Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Esta aula deverá ser realizada com a turma dividida em grupos de 4 ou 5 alunos. Professor, é sugerido que você escolha os grupos conforme preferir.
Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.
Discuta com a turma: Comente sobre o que irão fazer na aula e o motivo de estarem sentados em grupo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientação: Projete ou leia o slide para os estudantes. Ouça as respostas anotando as hipóteses na lousa. Em seguida, fixe na sala cartazes com as três palavras abaixo. Relacione as palavras com as hipóteses, acrescentando detalhes.
1.Problematização (definição do tema, o problema em questão e as hipóteses a serem investigados)
2. Planejamento (tipo de pesquisa).
3. Execução (definição do instrumento e modo de coleta; coleta)
Ressaltamos que nesta aula a coleta não será realizada.
Mediante o tema levantado faça alguns questionamentos.
Propósito: Retomar os conhecimentos sobre etapas de pesquisa.
Discuta com a turma:
- Iniciamos uma pesquisa estatística devido a uma problemática. De acordo com o tema falado, o que precisaríamos conversar inicialmente?
- Em relação ao tipo de pesquisa: qual será o universo? Será populacional ou amostral? E o público-alvo?
- Pensou, planejou e agora a execução da pesquisa. Como iniciar?
Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 6)
Orientação: Peça que cada o grupo eleja um tema de interesse. Em seguida, coloque as escolhas na lousa e verifique os temas que mais apareceram. Ao passar pelos grupos, faça os questionamentos abaixo. É sugerido que um aluno conduza a atividade.
Atente-se para que as discussões sejam breves e não extrapole o tempo.
Propósito: Levantar o tema de pesquisa.
Discuta com a turma:
- Qual a relevância do tema para o momento?
- Como decidir se um tema é possível investigar?
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 6)
Orientação: Ainda em grupos, peça que realizem a proposta. Considere populacional ou censitária como o universo todo.
Propósito: Definir universo de pesquisa e elaborar instrumento de coleta de dados.
Discuta com a turma:
- A pesquisa será realizada com qual público? Sendo assim, será com toda população ou por amostra?
- Como será feita a abordagem para coleta de dados?
- Este instrumento facilita a coleta?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 6)
Orientação: Ainda em grupos, peça que realizem a proposta. As orientações são as mesmas do slide anterior, com o foco para a amostra.
Propósito: Definir universo de pesquisa dentro de uma variedade de temas e elaborar instrumento.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slide 7 e 8)
Orientação: Organize a sala em uma roda e faça os questionamentos, lendo ou projetando o slide.
Propósito: Compartilhar e refletir sobre o material produzido.
Discuta com a turma:
Discuta com a turma as questões do slide.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (slide 7 e 8)
Orientação: idem ao slide anterior.
Propósito: Compartilhar e refletir sobre o material produzido.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Converse com estudantes, garantindo o cumprimento das etapas. Mobilize-os para uma continuidade no trabalho.
Propósito: Refletir sobre o trabalho realizado deixando possibilidades para uma continuidade.
Discuta com a turma: Ressalte o processo que vivenciaram na aula toda, mencionando que essas são as etapas iniciais de uma pesquisa.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Avaliar a aprendizagem.
Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam e respondam a atividade. Para isso, entregue-lhes a atividade impressa.
Ao final, faça um levantamento de quantos aprovam e quantos reprovam. Para os alunos que aprovaram, será necessária uma retomada das etapas posteriormente. Aproveite o momento para ouvir o porquê daqueles que reprovam. Veja a solução clicando aqui.
Discuta com a turma: Peça que, ao final, compartilhem as dificuldades e avanços.
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar