Atividade Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Construções com software SuperLogo
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fluxogramas para a construção de polígonos
Descrição
MAT9_27GEO01 / Construções com software SuperLogo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fabricio Eduardo Ferreira
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.
Objetivos específicos
- Familiarizar o aluno com os comandos básicos do software SuperLogo;
- Levar o aluno a descrever os passos necessários para a construção de um quadrado;
- Descrever por escrito um algoritmo para a construção do quadrado usando os comandos do software SuperLogo.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Familiarizar o aluno com os comandos básicos do software SuperLogo;
- Levar o aluno a descrever os passos necessários para a construção de um quadrado;
- Descrever por escrito um algoritmo para a construção do quadrado usando os comandos do software SuperLogo.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula. Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão. O tempo sugerido prevê 48 minutos de atividade e 2 minutos para compartilhar com a turma o objetivo da aula.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Compartilhe com a turma o objetivo da aula lendo-o em voz alta, projetando-o (se estiver fazendo uso de apresentação de slides) ou escrevendo-o no quadro.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 5)
Orientações:
Antes que a aula comece verifique a disponibilidade de computadores para que os alunos possam executar as atividades usando o software gratuito SuperLogo (disponível aqui: <https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/other-files/Super%20Logo%202000.zip>). Baixe o software, descompacte ele (geralmente o software vem compactado com extensão *.zip. Para fazer a extração utilize um descompactador tipo Winzip, disponível aqui: <https://www.winzip.com/prod_down.html>) e instale-o nos computadores.
Uma boa sugestão é utilizar dois alunos por computador para que haja troca de ideias entre eles em relação aos comandos e aos algoritmos a serem criados. Caso não haja disponibilidade de máquinas para todos alunos você poderá adaptar as atividades usando malha pontilhada ou papel quadriculado. Neste caso os alunos utilizarão para cada quadradinho 1 unidade de distância para a tartaruga caminhar.
Com o software instalado, abra a tela inicial e deixe os alunos explorarem os comandos básicos: para frente (pf), para trás (pt), para direita (pd) e para esquerda (pe). Explique que sempre que necessário os alunos podem restaurar a janela de comandos usando o comando TAT.
Propósito:
Os objetivos deste momento é familiarizar os alunos com os comandos básicos do SuperLogo, verificar a desenvoltura com os alunos usando softwares e identificar se os alunos distinguem os comandos de caminhada (pf e pt) dos comandos de giro (pd e pe).
Discuta com a turma:
- Como faço para a tartaruga caminhar 100 passos para frente? E 50 passos para trás?
- Caso queira fazer a tartaruga andar “de lado” como eu devo digitar? O que é importante eu digitar junto com o comando de giro para rotacionar a tartaruga? (Ângulo de rotação).
- Para limpar a Janela Gráfica o quê deve ser digitado no Campo de Entrada?
Materiais complementares:
Atividade Aquecimento para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RtXegyZBsYDeqjGYuK4rv27mb3GwSSevU9dw3dKfUmyvy6Y9By7fQRKJgYh8/atividade-aquecimento-mat9-27geo01.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tntfaPQTZMbJU7gjFVmnbDwecSYkQyhhq39xHgNmCGFKXGVwxaNeQngZCvu4/resolucao-das-atividades-mat9-27geo01.pdf
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 5)
Orientações:
Antes que a aula comece verifique a disponibilidade de computadores para que os alunos possam executar as atividades usando o software gratuito SuperLogo (disponível aqui: <https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/other-files/Super%20Logo%202000.zip>). Baixe o software, descompacte ele (geralmente o software vem compactado com extensão *.zip. Para fazer a extração utilize um descompactador tipo Winzip, disponível aqui: <https://www.winzip.com/prod_down.html>) e instale-o nos computadores.
Uma boa sugestão é utilizar dois alunos por computador para que haja troca de ideias entre eles em relação aos comandos e aos algoritmos a serem criados. Caso não haja disponibilidade de máquinas para todos alunos você poderá adaptar as atividades usando malha pontilhada ou papel quadriculado. Neste caso os alunos utilizarão para cada quadradinho 1 unidade de distância para a tartaruga caminhar.
Com o software instalado, abra a tela inicial e deixe os alunos explorarem os comandos básicos: para frente (pf), para trás (pt), para direita (pd) e para esquerda (pe). Explique que sempre que necessário os alunos podem restaurar a janela de comandos usando o comando TAT.
