Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes desta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade de preenchimento de planilhas, digitais ou não, e de trabalho em grupo. Caso isso ainda não tenha sido contemplado por seu planejamento, será preciso reorganizar os tempos de cada etapa da aula, dedicando um tempo a mais para a parte do Contexto. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos no item Para se aprofundar e sustentar melhor o seu trabalho.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre planilha digital, acesse:
- Para saber mais sobre como preencher planilhas no Excel, acesse Como fazer uma planilha de controle de gastos no Excel - Controlar os gastos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LGQzBO5SJpQ. Acesso em 29 Dez. 2021.
- Para saber mais sobre como trabalhar em grupo, indicamos o livro Planejando o trabalho em grupo, de Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan.
- Para saber mais sobre o recurso avaliativo Mentimeter, acesse: Tutorial: O uso do Mentimeter como ferramenta interativa para aulas remotas – Nuvem de palavras. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ip0hAYhau34. Acesso em 29 Dez. 2021.
- Para saber mais sobre Formulários Google, acesse: Crie lindos formulários. Disponível em: https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/. Acesso em 29 Dez. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Computadores com planilhas digitais instaladas ou com internet, se possível.
- Na ausência de computadores, apenas lápis, borracha, régua e papel com pauta (uma folha de caderno) ou quadriculado.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
6 minutos.
Orientações
Pensando numa abordagem pautada na exploração, comunique que a aula será sobre planejar como tomar a melhor decisão a partir de interpretações matemáticas. Lembre-se de que esse é um plano para o desenvolvimento da capacidade de planejar o consumo de um produto de forma financeiramente viável. Se houver uma sala de informática na escola, esse é o melhor local para esta aula. Se não for possível o uso de computadores, veja a seção Sugestões de adequação. De qualquer forma, é preciso pensar que, ao fazer uso de qualquer recurso, primeiro se aprende o recurso e depois se aprende com o recurso.
O que propor?
Sugerimos que o professor levante alguns questionamentos acerca do que os estudantes costumam fazer fora da escola, em termos de práticas sociais:
- Quem gosta de ouvir música?
- Quem gosta de comer algo específico (um hambúrguer, ou pipoca, por exemplo)?
- Quem pratica algum esporte, e qual é?
- Quem gosta de assistir a filmes?
Abra a possibilidade de outras práticas surgirem e, a partir das respostas, acomode as quantidades em uma planilha eletrônica, de acordo com as dicas dos estudantes, servindo de exemplo (usar uma das planilhas indicadas e compartilhar para melhor compreensão dos estudantes), conforme a imagem a seguir:
Planilha
Depois das respostas iniciais, peça que se organizem em grupos com, no máximo, quatro componentes, se isso for possível (sendo flexível quanto à divisão do número de estudantes da turma entre os grupos) para iniciar a problematização.
Sugestões de adequação
No caso de não haver computadores na escola, há a necessidade de os estudantes construírem uma tabela numa folha. O uso de folhas quadriculadas é uma boa alternativa para essa construção, mas as planilhas também podem ser construídas em uma folha pautada no caderno dos estudantes. Se as aulas forem remotas, use uma das planilhas indicadas e compartilhe para melhor compreensão dos estudantes. Compartilhar a edição é uma ótima opção para essa etapa.
Problematização
Tempo sugerido
25 minutos.
Orientações
Forme grupos com, no máximo, quatro integrantes. Explique a eles a divisão dos papéis operacionais e oriente que cada grupo deve determinar a função de cada integrante, utilizando como critério a ordem alfabética:
- Repórter, que fará o registro e a socialização.
- Facilitador, responsável por garantir que todos entendam as consignas e, se necessário, esclarecer as dúvidas com o professor.
- Harmonizador, que deverá garantir a harmonia e a participação de todos.
- Controlador do tempo, que será responsável por garantir que o grupo realize toda a tarefa.
Observação: Caso os grupos sejam compostos por três integrantes, o último na ordem alfabética deve acumular as funções de harmonizador e controlador do tempo.
Explique que é importante que todos os membros do grupo contribuam para o desenvolvimento da atividade que será proposta.
