Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Discuta com a turma:
- Alguém pode explicar como identificar os coeficientes da equação?
- Sabendo o valor da soma e produto das raízes através
- Os coeficientes, o que deve ser considerado primeiro para determinar cada uma das raízes? Por quê?
Retomada
Discuta com a turma:
- Alguém pode explicar como identificar os coeficientes da equação?
- Sabendo o valor da soma e produto das raízes através
- Os coeficientes, o que deve ser considerado primeiro para determinar cada uma das raízes? Por quê?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slide 5, 6 e 7).
Orientação: Proponha aos alunos um jogo, em que eles utilizem o cálculo mental de equações quadráticas. Se possível, imprima as regras , entregue para os alunos e faça uma leitura compartilhada para tirar as dúvidas. Caso não consiga imprimir para todos, registre no quadro ou em um cartaz para que todos consigam ler. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. Discuta a situação hipotética do jogo acima e qual seria a melhor jogada para o personagem Rafael.
Propósito: Ler, discutir e compreender as regras de um jogo e se organizar para realizá-lo.
Discuta com a turma:
- Segundo as regras, quantas equações possui no jogo se Rafael é o 1º participante de um total de 5 jogadores? E quantas respostas de raízes?
- Por que Rafael deve começar o jogo?
- Considerando o objetivo do jogo, o que falta para Rafael ganhar?
- Como calcular as raízes da equação de forma ágil?
- Materiais complementares:
Atividade principal
Atividade principal (cartas)
Atividade principal (regras)
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slide 5, 6 e 7).
Orientação: Proponha aos alunos um jogo, em que eles utilizem o cálculo mental de equações quadráticas. Se possível, imprima as regras , entregue para os alunos e faça uma leitura compartilhada para tirar as dúvidas. Caso não consiga imprimir para todos, registre no quadro ou em um cartaz para que todos consigam ler. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. Discuta a situação hipotética do jogo acima e qual seria a melhor jogada para o personagem Rafael.
Propósito: Ler, discutir e compreender as regras de um jogo e se organizar para realizá-lo.
Discuta com a turma:
- Segundo as regras, quantas equações possui no jogo se Rafael é o 1º participante de um total de 5 jogadores? E quantas respostas de raízes?
- Por que Rafael deve começar o jogo?
- Considerando o objetivo do jogo, o que falta para Rafael ganhar?
- Como calcular as raízes da equação de forma ágil?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slide 5, 6 e 7).
Orientação: Realize a produção das cartas do jogo ,imprima aqui cópias das cartas e convide os alunos a jogarem em grupos previamente organizados.
Propósito: Esse jogo tem como intenção que os alunos utilizem os cálculos de soma e produto (mentalmente) para encontrarem as raízes de equações quadráticas.
Discuta com a turma:
- Proponha aos alunos que joguem algumas rodadas.
- Se necessário, jogue com algum grupo que apresentou mais dificuldade em entender a dinâmica do jogo.
Discussão das Soluções
Orientações: Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da análise que eles fizeram sobre o jogo de Rafael com o que foi apresentado pelo personagem. Em seguida, peça que pelo menos um participante de cada grupo comente como foi a partida em suas mesas.
Propósito: Analisar como foi o desenvolvimento do jogo em cada um dos grupos.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com a resolução de Rafael?
- Alguém imaginou uma situação diferente para que Rafael ganhasse?
- Por que Rafael diz “Por sorte...” ao explicar sobre a solução que precisava?
- Em algum grupo, alguém teve a mesma sorte que Rafael e ganhou a partida?
- Houve alguma situação curiosa em algum grupo?
- Alguém se confundiu com as equações e soluções? Por quê?
- Escreva algumas dicas pessoais para melhorar seu desempenho na próxima vez que jogar esse jogo.
Discussão das Soluções
Orientações: Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da análise que eles fizeram sobre o jogo de Rafael com o que foi apresentado pelo personagem. Em seguida, peça que pelo menos um participante de cada grupo comente como foi a partida em suas mesas.
