Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO9_03ATS01
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões das atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo em: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Apresente, nessa comunicação, o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio, para explorar o conhecimento prévio dos alunos, pergunte o que eles sabem sobre a diferença entre “onde” e “aonde” e sobre a função dos pronomes relativos. Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor, durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Envie o vídeo do slide Desenvolvimento, pedindo que os alunos assistam para perceber a diferença entre o “onde” e “aonde”. Envie, também, as frases do segundo e quarto slides de Desenvolvimento e peça que os alunos justifiquem o uso do “onde” e do “aonde” nos textos. Quando acabarem, peça que os alunos exponham, no WhatsApp da turma, as suas respostas. Se preferir, faça um momento síncrono, via Zoom ou Google Meets, para os alunos lerem o que produziram.
Fechamento
Para encerrar, envie o texto do slide Fechamento e peça que os alunos leiam e respondam às questões sugeridas nas orientações do slide. Peça, por fim, que os alunos sintetizem os conteúdos estudados. Os alunos podem enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Convide a família a pesquisar sobre preconceito linguístico, observando como é comum, em nossa sociedade, a troca do “onde“ por “aonde” (vice-versa).