Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 MINUTOS
Orientação: Queremos que a turma faça um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.
Propósito: Relacionar a função com a tabela
Discuta com a turma:
- Qual operação está sendo realizada com x para chegar no valor de y?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: O jogo pode ter entre 2 e 4 participantes, organize a turma da forma que achar conveniente. Imprima e recorte as peças previamente. Cada grupo deverá ter o conjunto de peças do jogo (18 peças). Leia as regras e certifique-se que os alunos compreenderam. Caso exista alguma dúvida, utilize as combinações do slide 10 para explicar melhor, fazendo inclusive os cálculos no quadro de forma a sanar as dúvidas antes do início das partidas.
Propósito: Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.
Discuta com a turma:
- Como saber se a minha tabela se relaciona com a função?
- Como descobrir se o gráfico se relaciona com a tabela?
- Como encontrar o gráfico certo, sabendo a função?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Jogo Quebra-cabeça de funções
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido:18 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: O jogo pode ter entre 2 e 4 participantes, organize a turma da forma que achar conveniente. Imprima e recorte as peças previamente. Cada grupo deverá ter o conjunto de peças do jogo (18 peças). Leia as regras e certifique-se que os alunos compreenderam. Caso exista alguma dúvida, utilize as combinações do slide 10 para explicar melhor, fazendo inclusive os cálculos no quadro de forma a sanar as dúvidas antes do início das partidas.
Propósito: Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.
Discuta com a turma:
- Como saber se a minha tabela se relaciona com a função?
- Como descobrir se o gráfico se relaciona com a tabela?
- Como encontrar o gráfico certo, sabendo a função?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: O jogo pode ter entre 2 e 4 participantes, organize a turma da forma que achar conveniente. Imprima e recorte as peças previamente. Cada grupo deverá ter o conjunto de peças do jogo (18 peças). Leia as regras e certifique-se que os alunos compreenderam. Caso exista alguma dúvida, utilize as combinações do slide 11 para explicar melhor, fazendo inclusive os cálculos no quadro de forma a sanar as dúvidas antes do início das partidas.
Propósito: Relacionar as representações numérica, algébrica e gráfica da Função linear.
Discuta com a turma:
- Como saber se a minha tabela se relaciona com a função?
- Como descobrir se o gráfico se relaciona com a tabela?
- Como encontrar o gráfico certo, sabendo a função?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)
Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Material Complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)
Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Material Complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)
Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Material Complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)
Orientação: Professor, apresentamos aqui uma forma de encontrar as correspondências, dentre as inúmeras maneiras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. No documento para impressão das peças você as encontra de acordo com as correspondências para a conferência.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Material Complementar:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.
Propósito: Retomar o aprendizado.