Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Leia as perguntas aos alunos e deixe que eles falem livremente, expondo suas ideias.
Propósito: Explorar as diversas formas de medidas de distância, tempo e velocidade,e a relação das duas primeiras grandezas com a velocidade.
Discuta com a turma:
- Quais são as formas de realizar a medição de pequenos objetos, distâncias curtas e distâncias longas?
- Como marcar o tempo e quais unidades podemos utilizar?
- Qual a relação da distância e tempo com velocidade? Podemos deixar aqui uma sementinha de dúvida na cabeça do aluno, não é preciso responder, pois as soluções das próximas atividades levarão a isso.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4, 5 e 6)
Orientações: Antes da aula, marque 10 metros no pátio ou quadra da escola, com uma faixa de largada no início e uma de chegada no final.
Quando chegar nesta etapa da aula, dirija-se para o local escolhido com os alunos organizados em duplas e proponha a realização de duas corridas. Em cada uma das corridas, uma pessoa de cada dupla deverá correr e a outra marcar e registrar o tempo do seu colega. Peça que os alunos utilizem os cronômetros de seus smartphones ou tablets.
Caso alguma dupla não possua dispositivos com cronômetro, peça para que outras calculem por eles quando finalizarem suas contagens.
Ao voltar para a sala de aula, faça as perguntas do slide 5 e 6 para os alunos em voz alta e deixe que os alunos pensem nas questões individualmente. Em seguida, solicite que eles formem duplas para comparar e discutir as soluções.
Propósito: levar os alunos a refletirem sobre medidas de velocidade, como m/s e km/h, e comparar as grandezas de velocidade, tempo e distância.
Discuta com a turma:
- Quais foram as formas que vocês encontraram para responder às perguntas? (compare as grandezas de velocidade, tempo e distância. neste momento, não introduza fórmulas, incentive que os alunos utilizem apenas proporções)
- Há formas diferentes de marcar as medidas de velocidade? (neste primeiro momento, não é necessário fazer conversões, apenas comentar as possibilidades)
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4, 5 e 6)
Orientações: Antes da aula, marque 10 metros no pátio ou quadra da escola, com uma faixa de largada no início e uma de chegada no final.
Quando chegar nesta etapa da aula, dirija-se para o local escolhido com os alunos organizados em duplas e proponha a realização de duas corridas. Em cada uma das corridas, uma pessoa de cada dupla deverá correr e a outra marcar e registrar o tempo do seu colega. Peça que os alunos utilizem os cronômetros de seus smartphones ou tablets.
Caso alguma dupla não possua dispositivos com cronômetro, peça para que outras calculem por eles quando finalizarem suas contagens.
Ao voltar para a sala de aula, faça as perguntas do slide 5 e 6 para os alunos em voz alta e deixe que os alunos pensem nas questões individualmente. Em seguida, solicite que eles formem duplas para comparar e discutir as soluções.
Propósito: levar os alunos a refletirem sobre medidas de velocidade, como m/s e km/h, e comparar as grandezas de velocidade, tempo e distância.
Discuta com a turma:
- Quais foram as formas que vocês encontraram para responder às perguntas? (compare as grandezas de velocidade, tempo e distância. neste momento, não introduza fórmulas, incentive que os alunos utilizem apenas proporções)
- Há formas diferentes de marcar as medidas de velocidade? (neste primeiro momento, não é necessário fazer conversões, apenas comentar as possibilidades)
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4, 5 e 6)
Orientações: Antes da aula, marque 10 metros no pátio ou quadra da escola, com uma faixa de largada no início e uma de chegada no final.
Quando chegar nesta etapa da aula, dirija-se para o local escolhido com os alunos organizados em duplas e proponha a realização de duas corridas. Em cada uma das corridas, uma pessoa de cada dupla deverá correr e a outra marcar e registrar o tempo do seu colega. Peça que os alunos utilizem os cronômetros de seus smartphones ou tablets.
Caso alguma dupla não possua dispositivos com cronômetro, peça para que outras calculem por eles quando finalizarem suas contagens.
Ao voltar para a sala de aula, faça as perguntas do slide 5 e 6 para os alunos em voz alta e deixe que os alunos pensem nas questões individualmente. Em seguida, solicite que eles formem duplas para comparar e discutir as soluções.
Propósito: levar os alunos a refletirem sobre medidas de velocidade, como m/s e km/h, e comparar as grandezas de velocidade, tempo e distância.
Discuta com a turma:
- Quais foram as formas que vocês encontraram para responder às perguntas? (compare as grandezas de velocidade, tempo e distância. neste momento, não introduza fórmulas, incentive que os alunos utilizem apenas proporções)
- Há formas diferentes de marcar as medidas de velocidade? (neste primeiro momento, não é necessário fazer conversões, apenas comentar as possibilidades)
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7,8 e 9)
Orientações: Peça para que os alunos compartilhem as medições que fizeram e as soluções que encontraram para responder às questões. Caso seja necessário, apresente algumas soluções fictícias. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre distância e tempo e também entre tempo e velocidade?
- Qual problema trata de uma razão diretamente proporcional e outra inversamente proporcional?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7,8 e 9)
Orientações: Peça para que os alunos compartilhem as medições que fizeram e as soluções que encontraram para responder às questões. Caso seja necessário, apresente algumas soluções fictícias. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre distância e tempo e também entre tempo e velocidade?
- Qual problema trata de uma razão diretamente proporcional e outra inversamente proporcional?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 7,8 e 9)
Orientações: Peça para que os alunos compartilhem as medições que fizeram e as soluções que encontraram para responder às questões. Caso seja necessário, apresente algumas soluções fictícias. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.
Propósito:Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Qual é a relação entre distância e tempo e também entre tempo e velocidade?
- Qual problema trata de uma razão diretamente proporcional e outra inversamente proporcional?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido no aquecimento. Sintetize cada um dos itens dados no slide.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Para encerrar a aula, retome os principais pontos discutidos na aula.
Propósito: Retomar o aprendizado.