Atividade para impressão - Resenha
Plano de Aula
Plano de aula: Operadores de conexão na resenha
Plano 8 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Texto impresso, cola e tesoura.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não atentar aos sentidos expressos pelos operadores de conexão; nesse caso, aprofunde o estudo desse tema. Consulte as referências sobre o assunto, caso julgue necessário.
Referências sobre o assunto:
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.
HOFFMANN, Celso Almiro. Linguística e Língua Portuguesa: uma pequena reflexão sobre suas implicações no ensino. Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/article/download/63/47>. Acesso em: 15 set. 2018.
KÖCHE, Vanilda Salton. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015.
__________. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014.
PEIXOTO, Otoniel. Operadores argumentativos. 2014. Disponível em: < https://www.gramaticaparaconcursos.com/2014/04/operadores-argumentativos.html>. Acesso em: 15 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema da aula para dar início aos trabalhos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Leia o post de Mariana para os alunos.
- Pergunte à classe se conseguem identificar problemas nele. O objetivo do exercício é verificar se os alunos percebem as incoerências que ele contém.
- Peça que os alunos forneçam, oralmente, opções de reformulação para o suposto post, de forma a torná-lo coerente. (Dentre as muitas possibilidades, um exemplo: Acabei de ler o livro A menina que roubava livros e adorei. Eu sempre quis ler esse livro, e agora encontrei tempo. Ainda que você não goste de livros que retratem momentos trágicos, vale a pena ler esse, porque ele é muito bom. Assim que eu ler outro livro tão bom quanto esse, volto aqui para contar detalhes para vocês.)
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia esse novo texto para os alunos.
- Proponha as seguintes perguntas a eles:
- O texto é coerente? (Espera-se que os alunos percebam que, apesar da ausência de conectores, o texto é coerente).
- Observe que o texto não contém conectivos, elementos comumente encontrados na linguagem verbal. A ausência desses conectores empobrece o texto? Comente. (É importante que os alunos percebam que a ausência de conectores pode causar estranhamento e, em muitos casos, prejudicar a construção de um texto. Nesse caso, porém, a ausência de conectores imprime um caráter poético ao texto).
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua cópias da resenha, na íntegra, para os alunos.
- Peça um voluntário para realizar a leitura em voz alta.
- Pergunte à classe qual a relação existente entre esse texto e o apresentado no slide anterior. (Espera-se que eles percebam que ambos discorrem sobre o mesmo livro).
Materiais complementares:
Para acessar o texto na íntegra, acesse aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida os alunos em duplas e exiba o slide com atividades relacionadas à resenha. Caso prefira, distribua cópias da primeira atividade (compilada nos slides 6 e 7), disponível em materiais complementares. O trabalho em duplas pode favorecer a discussão quanto à análise dos conectores presentes na resenha.
- Na questão 1, verifique se os alunos percebem que o resenhista demonstra que desconfia da qualidade de tais adaptações, que podem empobrecer a obra original. Na 2, a alternativa correta é a B. Caso julgue necessário, recorra às respostas esperadas disponíveis em materiais complementares.
- Caso considere adequado, a sequência de exercícios (atividades 1, 2 e 3) pode ser realizada de forma lúdica: a cada rodada, cada integrante da dupla que terminar primeiro, marca dois pontos; a cada resposta certa, mais um ponto. Ao longo das atividades, os alunos deverão efetuar um rodízio, compondo novas duplas. Daí, a necessidade de se registrar a pontuação individualmente.
- Os pontos devem ser atribuídos pelo professor e anotados pelos próprios alunos. Caso sinta necessidade, eleja um ou dois ajudantes para realizarem a conferência dos pontos. Lembre-se de que a duração total da atividade deve girar em torno de 20 minutos .
Materiais complementares:
Para acessar a primeira atividade, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida os alunos em duplas e exiba o slide com atividades relacionadas à resenha. Caso prefira, distribua cópias da primeira atividade (compilada nos slides 6 e 7), disponível em materiais complementares. O trabalho em duplas pode favorecer a discussão quanto à análise dos conectores presentes na resenha.
- Na questão 3, o marcador de temporalidade é “quando” e o de oposição, “mas”. Caso julgue necessário, recorra ao gabarito disponível em materiais complementares.
- Caso considere adequado, a sequência de exercícios (atividades 1, 2 e 3) pode ser realizada de forma lúdica: a cada rodada, cada integrante da dupla que terminar primeiro, marca dois pontos; a cada resposta certa, mais um ponto. Ao longo das atividades, os alunos deverão efetuar um rodízio, compondo novas duplas. Daí, a necessidade de se registrar a pontuação individualmente.
- Os pontos devem ser atribuídos pelo professor e anotados pelos próprios alunos. Caso sinta necessidade, eleja um ou dois ajudantes para realizarem a conferência dos pontos. Lembre-se de que a duração total da atividade deve girar em torno de 20 minutos .
