Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Volume de Semicilindros
Plano 7 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre RESOLVENDO PROBLEMAS DE VOLUME DE PRISMAS E CILINDROS
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa
Mentor: Emiliano Chagas
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Construir fórmulas para o cálculo de volume de semi cilindros;
- Resolver problemas envolvendo semi cilindros.
Conceito-chave
Volume de semicilindros
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Datashow (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Construir fórmulas para o cálculo de volume de semi cilindros;
- Resolver problemas envolvendo semi cilindros.
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.
Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.
Discuta com a turma:
- O que é um semicilindro?
- Como calculamos o volume do semicilindro?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Se possível, leve exemplos de semicilindros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir expressão para o cálculo do volume de semicilindros.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).
Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).
Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).
Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).
Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 4 a 8).
Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajude no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Fale sobre o que é secção, veja sobre as sugestões no Guia de intervenções. Se possível leve exemplos de cilindros equiláteros, pode ser de objetos do cotidiano, ou materiais reciclados, comprados ou construídos junto com os alunos. Construa com ele a fórmula para o cálculo do volume.
Propósito: Construir expressão pro cálculo do volume de semicilindros.
Discuta com a turma:
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindros equiláteros. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a Turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Resolução da Atividade Principal
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindros equiláteros. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos a expressão ao qual foi construída e utilizada ao longo da aula para solucionar. Discuta sobre sua validade apenas no caso em que o cilindro equilátero.
Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo do volume de semi cilindro
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Deixe que eles realizem o raio x individualmente, depois peça que eles discutam com a turma suas respostas.
Propósito: Avaliar se os alunos podem resolver problemas no cálculo de volume de semicilindros.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_20GRM07)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
Pela rede social escolhida, faça uma retomada dos conceitos de plano meridiano, que corta um cilindro passando pelo diâmetro. Solicite que, somente se for possível, verifiquem tal situação cortando um canudo ou copo de plástico, ou até mesmo um cano fino, e colocando um retângulo de papel na vista frontal e compartilhem suas experiências.
Atividade principal
Para essa atividade mantenha uma sala de reunião online criando um link pelo:
https://meet.google.com/
Para poder orientar sobre as vistas frontal e lateral da peça e poder ouvir e anotar as dúvidas que ocorrerem.
Discussão das soluções, sistematização e encerramento
- Na discussão das soluções preocupe-se mais com o entendimento sobre o uso das fórmulas do que com as fórmulas em si, pois elas serão fixadas pelo uso. Assim, o entendimento dos cortes é a parte mais importante dessa discussão.
- Incentive a todo tipo de possibilidade de resolução para descobrir aspartes de cada material, mesmo que não envolva a álgebra.
- Lembre-se de, ao final, reforçar que existe um padrão, representado por uma fórmula, para metades de um cilindro.
Raio X
Para esse raio X, incentive pelo menos duas maneiras de resolver, pelo menos uma que não envolva a aplicação direta da fórmula.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, relatem suas explorações e experiências.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa
Mentor: Emiliano Chagas
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Construir fórmulas para o cálculo de volume de semi cilindros;
- Resolver problemas envolvendo semi cilindros.
Conceito-chave
Volume de semicilindros
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Datashow (opcional).