Propósito:
Os objetivos deste momento é familiarizar os alunos com os comandos básicos do SuperLogo, verificar a desenvoltura com os alunos usando softwares e identificar se os alunos distinguem os comandos de caminhada (pf e pt) dos comandos de giro (pd e pe).
Discuta com a turma:
- Como faço para a tartaruga caminhar 100 passos para frente? E 50 passos para trás?
- Caso queira fazer a tartaruga andar “de lado” como eu devo digitar? O que é importante eu digitar junto com o comando de giro para rotacionar a tartaruga? (Ângulo de rotação).
- Para limpar a Janela Gráfica o quê deve ser digitado no Campo de Entrada?
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 a 5)
Orientações:
Antes que a aula comece verifique a disponibilidade de computadores para que os alunos possam executar as atividades usando o software gratuito SuperLogo (disponível aqui: <https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/other-files/Super%20Logo%202000.zip>). Baixe o software, descompacte ele (geralmente o software vem compactado com extensão *.zip. Para fazer a extração utilize um descompactador tipo Winzip, disponível aqui: <https://www.winzip.com/prod_down.html>) e instale-o nos computadores.
Uma boa sugestão é utilizar dois alunos por computador para que haja troca de ideias entre eles em relação aos comandos e aos algoritmos a serem criados. Caso não haja disponibilidade de máquinas para todos alunos você poderá adaptar as atividades usando malha pontilhada ou papel quadriculado. Neste caso os alunos utilizarão para cada quadradinho 1 unidade de distância para a tartaruga caminhar.
Com o software instalado, abra a tela inicial e deixe os alunos explorarem os comandos básicos: para frente (pf), para trás (pt), para direita (pd) e para esquerda (pe). Explique que sempre que necessário os alunos podem restaurar a janela de comandos usando o comando TAT.
Propósito:
Os objetivos deste momento é familiarizar os alunos com os comandos básicos do SuperLogo, verificar a desenvoltura com os alunos usando softwares e identificar se os alunos distinguem os comandos de caminhada (pf e pt) dos comandos de giro (pd e pe).
Discuta com a turma:
- Como faço para a tartaruga caminhar 100 passos para frente? E 50 passos para trás?
- Caso queira fazer a tartaruga andar “de lado” como eu devo digitar? O que é importante eu digitar junto com o comando de giro para rotacionar a tartaruga? (Ângulo de rotação).
- Para limpar a Janela Gráfica o quê deve ser digitado no Campo de Entrada?
Atividade principal
Tempo sugerido: 30 minutos (slides 6 a 8)
Orientações:
Compreendidos os comandos básicos do SuperLogo o aluno deverá entender o funcionamento dos comandos Repita e Aprenda para elaborar seus algoritmos.
Faça perguntas que levem o aluno a notar que o comando Repita agiliza a escrita do algoritmo pois possibilita que o(s) mesmo(s) comando(s) sejam repetidos sem escrevê-los novamente. Algumas boas perguntas nesta etapa são: “Será que existe uma maneira mais simples da tartaruga executar os mesmos comandos várias vezes em seguida?”, “Para a tartaruga caminhar um trecho, girar um determinado ângulo e fazer isto novamente, como podemos escrever no Campo de Entrada?”.
Assim que os alunos compreenderem os benefícios do comando Repita, desafie-os para definir rotinas de programação usando o comando Aprenda. Através de questionamentos mostre aos alunos que utilizando usando o comando Aprenda, sempre que necessário ele poderá gerar uma determinada figura geométrica previamente definida.
Por último, solicite que os alunos em duplas discutam como deve ser estruturado um algoritmo para a construção de um quadrado usando os comandos do SuperLogo.
Propósitos:
Explorar os comandos Repita e Aprenda do SuperLogo;
Elaborar um algoritmo para a construção de um Quadrado usando os comandos do SuperLogo.
Discuta com a turma:
- Como o comando Repita pode auxiliar na obtenção de um polígono regular? Quais informações são importantes para que a tartaruga consiga repetir corretamente e obter um polígono regular?
- Quais benefícios o comando Aprenda permite no momento de obtermos determinada figura geométrica?
- Quais são as principais características de um Quadrado? Como são seus lados? O que você pode afirmar sobre os ângulos internos dele?
