Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Volume e capacidade nos prismas e cilindros retos
Plano 8 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre RESOLVENDO PROBLEMAS DE VOLUME DE PRISMAS E CILINDROS
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa
Mentor: Emiliano Chagas
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Objetivos específicos
-Compreender o conceito de capacidade de prismas e cilindros retos
-Relacionar as medidas volume e capacidade
Conceito-chave
Relação entre volume e capacidade de prismas e cilindros reto.
Recursos necessários
-Lápis;
-Borracha;
-Material impresso das atividades;
-Datashow (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
-Compreender o conceito de capacidade de prismas e cilindros retos
-Relacionar as medidas volume e capacidade
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.
Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.
Discuta com a turma:
- O que é volume?
- O que é capacidade?
- Existe diferença? Se sim, qual?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.
Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de volume?
- Qual a unidade de medida da capacidade?
- Posso relacionar as unidades de medida?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.
Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de volume?
- Qual a unidade de medida da capacidade?
- Posso relacionar as unidades de medida?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.
Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de volume?
- Qual a unidade de medida da capacidade?
- Posso relacionar as unidades de medida?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.
Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de volume?
- Qual a unidade de medida da capacidade?
- Posso relacionar as unidades de medida?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.
Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de volume?
- Qual a unidade de medida da capacidade?
- Posso relacionar as unidades de medida?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.
Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de volume?
- Qual a unidade de medida da capacidade?
- Posso relacionar as unidades de medida?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Discuta as diferenças de volume e capacidade. Defina com eles, apresente exemplos, deixe claro as aplicações e as unidades de medida. Permita que eles falem sobre o seu cotidiano.
Propósito: Compreender a diferença entre volume e capacidade e a possibilidade de relação.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de volume?
- Qual a unidade de medida da capacidade?
- Posso relacionar as unidades de medida?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo a relação entre volume e capacidade de cilindros e prismas retos Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo a relação entre volume e capacidade de cilindros e prismas retos Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro, que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro, que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro, que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro, que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Apresente a tabela de transformações das unidades de medidas de capacidade, e lembre-os dos mais usuais e principalmente onde cada um deles são mais encontrados, por exemplo, em uma cisterna de armazenamento de água em uma industrial é comum ter a capacidade em litros, enquanto que em um frasco de remédio, a capacidade é dada em ml. Faça-o de maneira que eles percebam a sequenciação, não usando a tabela para memorização.
Propósito: Sistematizar
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Lembre-os da relação entre capacidade e volume.
Propósito: Sistematizar a relação entre capacidade e volume na resolução de problemas
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Deixe que eles realizem o raio x individualmente, depois peça que eles discutam com a turma suas respostas.
Propósito: Avaliar se os alunos podem resolver problemas relacionando volume e capacidade utilizando prismas e cilindro reto.
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Para os alunos
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_20GRM08)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
Pela rede social escolhida, peça que façam uma pesquisa sobre a diferença e semelhança entre volume e capacidade. Não esqueça de orientar para que toda e qualquer pesquisa tenha a fonte divulgada para que possa ser confrontada se necessário. Dê um tempo para que compartilhem suas respostas.
Depois, convide seus alunos e alunas a acessarem o link:
https://www.convert-me.com/pt/convert/volume/
E experimentem fazem suas conversões entre unidades de capacidade e volume.
Atividade principal
Essa atividade pode ser adaptada convidando primeiro realizar a seguinte experiência:
Considerando que um copo é uma boa aproximação de um cilindro, “Colocar um copo fino dentro de um copo largo, de preferência, de plástico, para que calculem o espaço entre os copos, ou seja, calcular a capacidade desse espaço.”
A partir daí vá aos poucos fazendo os questionamentos, um a um e esperando as respostas para fazer outro. Não esqueça que a aplicação das ideias é o que interessa, logo, cada um pode trazer valores diferentes, use uma calculadora para conferir com rapidez os resultados. Não precisa realmente verificar todos os resultados, mas é preciso que os processos estejam bem claros.
Discussão das soluções, sistematização e encerramento
- Na discussão das soluções preocupe-se mais com o entendimento sobre o uso das fórmulas do que com as fórmulas em si, pois elas serão fixadas pelo uso. Assim, o entendimento de que a capacidade requerida é a diferença entre os cilindros é o mais importante aqui.
- Reforce que as maneiras de calcular custos e vendas usam o pensamento proporcional ou uma regra de três para tal.
- Não pressuponha também que todos saibam porcentagem perfeitamente, logo, essa atividade também é uma oportunidade de uso e fixação desse conceito
Raio X
Para esse raio X, incentive o uso do site para a conversão de unidades e auxiliar ao cálculo do que se pede realmente.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, relatem suas explorações e experiências.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa
Mentor: Emiliano Chagas
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Objetivos específicos
-Compreender o conceito de capacidade de prismas e cilindros retos
-Relacionar as medidas volume e capacidade
Conceito-chave
Relação entre volume e capacidade de prismas e cilindros reto.
Recursos necessários
-Lápis;
-Borracha;
-Material impresso das atividades;
-Datashow (opcional).