Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Resumo da Aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Materiais complementares:
Aquecimento
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Discuta com a turma:
- Por que é possível verificar a hora em um relógio do Sol?
- Em um dia nublado, seria possível essa verificação?
- O que muda de acordo com a mudança de posição do sol?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre a história do relógio do Sol, instigue a curiosidade deles, despertando o interesse pelo funcionamento do relógio e onde o mesmo ainda é utilizado. Se for possível, faça mais pesquisas com os alunos sobre o assunto, pesquisando as relações do funcionamento do relógio do Sol com a matemática.
Leia os Slides com os alunos e deixe que levantem hipóteses sobre os mesmos.
Propósito: Apresentar o funcionamento do Relógio do Sol para desenvolver o conceito de ângulos existentes na circunferência.
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).
Orientações:
Para esta aula precisamos de alguns materiais que o aluno pode ter em casa, antes dessa aula solicite que os alunos tragam os materiais. Esta atividade pode ser feita individualmente ou em grupos, se resolver aplicá-la em grupos divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos para que todos participem da atividade.
Professor, é possível baixar a bússola no celular, peça que os alunos tragam o aplicativo instalado para a aula.
Esta atividade pode ser estendida a um projeto interdisciplinar, professores de ciências podem colaborar com aulas e conceitos de movimentos da Terra e Sol. Professores de história com a importância da utilização dos relógios na história, professores de geografia para trabalhar a relação com os pontos cardeais. Você pode inclusive construir um relógio maior no pátio da escola para que possa ser utilizado por todas as turmas com materiais resistentes ao clima.
Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).
Orientações:
Peça aos alunos que utilizem transferidor para marcar os ângulos. Deixe que os alunos encontrem a medida do ângulo central e marquem no CD com caneta para CD.
Oriente aos alunos que estamos trabalhando apenas com uma semicircunferência, pois como o relógio utiliza o sol para determinar as horas, só é possível trabalhar com as horas do “dia”.
Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.
Discuta com a turma:
- Como é possível determinar 12 ângulos iguais em uma semicircunferência?
- Qual será a medida dos ângulos?
- É necessário que os ângulos tenham a mesma medida?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).
Orientações:
Oriente os alunos a fixarem o CD no isopor com cola para isopor ou uma fita, centralizando o CD e deixando um espaço em volta para marcar as horas e os pontos cardeais.
Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.
Discuta com a turma:
- Por que esse relógio começa às 6h da manhã?
- Qual a relação do ângulo de 90º e as 12 horas ou meio dia?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).
Orientações: Converse com os alunos sobre os pontos cardeais e sua relação com a posição da Terra em relação ao Sol ao longo do dia. Oriente a marcá-los corretamente na circunferência, relacionando-os com os eixos cartesianos.
Propósito: Aplicar conceitos de ângulos centrais na circunferência para a construção de um relógio do sol.
Discuta com a turma:
- Qual a importância dos pontos cardeais?
- Se 12h corresponde ao Sul, quais os horários correspondem ao Leste e Oeste?
- Se completasse esse relógio com os horários da noite, qual o horário teria relação com o Norte?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 10 a 14).
Orientações:
Converse com os alunos sobre o que é a bússola e sua utilidade, porque localizamos o ponto norte para que possamos identificar os outros pontos. Converse com os alunos da relação dos pontos cardeais com as coordenadas cartesianas que utilizamos em matemática.
Professor, para que os alunos testem o relógio é importante que seja um dia de sol. É ideal que o relógio seja testado em horário exatos como: 10h, 11h. Para que fique melhor a visualização.
Propósito: Aplicar conceitos de ângulos na circunferência para a construção de um relógio do sol.
Discuta com a turma:
- Qual o ângulo formado entre os eixos norte e sul?
- Qual ângulo formado do sul ao leste?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).
Orientações: Peça aos alunos que observem os relógios de seus colegas, verifiquem se os horários conferem. Peça que invertam a posição do relógio, como se trocasse o norte de lugar e que verifiquem se continua com o mesmo horário.
Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).
Orientações: Peça aos alunos que observem os relógios de seus colegas, verifiquem se os horários conferem. Peça que invertam a posição do relógio, como se trocasse o norte de lugar e que verifiquem se continua com o mesmo horário.
Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).
Orientações: Peça aos alunos que observem a bússola, localize os pontos cardeais corretamente.
Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.
Discuta com a turma:
- Qual a relação dos pontos cardeais com a posição do sol?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 15 a 18).
Orientações: Peça aos alunos que observem a bússola, localize os pontos cardeais corretamente.
Propósito: Discutir as relações dos ângulos na circunferência com o funcionamento do relógio do Sol.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.
Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.