Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Indica-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC proposta neste plano, abrangendo temas ou conceitos, como: lucro, gastos, impostos, matéria-prima, mão de obra, processos de produção e circulação de produtos diversos e diferenças nos tipos de trabalho. Caso não tenha trabalhado com eles esses temas, você pode realizar antes outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC. Sugere-se, também, que faça uma leitura e/ou converse com os estudantes sobre os assuntos. Você pode promover uma discussão, apresentando imagens ou figuras de produtos, serviços e diferentes formas de trabalho.
Seguem alguns links para você poder refletir e se aprofundar nos demais temas deste plano.
Para se aprofundar
Para sabe mais sobre a prática da precificação, acesse:
Para ampliar seus conhecimentos sobre o tema do plano de aula, acesse:
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Encartes de supermercado (um por grupo) ou a imagem de um encarte num cartaz ou projetada para a turma.
- Cada grupo deverá receber a cópia de uma das atividades ou uma cópia da mesma atividade por estudante.
Se sua turma formar mais de quatro grupos, dois recebem a atividade 1, dois recebem a atividade 2, e assim por diante.
- Folhas pautadas avulsas.
- Quadro, folhas de cartolina ou papel pardo (se preferir, equipamento para projeção - computador e projetor).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido:
10 minutos.
Orientações
Organize, antecipadamente, os estudantes em quatro ou oito grupos, conforme a quantidade de estudantes da sua turma. Para trabalhar o contexto, utilize a imagem 1 apresentada a seguir ou quaisquer encartes de supermercado. É importante que os estudantes possam visualizar a figura projetada ou ter um encarte por grupo (os encartes podem ser iguais ou diferentes entre si). Organize um espaço no quadro ou um cartaz para registrar as ideias dos estudantes.
O que propor?
Apresente a imagem ou distribua aos grupos os encartes de supermercados. Peça-lhes para observar as informações e inicie uma conversa coletiva, primeiramente solicitando-lhes falar sobre o que tem no folheto (produtos e preços, são os mais evidentes). Em seguida, proponha a questão:
- Como são determinados os preços desses produtos?
Promova uma “chuva ou tempestade de ideias” para que os estudantes exponham suas ideias. Faça o registro em forma de itens, numerando-os. Organize para que a maioria dos estudantes possa participar expondo seus pensamentos. Explique-lhes sobre a importância de participar e de ouvir os apontamentos uns dos outros.
Sugestões de adequação
Se preferir, dê alguns minutos para que os estudantes discutam a questão nos grupos e, em seguida, promova uma socialização, registrando as ideias de cada grupo.
Problematização
Tempo sugerido:
18 minutos.
Orientações
Esta atividade será realizada nos grupos já constituídos no início da aula. Oriente-os para se organizarem de modo que cada integrante tenha uma função durante o trabalho:
- Repórter, fazer o registro e a socialização.
- Facilitador, garantir que todos entenderam as ações propostas na atividade e, se necessário, esclarecer as dúvidas com o professor.
- Harmonizador, garantir a harmonia e a participação de todos.
- Controlador do tempo, garantir que o grupo realizará toda a tarefa.
Saliente a importância da participação de todos na leitura do texto e discussão, contribuindo para responderem a situação proposta para o seu grupo.
Cada grupo deverá receber uma das quatro atividades disponíveis. Caso sua turma forme mais de quatro grupos, deverá repetir, ou seja, dois grupos com a atividade 1, dois grupos com a atividade 2, e assim por diante, no máximo de oito grupos. Todas as atividades têm o mesmo texto referência, mas uma situação diferenciada para o grupo discutir e responder:
- Atividade 1
- Atividade 2
- Atividade 3
- Atividade 4
Você pode fornecer uma cópia da atividade por grupo ou uma para cada componente do grupo, se julgar necessário e for possível.
O que propor?
Explique-lhes que receberão um texto com uma situação. Deverão ler o texto, discuti-lo e buscar nele referências para responder a situação. Determine o tempo que terão para realizar a tarefa (cerca de 15 minutos). Enquanto os estudantes discutem e respondem, circule para verificar se entenderam a proposta. Realize as intervenções que julgar necessárias, lembrando-se de que devem ser interferências que levem à reflexão. Oriente sobre a importância da participação de todos, contribuindo para que realizem a proposta.