Materiais complementares:
Atividade Principal para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DunND3C4PWJtD2xT8pf33WCQpPVTvPWtBDjN8dYZ9PcFY28tvEXqv5J7kFcB/atividade-principal-mat9-27geo01.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tntfaPQTZMbJU7gjFVmnbDwecSYkQyhhq39xHgNmCGFKXGVwxaNeQngZCvu4/resolucao-das-atividades-mat9-27geo01.pdf
Atividade principal
Tempo sugerido: 30 minutos (slides 6 a 8)
Orientações:
Compreendidos os comandos básicos do SuperLogo o aluno deverá entender o funcionamento dos comandos Repita e Aprenda para elaborar seus algoritmos.
Faça perguntas que levem o aluno a notar que o comando Repita agiliza a escrita do algoritmo pois possibilita que o(s) mesmo(s) comando(s) sejam repetidos sem escrevê-los novamente. Algumas boas perguntas nesta etapa são: “Será que existe uma maneira mais simples da tartaruga executar os mesmos comandos várias vezes em seguida?”, “Para a tartaruga caminhar um trecho, girar um determinado ângulo e fazer isto novamente, como podemos escrever no Campo de Entrada?”.
Assim que os alunos compreenderem os benefícios do comando Repita, desafie-os para definir rotinas de programação usando o comando Aprenda. Através de questionamentos mostre aos alunos que utilizando usando o comando Aprenda, sempre que necessário ele poderá gerar uma determinada figura geométrica previamente definida.
Por último, solicite que os alunos em duplas discutam como deve ser estruturado um algoritmo para a construção de um quadrado usando os comandos do SuperLogo.
Propósitos:
Explorar os comandos Repita e Aprenda do SuperLogo;
Elaborar um algoritmo para a construção de um Quadrado usando os comandos do SuperLogo.
Discuta com a turma:
- Como o comando Repita pode auxiliar na obtenção de um polígono regular? Quais informações são importantes para que a tartaruga consiga repetir corretamente e obter um polígono regular?
- Quais benefícios o comando Aprenda permite no momento de obtermos determinada figura geométrica?
- Quais são as principais características de um Quadrado? Como são seus lados? O que você pode afirmar sobre os ângulos internos dele?
Atividade principal
Tempo sugerido: 30 minutos (slides 6 a 8)
Orientações:
Compreendidos os comandos básicos do SuperLogo o aluno deverá entender o funcionamento dos comandos Repita e Aprenda para elaborar seus algoritmos.
Faça perguntas que levem o aluno a notar que o comando Repita agiliza a escrita do algoritmo pois possibilita que o(s) mesmo(s) comando(s) sejam repetidos sem escrevê-los novamente. Algumas boas perguntas nesta etapa são: “Será que existe uma maneira mais simples da tartaruga executar os mesmos comandos várias vezes em seguida?”, “Para a tartaruga caminhar um trecho, girar um determinado ângulo e fazer isto novamente, como podemos escrever no Campo de Entrada?”.
Assim que os alunos compreenderem os benefícios do comando Repita, desafie-os para definir rotinas de programação usando o comando Aprenda. Através de questionamentos mostre aos alunos que utilizando usando o comando Aprenda, sempre que necessário ele poderá gerar uma determinada figura geométrica previamente definida.
Por último, solicite que os alunos em duplas discutam como deve ser estruturado um algoritmo para a construção de um quadrado usando os comandos do SuperLogo.
Propósitos:
Explorar os comandos Repita e Aprenda do SuperLogo;
Elaborar um algoritmo para a construção de um Quadrado usando os comandos do SuperLogo.
Discuta com a turma:
- Como o comando Repita pode auxiliar na obtenção de um polígono regular? Quais informações são importantes para que a tartaruga consiga repetir corretamente e obter um polígono regular?
- Quais benefícios o comando Aprenda permite no momento de obtermos determinada figura geométrica?
- Quais são as principais características de um Quadrado? Como são seus lados? O que você pode afirmar sobre os ângulos internos dele?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 e 10)
Orientações:
Enquanto os alunos executam a Atividade Principal verifique entre as duplas quais estruturam o algoritmo um comando de cada vez daquelas que conseguem elaborar o algoritmo utilizando os comandos Aprenda e Repita. Selecione pelo menos um caso de cada tipo para a Discussão das Soluções.
Peça para que as duplas, um de cada vez, exponham como elaboraram o algoritmo para a construção do Quadrado. Pergunte quais comandos foram utilizados, qual foi a sequência definida e como foi o resultado obtido.
