Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minuto
Orientação: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.
Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.
Discuta com a turma:
- O que é unidade de medidas volumétricas?
- Quais são as usuais?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Fale sobre algumas unidades de medidas que não usamos com frequencia. Em particular as unidades de medidas volumétricas usadas na venda de tintas. Peça que os alunos falem sobre suas experiencias (e já tiveram). Se possivel traga panfletos de lojas de material de construção, ou os próprios galões, latas, etc.
Propósito: Mostrar a importancia de saber unidades de medidas volumetricas não usuais e sua aplicabilidade.
Discuta com a turma:
- Vocês já pintaram alguma parede?
- O que usaram?
- Sabem quanto de tinta é preciso pra pintar uma parede?
- Como se calcula?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Fale sobre algumas unidades de medidas que não usamos com frequencia. Em particular as unidades de medidas volumétricas usadas na venda de tintas. Peça que os alunos falem sobre suas experiencias (e já tiveram). Se possivel traga panfletos de lojas de material de construção, ou os próprios galões, latas, etc.
Propósito: Mostrar a importancia de saber unidades de medidas volumetricas não usuais e sua aplicabilidade.
Discuta com a turma:
- Vocês já pintaram alguma parede?
- O que usaram?
- Sabem quanto de tinta é preciso pra pintar uma parede?
- Como se calcula?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Fale sobre algumas unidades de medidas que não usamos com frequencia. Em particular as unidades de medidas volumétricas usadas na venda de tintas. Peça que os alunos falem sobre suas experiencias (e já tiveram). Se possivel traga panfletos de lojas de material de construção, ou os próprios galões, latas, etc.
Propósito: Mostrar a importancia de saber unidades de medidas volumetricas não usuais e sua aplicabilidade.
Discuta com a turma:
- Vocês já pintaram alguma parede?
- O que usaram?
- Sabem quanto de tinta é preciso pra pintar uma parede?
- Como se calcula?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Fale sobre algumas unidades de medidas que não usamos com frequencia. Em particular as unidades de medidas volumétricas usadas na venda de tintas. Peça que os alunos falem sobre suas experiencias (e já tiveram). Se possivel traga panfletos de lojas de material de construção, ou os próprios galões, latas, etc.
Propósito: Mostrar a importancia de saber unidades de medidas volumetricas não usuais e sua aplicabilidade.
Discuta com a turma:
- Vocês já pintaram alguma parede?
- O que usaram?
- Sabem quanto de tinta é preciso pra pintar uma parede?
- Como se calcula?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções. Leve trena e reguas o suficiente para a turma.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo undades de medidas volumétricas não usuais. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções. Leve trena e reguas o suficiente para a turma.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo undades de medidas volumétricas não usuais. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Apresente aos alunos a expressão ao qual foi construída e utilizada ao longo da aula para solucionar. Discuta sobre sua validade.
Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo de volume de tintas