Atividade para impressão - Tabela de funções
Plano de Aula
Plano de aula: Reescrita de resenha para publicação final
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima-quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Materiais de uso diário (papel, caneta, lápis e borracha), smartphones e computadores.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltada a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades para compreender os comentários feitos pelo colega e, posteriormente, pelo professor. Nesse caso, ofereça ajuda, guiando-o para que consiga efetuar as alterações necessárias a fim de produzir um texto melhor.
Referências sobre o assunto:
- Para saber mais sobre a importância e as etapas de revisão de um texto, acesse a matéria publicada pela nova escola, disponível em:
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1247/uma-formacao-sobre-producao-e-revisao-de-textos Acesso em 24/10/2018.
- FERNANDES, Maria Alice de Mello - O PROCESSO DA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA, disponível em http://www.interletras.com.br/ed_anteriores/n2/inter_estudos/processo.html Acesso em 24/10/2018.
- LEITE, Evandro Gonçalves; PEREIRA, Regina Celi Mendes - A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REFACÇÃO DO TEXTO DO ALUNO, disponível em
http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ABRALIN_2009_vol_2/PDF-VOL2/Microsoft%20Word%20-%20Evandro%20Gon%C3%A7alves%20Leite.pdf Acesso em 24/10/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o título da aula para os alunos e explique que eles farão a reescrita dos textos para posterior publicação em um blog.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Exiba o vídeo, disponível aqui.
- Pergunte aos alunos se eles conhecem Moacyr Scliar. Em caso negativo, explique que ele foi um importante escritor brasileiro, que escreveu mais de 70 obras, entre crônicas, romances e contos, o que faz com que ele seja uma autoridade no assunto abordado.
- Na sequência, questione os alunos se eles têm o hábito de reescrever seus textos. Espera-se que os alunos comentem que só o fazem porque se trata de uma exigência dos professores.
- Por fim, pergunte a eles se veem vantagens em se reescrever os textos. Espera-se que eles percebam que a reescrita contribui para a produção de um texto final melhor.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Agrupe os alunos em duplas (as mesmas que efetuaram a correção mútua dos textos). Colocá-los lado a lado tem o objetivo de facilitar a interação, caso surjam dúvidas nos comentários feitos pelo colega.
- Convide os alunos a prosseguirem com a escrita da segunda versão de suas resenhas, pedindo a eles que observem a grade de avaliação e os comentários feitos pelo colega no próprio texto.
- Caso tenham dúvidas, peça a eles que troquem informações com o colega que está a seu lado.
- Circule pela sala durante essa etapa e, se necessário, auxilie os alunos em eventuais dificuldades específicas.
- Concluídas as reescritas, recolha os textos para a avaliação final. Informe os alunos que uma terceira versão poderá ser necessária, caso ainda haja adequações a serem feitas.
Fechamento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Informe os alunos que, assim que a versão final das resenhas estiver pronta, os textos deverão ser publicados em um blog especialmente criado para esse fim. Lembre-se de que serão necessárias algumas aulas para que o processo seja concluído. Combine com os alunos as datas finais para conclusão de cada etapa.
- Organize um grupo de voluntários para criar e administrar o blog.
- Oriente esse grupo a criar uma página que atraia a atenção do leitor.
- Faça uma eleição com a sala para dar um nome ao blog. Anote no quadro algumas sugestões e proceda à votação.
- Crie um segundo grupo, que ficará responsável pela divulgação do blog, assim que ele estiver no ar. Oriente os alunos a fornecer o link do vlog criado anteriormente ao blog.
- Um terceiro grupo deverá acompanhar as postagens das resenhas - verificando se todos os textos estão no ar - e acompanhar os comentários, apagando eventuais mensagens que não estejam de acordo com o objetivo do blog (propaganda, ofensas, comentários sobre assuntos não relacionados ao blog).
- Os demais alunos ficarão responsáveis pela publicação de suas resenhas, assim como deverão responder aos comentários feitos pelos leitores.
- Combine uma data com os alunos para que a versão final das resenhas esteja concluída e para que o blog seja colocado no ar.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo com a tabela de funções, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o link do vídeo do slide Introdução, e peça que eles o assistam e respondam às perguntas: “Vocês têm o hábito de reescrever seus textos? Qual é a importância da reescrita?” Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos, baseados na revisão da primeira versão da resenha produzida na aula passada, façam uma reescrita do texto, realizando as alterações necessárias. Oriente os alunos que, pelo WhatsApp, entrem em contato com o colega que revisou o seu texto para tirar dúvidas e receber novas dicas. Terminada a reescrita, peça que os alunos enviem os seus textos por e-mail ou compartilhem o arquivo pelo Google Docs.
Fechamento
Envie aos alunos um áudio convidando um grupo de voluntários para criar e administrar um blog. Peça que esse grupo poste as resenhas produzidas pelos colegas (envie os textos a eles). Oriente que todos compartilhem o blog em suas redes sociais, de forma a divulgar o trabalho feito em sala de aula. Estimule a deixarem seus comentários nos textos dos colegas por meio do blog, promovendo interações nas páginas.
Convite às famílias
Proponha que as famílias divulguem o blog em suas redes sociais e deixem seus comentários e apreciações nos textos publicados, de forma a promover uma interação na página, reconhecendo o trabalho dos alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Fernanda Baccaro
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Reescrita de resenha para publicação final
Finalidade da aula: Reescrever as resenhas, a partir das orientações dadas pelos colegas e professor, com o objetivo de aprimorar o texto para posterior publicação em um canal de compartilhamento.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Resenha/Vlog
Objeto(s) do conhecimento: Revisão/ edição de texto informativo e opinativo
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP08
Esta é a décima-quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.