O slide 9 mostra um exemplo de uma construção onde a aluna utilizou os comandos individualmente, enquanto que o slide 10 exemplifica uma construção mais elaborada baseada nos comandos Aprenda e Repita.
Propósito:
Discutir os possíveis algoritmos para a construção do quadrado a partir das explorações feitas pelos alunos no SuperLogo.
Discuta com a turma:
- Como vocês começaram a pensar para construir o quadrado? Vocês utilizaram um comando por vez ou fizeram de uma maneira diferente?
- Se vocês utilizaram um comando de cada vez, haveria uma maneira mais econômica de escrever o algoritmo? Qual maneira seria esta?
- Caso vocês tenham utilizado o comando Repita por quê vocês acham que o resultado final realmente foi um Quadrado? Justifique sua resposta.
Materiais complementares:
Guia de intervenção: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tnx5VE6Bcm8eHa4myubsuKV9KdQq74dVf3cRcXnpHUSNAd4BXNkzDQZ3kkD2/guia-de-intervencoes-mat9-27geo01.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tntfaPQTZMbJU7gjFVmnbDwecSYkQyhhq39xHgNmCGFKXGVwxaNeQngZCvu4/resolucao-das-atividades-mat9-27geo01.pdf
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 e 10)
Orientações:
Enquanto os alunos executam a Atividade Principal verifique entre as duplas quais estruturam o algoritmo um comando de cada vez daquelas que conseguem elaborar o algoritmo utilizando os comandos Aprenda e Repita. Selecione pelo menos um caso de cada tipo para a Discussão das Soluções.
Peça para que as duplas, um de cada vez, exponham como elaboraram o algoritmo para a construção do Quadrado. Pergunte quais comandos foram utilizados, qual foi a sequência definida e como foi o resultado obtido.
O slide 9 mostra um exemplo de uma construção onde a aluna utilizou os comandos individualmente, enquanto que o slide 10 exemplifica uma construção mais elaborada baseada nos comandos Aprenda e Repita.
Propósito:
Discutir os possíveis algoritmos para a construção do quadrado a partir das explorações feitas pelos alunos no SuperLogo.
Discuta com a turma:
- Como vocês começaram a pensar para construir o quadrado? Vocês utilizaram um comando por vez ou fizeram de uma maneira diferente?
- Se vocês utilizaram um comando de cada vez, haveria uma maneira mais econômica de escrever o algoritmo? Qual maneira seria esta?
- Caso vocês tenham utilizado o comando Repita por quê vocês acham que o resultado final realmente foi um Quadrado? Justifique sua resposta.
Sistematização
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Faça a leitura do slide inserindo para o aluno o conceito de algoritmo. É muito importante destacar ao aluno que ao alterar a sequência de ações no algoritmo o resultado final também é modificado. Isto pode ser muito bem explorado através dos erros que os alunos podem ter executado ao longo da Discussão das Soluções.
Propósito:
Formalizar o conceito de algoritmo a partir das explorações feitas pelos alunos ao longo da aula.
Discuta com a turma:
- O quê é importante para definirmos um algoritmo?
- Se alterarmos a ordem das ações o quê você acha que acontece com a figura final?
- Existe uma outra maneira de você obter o quadrado diferente daquela que você encontrou?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Peça para algum aluno ler o texto do slide e verifique com a turma de o objetivo da aula foi cumprido. Mostre que sempre que houver necessidade de obter um polígono regular você poderá utilizar esta estrutura de comandos para desenhá-lo no SuperLogo. É interessante comentar, também, que este tipo de procedimento consiste na base da programação computacional.
Propósito:
Realizar o fechamento da aula levando o aluno a refletir sobre as etapas utilizadas para o desenvolvimento da aula.
Discuta com a turma:
- Quais foram os pontos mais importantes que você aprendeu nesta aula?
- Você já tinha ouvido falar sobre algoritmos, suas aplicações e importância?
- Quando você acha que poderá utilizar este conhecimento em outras situações?
Raio X
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
Escreva no quadro ou projete a pergunta do Raio X e peça para que os alunos a leiam. Em seguida solicite que individualmente cada aluno escreva num papel um algoritmo para obter um retângulo usando os comandos do SuperLogo. Recolha as produções e analise se os alunos utilizaram os comandos um de cada vez, se alguém utilizou o comando Repita e, até mesmo, se houve alunos que estruturam o algoritmo usando o comando Aprenda.
