Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.
Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.
Discuta com a turma:
- O que é reduzir? E ampliar?
- Como calculamos volume de prismas e cilindros?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Fale sobre o consumo, as ofertas e as relações matemáticas nas compras e vendas. Aborde a importância de usar conhecimentos matemáticos e analisar o que se está comprando.
Propósito: Apresentar situações do cotidiano onde se torna necessário o uso dos conhecimentos matemáticos.
Discuta com a turma:
- Você já viu algum produto que teve seu volume reduzido?
- Quando vai às compras com seus pais você usa matemática?
- Em que aspectos matemática e compras podem se relacionar?
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Fale sobre o consumo, as ofertas e as relações matemáticas nas compras e vendas. Aborde a importância de usar conhecimentos matemáticos e analisar o que se está comprando.
Propósito: Apresentar situações do cotidiano onde se torna necessário o uso dos conhecimentos matemáticos.
Discuta com a turma:
- Você já viu algum produto que teve seu volume reduzido?
- Quando vai às compras com seus pais você usa matemática?
- Em que aspectos matemática e compras podem se relacionar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo redução e ampliação de volume de prismas e cilindros retos. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e, a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Material complementar para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. È sempre importante dar ouvido as soluções dos alunos, isso os fazem motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Apresente aos alunos a expressão ao qual foi construída e utilizada ao longo da aula para solucionar os problemas.Discuta sobre sua validade e aplicação no cotidiano.
Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem para o cálculo de redução e ampliação do volume.