para que assistam ao vídeo juntos. Também é possível escrever um resumo das informações presentes no vídeo e compartilhar com eles.
No decorrer do plano, há adaptações para as escolas que possuem acesso aos notebooks e/ou internet, como a utilização de planilhas eletrônicas e sites de pesquisa.
Para a aplicação deste plano, os estudantes já devem ter sido apresentados às ideias de valor de produto, consumo consciente e orçamento. Abaixo, seguem sugestões de planos de aula que tratam dessas temáticas.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Dispositivo eletrônico com acesso à internet, se possível.
Atividade 1, disponível nos materiais complementares deste plano (uma cópia para cada grupo).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Organize imagens de um caminhão saindo da fábrica, para disparar a discussão sobre a temática do plano: “Como o produto é transportado e quais as implicações do transporte de um produto no valor final dele?”.
O que propor?
Divida a turma em grupos com quatro integrantes. Combine com os grupos que, para organizar o trabalho, cada integrante deverá ter um papel. Explique a função de cada papel:
Pesquisador: responsável pela leitura do material, seleção dos itens mais importantes e partilha com o grupo.
Escritor/redator: responsável pelo registro de toda a discussão do grupo e preenchimento da tabela necessária.
Apresentador/repórter: responsável por partilhar as ideias discutidas no grupo com toda a turma.
Controlador do tempo e dos materiais: responsável por selecionar os materiais a serem usados e controlar o tempo de realização da atividade e de suas etapas.
Após a escolha, apresente a imagem da fábrica com um caminhão na porta. Para tal, projete ou imprima a imagem.
Peça que observem a imagem e discutam com o grupo a partir das questões:
O que será que essa fábrica produz?
Para que serve este caminhão?
Para este momento, separe 2 minutos. Ao término, solicite que o repórter escreva as ideias do grupo. Essa é uma etapa de levantamento dos conhecimentos. Caso as ideias iniciais não se encaminhem para os estudos da temática proposta, oriente com os seguintes questionamentos:
Como vocês acham que os produtos chegam à loja, ao supermercado, à feira ou a outros locais?
Quais tipos de transporte vocês conhecem?
Espera-se que os estudantes destaquem os diferentes tipos de transporte, como: rodoviário, aéreo, ferroviário e marítimo.
Sugestões de adequação
Na impossibilidade de projetar e/ou imprimir, descreva oralmente a imagem.
Problematização
Tempo sugerido
15 minutos.
Orientações
Distribua uma cópia da Atividade 1 para cada grupo.
O que propor?
Comente com os estudantes que este é o momento de resgatar as ideias do vídeo “Produtor fala de rentabilidade do açaí”. Retome com a turma os principais pontos do vídeo:
Produção do açaí e tecnologias envolvidas.
Como a polpa é armazenada.
Popularização do produto.
Para potencializar essa discussão, sugerem-se os seguintes questionamentos:
Ao assistir ao vídeo, descobrimos que o açaí faz sucesso em outros países. Qual será a melhor forma de transportá-lo?
Qual a influência desse transporte no meio ambiente?
Espera-se que os estudantes comecem a refletir sobre as questões da circulação de um produto, os custos e o impacto ambiental.
Em seguida, retome os papéis de cada integrante do grupo. Com a turma, faça a leitura do contexto da Atividade 1. Solicite que respondam aos itens 1, 2 e 3. Durante a realização da proposta, os estudantes podem ter dúvidas relacionadas a:
Localização da fábrica e distância de cada filial da sorveteria: para este item, é importante reforçar que o ponto de referência é a fábrica de açaí e que toda análise de distância e possibilidade de melhor transporte deve ser feita a partir dela. Solicite que deixem bem destacadas essas distâncias por meio do desenho.
Custo do transporte: destaque para a turma que a proposta não trata de valores reais, por exemplo, do combustível, mas sim da comparação de custo entre uma entrega e outra.
E-mail: peça que os estudantes se atentem à escrita da resposta do e-mail, pois, enquanto gênero textual, obedece a uma estrutura (endereço do email, assunto, corpo do texto, agradecimento).
Sugestões de adequação
Caso tenham acesso à internet, os estudantes podem observar de forma virtual a distância entre os estados pelo Google Maps. Na impossibilidade de impressão da atividade, pode ser utilizado o mapa com a distribuição geopolítica do Brasil disponível na escola. O professor pode ler o e-mail e anotar os dados no quadro.
Sistematização
Tempo sugerido
15 minutos.
Orientações
Para esta etapa, o objetivo é sistematizar as hipóteses levantadas pelos grupos e as conclusões.
O que propor?
Combine com a turma que cada repórter deve ler a resposta ao e-mail. Durante a leitura, anote no quadro as principais justificativas referentes à diferença de preço cobrado pelas sorveterias. Promova uma discussão sobre as justificativas. Ao final, conclua com a turma que não é possível cada sorveteria cobrar o mesmo valor, devido à distância e ao custo do transporte.
Lembre-se de que este é um plano que inicia as discussões sobre produtos, formas de transportá-los e valor final. Portanto, pode-se introduzir que a cobrança do valor de transporte se chama frete e que ele influencia no valor final do produto.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Para esta etapa, será proposta uma autoavaliação. Como o plano é um início de discussão de um assunto amplo (produto X transporte X valor final), as avaliações servem de base para o planejamento de outras propostas de aprofundamento.
O que propor?
Retomando a ideia de que esta é uma temática complexa para os estudantes desta etapa escolar, ao questioná-los sobre como as questões de transporte influenciam no valor final do produto podem-se levantar hipóteses a partir da comparação entre os meios de transporte para entrega do produto. Destaque exemplos das compras feitas pela internet de produtos internacionais. Em seguida, anote no no quadro as questões:
Você sabia que o preço de um produto que compramos sofre a influência do valor do transporte? O que você pensa sobre isso?
Qual o meio de transporte mais viável para transportar produtos? Pense sobre o tipo de combustível e impacto no meio ambiente.
Ao final, peça que os estudantes levantem as principais ideias e anote-as no quadro, por exemplo:
O valor e o tipo de combustível podem influenciar na questão do transporte do produto.
Lista de transportes que utilizam mais combustível (têm um maior impacto no meio ambiente) e os que utilizam menos.
Como utilizaremos a estratégia de sala de aula invertida, disponibilize antecipadamente o vídeo proposto na seção Ação prévia deste plano. Para adaptar para o ensino remoto, disponibilize no grupo dos estudantes (WhatsApp) ou outro canal de comunicação a imagem proposta na etapa Contextualização e peça que escrevam no grupo o que sabem sobre:
O que será que essa fábrica produz?
Para que serve este caminhão?
Na etapa Problematização, disponibilize a Atividade 1 e peça que montem grupos no WhatsApp para discutir a proposta de produto X transporte X preço final e que registrem a resposta ao e-mail. Se possível, combine uma videochamada para discutir as respostas, mas, caso isso não seja possível, peça que os grupos disponibilizem para a turma suas escolhas.
Este plano de atividade foi elaborado pelo time de autores NOVA ESCOLA.