Propósito: Analisar como foi o desenvolvimento do jogo em cada um dos grupos.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com a resolução de Rafael?
- Alguém imaginou uma situação diferente para que Rafael ganhasse?
- Por que Rafael diz “Por sorte...” ao explicar sobre a solução que precisava?
- Em algum grupo, alguém teve a mesma sorte que Rafael e ganhou a partida?
- Houve alguma situação curiosa em algum grupo?
- Alguém se confundiu com as equações e soluções? Por quê?
- Escreva algumas dicas pessoais para melhorar seu desempenho na próxima vez que jogar esse jogo.
Discussão das Soluções
Orientações: Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da análise que eles fizeram sobre o jogo de Rafael com o que foi apresentado pelo personagem. Em seguida, peça que pelo menos um participante de cada grupo comente como foi a partida em suas mesas.
Propósito: Analisar como foi o desenvolvimento do jogo em cada um dos grupos.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com a resolução de Rafael?
- Alguém imaginou uma situação diferente para que Rafael ganhasse?
- Por que Rafael diz “Por sorte...” ao explicar sobre a solução que precisava?
- Em algum grupo, alguém teve a mesma sorte que Rafael e ganhou a partida?
- Houve alguma situação curiosa em algum grupo?
- Alguém se confundiu com as equações e soluções? Por quê?
- Escreva algumas dicas pessoais para melhorar seu desempenho na próxima vez que jogar esse jogo.
Discussão das Soluções
Orientações: Discuta com os alunos as semelhanças e diferenças da análise que eles fizeram sobre o jogo de Rafael com o que foi apresentado pelo personagem. Em seguida, peça que pelo menos um participante de cada grupo comente como foi a partida em suas mesas.
Propósito: Analisar como foi o desenvolvimento do jogo em cada um dos grupos.
Discuta com a turma:
- Vocês concordam com a resolução de Rafael?
- Alguém imaginou uma situação diferente para que Rafael ganhasse?
- Por que Rafael diz “Por sorte...” ao explicar sobre a solução que precisava?
- Em algum grupo, alguém teve a mesma sorte que Rafael e ganhou a partida?
- Houve alguma situação curiosa em algum grupo?
- Alguém se confundiu com as equações e soluções? Por quê?
- Escreva algumas dicas pessoais para melhorar seu desempenho na próxima vez que jogar esse jogo.
Encerramento
Orientação: Encerre a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula e a importância de serem hábeis para realizar o jogo. Complete a lista do que foi preciso para se sair bem no jogo com outras dicas sugeridas pela turma.
Propósito: Reforçar as aprendizagens da aula.
Raio X
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Reforce com os alunos que as regras do jogo nesta atividade são as mesmas regras consideradas durante a aula. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma.
Propósito: Avaliar o conhecimento dos alunos sobre o cálculo mental das raízes de uma equação quadrática.
Discuta com a turma:
- Qual foi a análise dos jogadores para determinar quem foi o vencedor da partida?
- De que forma vocês analisaram os trios?
- Houve algum erro/engano nos trios apresentados pelos jogadores? Justifique.
- O que pode ter levado o jogador a cometer esse engano?
- Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução raio x
Resolução atividade complementar
Raio X
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Reforce com os alunos que as regras do jogo nesta atividade são as mesmas regras consideradas durante a aula. Após alguns minutos peça que eles compartilhem suas respostas com a turma.
Propósito: Avaliar o conhecimento dos alunos sobre o cálculo mental das raízes de uma equação quadrática.
Discuta com a turma:
- Qual foi a análise dos jogadores para determinar quem foi o vencedor da partida?
- De que forma vocês analisaram os trios?
- Houve algum erro/engano nos trios apresentados pelos jogadores? Justifique.
- O que pode ter levado o jogador a cometer esse engano?