Com os grupos já formados, é a hora de usar a planilha inicial, que revela o contexto das práticas sociais, para fazer as propostas. Contudo, é necessário que a classe já tenha aprendido a trabalhar em grupo, sabendo que cada integrante tem uma função principal, para além de toda a discussão que será travada.
Para a proposta, chamamos a atenção para o fato de que o grupo deverá escolher um ou mais objetos de interesse para pesquisar o preço nas lojas. Se os estudantes decidirem escolher vários objetos, então deverão ser confeccionadas tantas planilhas quantos forem os objetos escolhidos (por exemplo, se escolherem bola, fone de ouvido e uma comida para pesquisarem, o grupo deverá confeccionar uma planilha para cada um desses objetos, ou seja, três planilhas).
É preciso estar atento a estes aspectos:
- sobre o uso da planilha, pode ser que os estudantes acessem abas diferentes e pensem ter perdido o que foi digitado;
- lembrar que a digitação no local escolhido tem algumas peculiaridades em relação a desfazer ou deletar algo escrito e pode ser que precisem de apoio;
- a análise percentual sempre se dá na comparação entre dois preços, tomando um como referência (por exemplo, o de valor mais baixo);
- a escolha pode ficar restrita ao preço pesquisado, mas é preciso levá-los a pensar sobre o frete, a distância entre a loja e suas residências que determina o tempo e o dinheiro para o transporte.
O que propor?
Proponha a construção de uma planilha que contenha os elementos: local de venda - preço do objeto, como no exemplo da Planilha ou projetando a sequência de:
- Qual(is) é(são) o(s) objeto(s) mais importante(s), na visão de vocês, para poder realizar as atividades que vocês mais gostam?
- Onde é vendido cada um dos objetos? Há lojas perto da casa de vocês que vendam tais objetos?
- Como apresentar uma planilha com uma pesquisa de preços em que conste o objeto e seus preços em diversos locais?
- Como justificar a melhor escolha a partir da diferença percentual de preços da planilha?
Faça uma mediação na qual, na medida do possível, os grupos não pesquisem sobre os mesmos objetos. Assim, cada grupo pesquisará sobre um objeto específico, diferente dos demais, e isso ampliará o debate.
Sugestões de adequação
No contexto da falta de computadores e internet na escola, escolha uma mediação que leve em consideração objetos que sejam vendidos no comércio local, possibilitando uma estimativa ou levando encartes de supermercados e lojas locais.
Sistematização
Tempo sugerido
14 minutos.
Orientações
Não desfaça os grupos. Nessa etapa a intenção é compartilhar o que cada um produziu e as diversas interpretações sobre as planilhas. Em sua mediação, lembre que não só o preço, mas também o local onde se compra e o momento em que se compra importam nas justificativas.
O que propor?
Peça uma breve exposição oral e visual da planilha de cada grupo e suas justificativas sobre em qual loja comprar, inclusive considerando em que medida a diferença percentual de preços, assim como o gasto, por exemplo, com passagens, frete e tempo de entrega influenciaram a melhor escolha.
Sugestões de adequação
A estrutura dessa etapa pode ser mantida tanto sem o uso de computadores e internet, quanto no ensino remoto síncrono ou assíncrono.
O que aprendemos?
Tempo sugerido
5 minutos.
Orientações
A intenção é uma avaliação coletiva sobre as aprendizagens. Pode-se usar a proposta on-line de nuvem de palavras do Mentimeter para essa avaliação. Talvez, com esse recurso, seja preciso um apoio na língua inglesa para saber o significado de palavras como word e submit.
O que propor?
Fazer uma nuvem de palavras a partir da pergunta:
- O que devemos considerar ao comprar um objeto que desejamos ou de que necessitamos?
Após todos os estudantes colaborarem para a construção da nuvem de palavras, peça que analisem as palavras contempladas ali e discutam sobre a questão levantada. Por fim, cada estudante construirá uma resposta para a pergunta, utilizando pelo menos duas palavras presentes na nuvem de palavras. Recolha as respostas, que lhe servirão de base para avaliar se os estudantes conseguiram alcançar os objetivos de aprendizagem propostos neste plano. Se julgar pertinente, eles podem levar o questionamento para casa e levantar essa discussão com a família, a fim de responder à pergunta.
Sugestões de adequação
Na ausência de computadores e internet, escreva no quadro as palavras ditas pela turma.