Materiais complementares:
Para acessar a primeira atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Forme novas duplas (pares diferentes) e distribua cópias da segunda atividade (compilada nos slides 8 e 9), disponível em materiais complementares. O rodízio entre as duplas favorece a interação e possibilita que se lancem novos olhares sobre a atividade.
- Explique aos alunos que eles devem classificar os operadores destacados no texto - continuação da resenha -, a partir do código exibido nesse slide. a ordem correta é (1) - (12) - (8) - (2) - (9) - (7) - (6). Caso julgue necessário, consulte as respostas esperadas, disponibilizadas em materiais complementares.
- Caso esteja realizando a atividade de forma lúdica, não se esqueça da distribuição dos pontos.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo da segunda atividade, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Forme novas duplas (pares diferentes) e distribua cópias da segunda atividade (compilada nos slides 8 e 9), disponível em materiais complementares. O rodízio entre as duplas favorece a interação e possibilita que se lancem novos olhares sobre a atividade.
- Explique aos alunos que eles devem classificar os operadores destacados no texto - continuação da resenha -, a partir do código exibido nesse slide. a ordem correta é (1) - (12) - (8) - (2) - (9) - (7) - (6). Caso julgue necessário, consulte as respostas esperadas, disponibilizadas em materiais complementares.
- Caso esteja realizando a atividade de forma lúdica, não se esqueça da distribuição dos pontos.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo da segunda atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Reorganize as duplas (pares diferentes) e distribua cópias da terceira atividade, disponível em materiais complementares. O rodízio entre as duplas favorece a interação e possibilita que se lancem novos olhares sobre a atividade.
- Explique aos alunos que eles devem completar os espaços em brancos com operadores que expressem o sentido indicado entre parênteses. Algumas respostas possíveis, são: de forma que (conformidade) - entretanto, (oposição) - ao mesmo tempo (tempo concomitante) - Sendo assim, (conclusão) - e (adição) - para (finalidade).
- Caso julgue necessário, consulte o gabarito com as respostas esperadas, disponibilizado em materiais complementares.
- Caso esteja realizando a atividade de forma lúdica, não se esqueça da distribuição dos pontos.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo da terceira atividade, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
- Exiba o slide e proponha a questão à sala.
- Incentive os alunos a debaterem o assunto, até que consigam formular uma resposta adequada para a questão. Espera-se que os alunos percebam que o papel principal dos operadores de conexão é criar textos coesos, capazes de relacionar ideias e argumentos de forma coerente.
Fechamento
Orientações:
- Por fim, proponha a criação de um quadro contendo os principais operadores de conexão.
- Divida os alunos em três grupos maiores e distribua cópias do quadro, das fichas com finalidades e dos conectores - todos os arquivos estão disponíveis em materiais complementares - para que eles completem o quadro, colando as fichas nos espaços adequados.
- Distribua o gabarito da atividade, para que os alunos façam a correção.
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo referente ao quadro, clique aqui.
Para acessar o arquivo referente às fichas com finalidades, clique aqui.
Para acessar o arquivo referente aos conectores, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.
Para o aluno
Atividade para impressão - Primeira Atividade
Atividade para impressão - Segunda Atividade
Atividade para impressão - Terceira Atividade
Atividade para impressão - Quadro Operadores
Atividade para impressão - Fichas de Finalidades
Atividade para impressão - Exemplos de Conectores
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o texto do slide Introdução e peça que eles identifiquem os problemas apresentados na resenha, reescrevendo-a para adequá-la. Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Envie aos alunos a resenha de “A menina que roubava livros” junto com as questões dos slides Desenvolvimento. Oriente, por um áudio a ser enviado à turma, que todos leiam o texto e respondam as atividades da aula entregues, percebendo, na resenha, os efeitos de sentido provocados pelo uso de determinados conectivos. Quando acabarem, convide alguns alunos para relatarem as suas respostas enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que todos discutam as suas resoluções. Se quiser, envie um gabarito comentado aos alunos.
Fechamento
Em um arquivo de áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos respondam à questão do slide Fechamento: qual a função dos operadores de conexão? Os alunos podem deixar as suas respostas no WhatsApp da turma, onde todos podem acessá-las. Proponha que eles criem também, como pós-aula, um quadro contendo os principais operadores de conexão, preenchendo a tabela do último slide do plano de aula.
Convite às famílias
Convide a família a ler ou a assistir à obra “A menina que roubava livros”, citada no plano de aula. Incentive também a leitura de múltiplos textos em casa, pedindo que os alunos, quando lerem ou assistirem a algo, comentem sobre o que acharam com os familiares, elencando pontos fortes e fracos do livro ou do filme.