Sugestões de adequação
Se considerar necessário ou mais produtivo para sua turma, você pode realizar uma leitura coletiva do texto e esclarecer dúvidas antes dos grupos iniciarem os trabalhos. Caso haja possibilidade e considere interessante, disponibilize um dispositivo digital (computador ou tablet) para que os estudantes tenham acesso à atividade sem a necessidade de impressão. Eles podem fazer seus registros também digitalmente. Para isso, você pode recorrer ao Google Docs, por exemplo, para eles realizarem as anotações colaborativamente.
Sistematização
Tempo sugerido:
15 minutos.
Orientações
Este é o momento para a socialização das discussões realizadas pelos grupos. Cada grupo deverá expor sua situação e sua resposta. Caso haja outro grupo com a mesma atividade, deverá socializar em seguida. Ao final da exposição de cada situação, faça considerações ou intervenções, caso ache conveniente. Para orientação, verifique o documento Resolução das atividades, disponível nos materiais complementares deste plano.
O que propor?
Explique aos estudantes que eles farão a socialização das discussões realizadas nos grupos. Peça ao representante de um grupo para ler para a turma a situação a ser discutida e, em seguida, a resolução que encontraram. Se houver outro grupo com a mesma situação, deverá expor em seguida. Faça, no quadro, o registro dos itens apresentados pelos grupos para cada situação, facilitando o acompanhamento por toda a turma. É importante que os grupos complementem suas respostas e o entendimento em relação aos itens necessários à precificação em cada caso, inclusive compreendendo o que não deve ser considerado de acordo com cada situação.
Ressalte a importância de respeitarem todas as ideias e opiniões. Um a um, cada grupo deverá apresentar-se e, ao final, faça um fechamento, ressaltando os pontos mais importantes, os gastos comuns em todos os casos, as diferenças (por exemplo: aluguel, casos que incluem mão de obra, serviços etc.).
Seguem algumas questões que podem ser utilizadas caso necessite realizar intervenções, considerando que cada situação tem algumas particularidades:
- O que mais é preciso considerar para calcular o preço desse produto ou serviço?
- Seu Manoel precisa pagar aluguel? Por quê?
- Para venda de pão de queijo é necessário considerar o valor do transporte?
- Como o pão de queijo será entregue aos clientes?
- O que mais precisamos incluir para calcular a precificação do pão de queijo?
- Camila precisa incluir o valor do aluguel na precificação? Por quê?
- Além dos ingredientes, qual outro gasto ela tem para fazer os bolos?
- O que mais Camila precisa considerar pensando que ela entrega os bolos?
- O que é necessário para José produzir os alfaces?
- Com relação às entregas dos alfaces, quais gastos José precisa considerar?
- Se a oficina tem um escritório, o que podemos pensar sobre gastos para que funcione?
- Qual gasto Luiz precisa considerar sobre o local onde mantém sua oficina?
- O que é mão de obra?
- Em quais situações devemos considerar o valor da mão de obra?
- Além dos gastos, o que mais deve ser considerado?
- O que seria o lucro?
Sugestões de adequação
Se você optou pelo uso de meios digitais, peça a cada grupo que salve suas resoluções para que possa sistematizar e até enviar para os demais. No caso do Google Docs, o arquivo é salvo automaticamente.
O que aprendemos?
Tempo sugerido:
7 minutos.
Orientações
Esta atividade tem o propósito de avaliar as aprendizagens construídas. Para isso, retome os itens registrados durante a “chuva de ideias”. Cada estudante deverá escolher duas afirmações e, por escrito, dizer se são falsas ou verdadeiras, explicando sua resposta, conforme o que estudaram. Utilize o primeiro minuto para retomar os itens do quadro e apresentar a proposta. Ao final, socialize algumas conclusões e recolha as folhas.
O que propor?
Explique aos estudantes que essa é uma atividade para registrarem o que aprenderam na aula. Peça-lhes para, numa folha avulsa, colocarem seus nomes e depois escolherem duas afirmações do quadro de “chuva de ideias”, escrevendo se são falsas ou verdadeiras e justificando suas respostas com os conhecimentos que adquiriram durante a aula. Esclareça-lhes que não é necessário copiar as afirmações, somente colocar o seu número. No final, peça a alguns estudantes para socializar suas respostas.
Sugestões de adequação
Você pode, se preferir, realizar a proposta oral e coletivamente, mas é preciso garantir que a maioria dos estudantes participe. Lembre-se de que todos devem ouvir as falas dos colegas e também participar expondo seus aprendizados. Vá registrando, no quadro, se as afirmações são falsas ou verdadeiras e converse sobre as justificativas.