Propósito:
Verificar se os alunos atingiram o objetivo da aula (descrever por escrito uma rotina para a construção de uma figura geométrica usando os comandos do SuperLogo).
Discuta com a turma:
- Quais são as principais características de um retângulo?
- Quais comandos do SuperLogo você pode utilizar para escrever seu algoritmo?
- Existe alguma outra maneira de escrever algoritmo e obter um retângulo diferente da que você elaborou?
Materiais complementares:
Atividade Raio X para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pYSBkA4xmEpFT8ZANT8ANmbTP7pSZ4jhphpXRsV6RGBexKxDJfn5VyK6gp9b/atividade-raio-x-mat9-27geo01.pdf
Atividades Complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WrRjPRH56B4UT3xu2kYu3WR24g72TVVXZdTjPHGPS5edBhk5DbAJYePP3h7n/atividades-complementares-mat9-27geo01.pdf
Resolução das atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tntfaPQTZMbJU7gjFVmnbDwecSYkQyhhq39xHgNmCGFKXGVwxaNeQngZCvu4/resolucao-das-atividades-mat9-27geo01.pdf
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT9_27GEO01
Recursos
- Necessários: Computador, Software SuperLogo, WhatsApp, Papel, Lápis.
- Opcionais: Meet, Hangout, Zoom, Mobizen, Loon
Para este plano, foque nas etapas Aquecimento e Atividade Principal
Aquecimento
Antes de dar as orientações da Atividade Principal passe as seguintes informações aos alunos:
1. Faça o download do software gratuito SuperLogo (disponível aqui: <https://odisseu.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/other-files/Super%20Logo%202000.zip>).
2. Após ser baixado, descompacte-o (geralmente o software vem compactado com extensão *.zip. Para fazer a extração utilize um descompactador tipo Winzip, disponível aqui: <https://www.winzip.com/prod_down.html>)
3. Instale o software descompactado no seu computador
Fotografe os slides 3 e 5 deste plano de aula e compartilhe com a turma via WhatsApp. Motive seus alunos a explorarem o software antes de irem para a atividade principal.
Atividade principal
Apresente no grupo de WhatsApp uma foto da proposta da atividade principal em etapas - primeiro o item a e proponha que os alunos respondam às questões:
Como o comando Repita pode auxiliar na obtenção de um polígono regular? Quais informações são importantes para que a tartaruga consiga repetir corretamente e obter um polígono regular?
Em seguida compartilhe o item b da atividade e peça aos alunos que respondam:
Quais benefícios o comando Aprenda permite no momento de obtermos determinada figura geométrica?
E por fim apresente o item c da atividade. Solicite aos alunos que compartilhem no grupo de WhatsApp que estratégias utilizaram para construir o quadrado e que registrem no papel as etapas da construção. Você pode utilizar o arquivo de Apresentações dessa aula com os aplicativos Mobizen ou Loon para gravar as suas explicações e encaminhar via WhatsApp para os alunos. Caso seus alunos não tenham acesso à Internet disponibilize esta adaptação impressa a partir dos documentos de impressão deste plano de aula e oriente-os a fazer um Diário com suas resoluções das atividades propostas e registros de como escolheu a estratégia de resolução.
Discussão das soluções
A partir das estratégias apresentadas pelos alunos via WhatsApp faça as intervenções necessárias para demonstrar que existe mais de uma possibilidade de solução e qual o modo mais econômico para escrever o algoritmo.
Sistematização
Apresente aos alunos o conceito de algoritmo disponível no slide deste plano de aula.
Encerramento
xxxxx
Raio X
O Raio X pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens, assim como também as atividades complementares, ou ainda como processo de verificação de aprendizagem.
Convite às famílias
A família pode auxiliar o aluno na descoberta do funcionamento do SuperLog facilitando sua interação.
MAT9_27GEO01 / Construções com software SuperLogo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fabricio Eduardo Ferreira
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Habilidade da BNCC
(EF09MA15) Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular cuja medida do lado é conhecida, utilizando régua e compasso, como também softwares.
Objetivos específicos
- Familiarizar o aluno com os comandos básicos do software SuperLogo;
- Levar o aluno a descrever os passos necessários para a construção de um quadrado;
- Descrever por escrito um algoritmo para a construção do quadrado usando os comandos do software SuperLogo.