Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Podemos desenhar uma função?
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Função Linear e sequências numéricas
Descrição
Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)
Objetivos específicos
Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.
Conceito-chave
Função afim
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Preenchimento de tabelas
Eixo cartesiano
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia ou projete o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.
Propósito: Explorar o eixo cartesiano.
Discuta com a turma:
- O que é eixo cartesiano?
- Como se chama o eixo horizontal? Como ele é numerado?
- Como se chama o eixo vertical? Como ele é numerado?
- (2,1) e (1,2) são a mesma coisa?
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.
Propósito: Explorar o eixo cartesiano.
Discuta com a turma:
- O que é eixo cartesiano?
- Como se chama o eixo horizontal? Como ele é numerado?
- Como se chama o eixo vertical? Como ele é numerado?
- (2,1) e (1,2) são a mesma coisa?
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 5)
Orientação: Proponha à turma um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.
Propósito: Explorar o eixo cartesiano.
Discuta com a turma:
- O que é eixo cartesiano?
- Como se chama o eixo horizontal? Como ele é numerado?
- Como se chama o eixo vertical? Como ele é numerado?
(2,1) e (1,2) são a mesma coisa?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 6 a 9)
Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.
Propósito: Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.
Discuta com a turma:
- Existe relação entre o peso da comida e valor a ser pago?
- É possível que, dois pratos com pesos diferentes tenham o mesmo preço?
- Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
- A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
- É possível plotar esses valores em um eixo cartesiano?
- A grandeza peso (kg) deve ser representada na abscissa ou ordenada? Por quê? E o valor a ser pago?
- O gráfico dessa função pode ser contínuo?
Materiais complementares:
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 6 a 9)
Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.
Propósito: Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.
Discuta com a turma:
- Existe relação entre o peso da comida e valor a ser pago?
- É possível que, dois pratos com pesos diferentes tenham o mesmo preço?
- Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
- A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
- É possível plotar esses valores em um eixo cartesiano?
- A grandeza peso (kg) deve ser representada na abscissa ou ordenada? Por quê? E o valor a ser pago?
- O gráfico dessa função pode ser contínuo?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 6 a 9)
Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.
Propósito: Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.
Discuta com a turma:
- Existe relação entre o peso da comida e valor a ser pago?
- É possível que, dois pratos com pesos diferentes tenham o mesmo preço?
- Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
- A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
- É possível plotar esses valores em um eixo cartesiano?
- A grandeza peso (kg) deve ser representada na abscissa ou ordenada? Por quê? E o valor a ser pago?
- O gráfico dessa função pode ser contínuo?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos ( slides 6 a 9)
Orientação: Deixe que os alunos pensem nas questões individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.
Propósito: Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.
Discuta com a turma:
- Existe relação entre o peso da comida e valor a ser pago?
- É possível que, dois pratos com pesos diferentes tenham o mesmo preço?
- Por que é importante generalizar, escrevendo a fórmula?
- A matemática pode ser uma ferramenta para resolver problemas do cotidiano?
- É possível plotar esses valores em um eixo cartesiano?
- A grandeza peso (kg) deve ser representada na abscissa ou ordenada? Por quê? E o valor a ser pago?
- O gráfico dessa função pode ser contínuo?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 10 A 18)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
- Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?
- Para que valores da abscissa o gráfico faz sentido para representar essa situação?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 10 A 18)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
- Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?
- Para que valores da abscissa o gráfico faz sentido para representar essa situação?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
- Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
- Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
- Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
- Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
- Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 16 minutos (slides 10 A 18)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
- Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 10 A 18)
Orientações: Peça a turma que compartilhe as soluções alcançadas. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno. Caso seja necessário, utilize a sequência de slides a seguir.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual a relação existente entre o peso da refeição e o valor total a ser pago?
- Podemos inverter as grandezas no plano cartesiano?Por quê?
Sistematização do conceito.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido. Sintetize cada um dos ítens acima.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula
Discuta com a turma
- Na generalização y = a . x, o que significam as letras x, y e a ?
- Na atividade que fizemos, o gráfico tomou a forma de uma reta. Será que vai ser sempre assim com esse tipo de função?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 2 minutos ( slides 20 e 21)
Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.
Propósito: Retomar o aprendizado.
raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 21 a 24)
Orientação: Atividade Individual
Propósito: Verificar aprendizagem
Discuta com a turma:
- Quais são as diferentes maneiras de representar essa situação?
Materiais Complementares:
raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 21 a 24)
Orientação: Atividade Individual
Propósito: Verificar aprendizagem
Discuta com a turma:
- Quais são as diferentes maneiras de representar essa situação?
raio x
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 21 a 24)
Orientação: Atividade Individual
Propósito: Verificar aprendizagem
Discuta com a turma:
- Quais são as diferentes maneiras de representar essa situação?
raio x
Tempo sugerido: 8 minutos (slides 21 a 24)
Orientação: Atividade Individual
Propósito: Verificar aprendizagem
Discuta com a turma:
- Quais são as diferentes maneiras de representar essa situação?
Para os alunos
Para o professor
Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira
Mentor: Telma Regina França Rosso
Especialista de área: Sandra Amorim
Habilidade da BNCC
Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)
Objetivos específicos
Investigar a função linear, sua representação algébrica e gráfica.
Conceito-chave
Função afim
Conhecimentos que a turma deve dominar:
Preenchimento de tabelas
Eixo cartesiano
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.