Resolução de atividade - Slides 5 a 8
Plano de Aula
Plano de aula: Sequências descritivas e argumentativas no gênero resenha
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Datashow, texto impresso, marcadores vermelho e azul (caneta ou lápis de cor).
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem não saber analisar as sequências descritivas e argumentativas; caso isso ocorra, retome a diferença entre fato e opinião.
Referência sobre o assunto:
CAMPOS, Maria Inês; ROCHA, Regina Braz. Gêneros em rede: leitura e produção de texto. São Paulo: FTD, 2013.
KÖCHE, Vanilda Salton. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014
__________. Atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para a classe e pergunte aos alunos a diferença entre informação e opinião.
- Auxilie-os na diferenciação, se necessário, relacionando o termo “informação” a fatos e “argumentação”, a opiniões.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Exiba o slide para a turma.
- Pergunte à classe: Qual a relação entre “raiz”, “fundação” e “fundamento”, proposta na tira? Espera-se que os alunos percebam que esses elementos sustentam outros: a raiz sustenta a árvore; a fundação, a casa; o fundamento - argumento- a opinião.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Divida a turma em grupos de 5 elementos e distribua cópias dos textos I e II, cujos arquivos estão disponíveis em materiais complementares.
- Peça a eles que leiam os textos e enumerem as diferenças básicas entre os dois. Espera-se que os alunos mencionem aspectos como extensão e complexidade.
- Pergunte à classe:
- Qual dos textos apresenta apenas informações? (resposta esperada: I)
- Qual apresenta opiniões? (resposta esperada: II)
- O Texto II traz uma mensagem entre parênteses: ‘sem spoilers”. Você sabe o que isso significa? (resposta esperada: Spoiler refere-se a revelações importantes, relacionadas à trama de uma obra, como o anúncio de cenas que devem causar suspense ou até mesmo o final da história.
- Vocês conseguem definir o gênero de cada um dos textos? (resposta esperada: Texto I é uma sinopse e Texto II, uma resenha).
Materiais complementares:
Para acessar o texto I, clique aqui.
Para acessar o texto II, clique aqui.
Caso haja tempo hábil, exiba o trailer do filme em questão (aqui)
Batman vs Superman: A Origem da Justiça - Trailer da Comic-Con (leg) [HD]. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IHDgrNxO-5I>. Acesso em: 24 nov. 2018.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça aos alunos, ainda divididos em grupos, que retomem o Texto II e pintem, de azul, todas as passagens que se referem apenas a informações (fatos) e de vermelho, as que se referem a opiniões. Caso julgue necessário, acesse a sugestão de respostas nos materiais complementares.
Materiais complementares:
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Mantenha os alunos em grupos e exiba o slide para turma, contendo perguntas que se referem aos elementos composicionais do texto. Caso deseje, distribua cópias das perguntas aos alunos, disponíveis em materiais complementares.
- Confira as respostas dos alunos, antes de passar ao próximo slide. Na primeira questão, é importante que os alunos percebam que há um equilíbrio entre esses dois aspectos; na segunda, ajude os alunos a perceberem que elas situam o leitor e dão embasamento aos argumentos, na medida em que esclarecem fatos importantes sobre os quais foram emitidas opiniões. Caso julgue necessário, acesse o gabarito, disponível em materiais complementares.
Materiais complementares:
Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Dê prosseguimento à análise dos elementos composicionais do gênero e apresente esse novo slide à classe.
- Peça aos alunos que reproduzam a tabela no caderno ou distribua cópias aos grupos, disponíveis em materiais complementares.
- Confira as respostas dos alunos, antes de passar ao próximo slide. Caso julgue necessário, acesse o gabarito, disponível em materiais complementares.
Materiais complementares:
Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba esse último slide com perguntas. Mais uma vez, distribua cópias aos grupos (disponíveis em materiais complementares), caso prefira.
- Peça aos grupos que discutam as questões propostas.
- Indique um aluno de cada grupo para compartilhar as respostas de sua equipe. Na questão A, é importante que os alunos percebam que há um equilíbrio quase perfeito entre os pontos negativos e positivos elencados; na B, torne observável aos alunos que a distribuição uniforme de aspectos positivos e negativos garante a imparcialidade nessa resenha, o que não impede o resenhista de classificar o filme, no entanto, como bom e estimular o leitor a assisti-lo. Caso julgue necessário, acesse o gabarito, disponível em materiais complementares.
Materiais complementares:
Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Exiba esse último slide para os alunos e convide-os a construir, coletivamente, um quadro com elementos desejáveis à composição de uma resenha. Espera-se que os alunos relacionem elementos como imparcialidade, objetividade, clareza, menção de aspectos negativos e positivos, combinação de sequências descritivas e argumentativas, argumentação sólida e variada (presença de comparações, citações, dados).
- Estimule a participação de todos, para que você possa identificar a evolução de cada aluno no estudo desse gênero.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos a tirinha de Armandinho e, por áudio ou mensagem de texto, pergunte a eles: qual a relação entre “raiz”, “fundação” e “fundamento”, proposta na tira? Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem um grupo de interação pelo WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Envie aos grupos os dois textos (disponiveis em “materiais complementares”), pedindo que leiam e respondam, em conjunto, às questões dos slides de Desenvolvimento (envie as questões a eles, disponíveis em “materiais complementares”), para que percebam as sequências descritivas e argumentativas como regularidades do gênero resenha crítica. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para relatar as respostas, enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, promova um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que as equipes discutam a respeito do que responderam.
Fechamento
Em um arquivo de áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos registrem, em forma de síntese, as características desejáveis a uma resenha crítica, de acordo com o que aprenderam na aula. Os alunos podem responder no WhatsApp da turma para que todos tenham acesso.
Convite às famílias
Convide a família a assistir ao filme “Batman Vs. Superman: A origem da Justiça” para apreciá-lo e criar julgamentos de valor sobre a produção fílmica. Incentive, em casa, os alunos a assistirem a filmes de forma ativa, analisando a construção dos personagens feitas pelos atores, a construção do cenário, o desenvolvimento do enredo etc.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Aparecida Ianusz de Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Sequências descritivas e argumentativas no gênero resenha
Finalidade da aula: Analisar a combinação de sequências descritivas e argumentativas, que conjugam informação e opinião, seja com ênfase aos aspectos positivos ou negativos, para a construção argumentativa do texto.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha/Vlog
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP16
Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.