Expectativa de respostas - Introdução
Introdução
Plano de Aula
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV
Por: Janes Santos Silva
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cartazes, folhetos ou imagens de propagandas, computador e/ou celular com acesso à internet.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Compreender como os aspecto semióticos constroem os efeitos de sentido no texto.
Referências sobre o assunto:
SECRETARIA DO ESTADO DO PARANÁ. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Cadernos PDE, vol. 2, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
ROSKOWINSKI, Regiane Apolinario; OLIVEIRA, Carlos Alberto. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Revista Linguagem em Foco. Vol.9, n.1, 2017. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4 ed. São Paulo: Summus, 1990.
PRESAS, Joaquim. Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 21 dez. 2018.
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
2. A seguir diga que é sobre isso que a aula falará.
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de respostas.
Para acessar as imagens utilizadas nesta introdução clique aqui.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar a imagem utilizada no desenvolvimento clique aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos as imagens do slide Introdução e, por áudio ou mensagem de texto, pergunte se é possível estabelecer uma relação de significado entre o conteúdo das propagandas, o texto verbal, a escolha da fonte, o tamanho das letras e as cores. Peça que os alunos comentem por mensagem de texto ou por áudio, enviando suas opiniões ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Os alunos também podem enviar as suas respostas por escrito.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Entregue para cada equipe a imagem do slide Desenvolvimento, pedindo que, em conjunto, analisem os aspectos semióticos (cores, tipo de letra, distribuição dos elementos na página) que compõem a propaganda enviada a eles, conforme as orientações do plano de aula. Quando acabarem, convide um aluno de cada equipe para relatar as respostas do grupo enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que as equipes discutam as suas respostas. Ao final, envie um áudio ou vídeo destacando que a escolha de cores, tipo de letra, distribuição dos elementos na página são características que geram efeitos de sentido e cumprem a função de expressar uma determinada intencionalidade do autor do texto.
Fechamento
Para concluir a aula, peça que os alunos escrevam um comentário sobre o que aprenderam a respeito da utilização de elementos semióticos no texto, como cores, tipo de letra, distribuição dos elementos na página e como esses aspectos podem persuadir o leitor. Os alunos podem responder no WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Convite às famílias
Toda a família pode procurar propagandas na internet acessando o YouTube ou fazendo buscas no Google, de forma a perceber os efeitos de sentidos decorrentes da escolha da fonte, das cores e do tamanho da letra. Além disso, se algum familiar trabalhar no ramo de propaganda ou publicidade (criando logos, cartazes, vídeos publicitários etc.), convide-o para participar da aula como convidado (peça que grave um vídeo ou um pequeno áudio), para que fale um pouco sobre os recursos semióticos presentes nas propagandas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janes Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Identificando aspectos semióticos no gênero textual propaganda
Finalidade da aula: Identificar aspectos semióticos (cores, tipo de letra, distribuição dos elementos na página), em propagandas veiculadas em outdoor ou panfletos. Compreender a relevância desses elementos na construção de diferentes efeitos de sentido para o público alvo.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Propaganda (impressa, de rádio ou TV)
Objeto(s) do conhecimento: Estilo
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17
Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cartazes, folhetos ou imagens de propagandas, computador e/ou celular com acesso à internet.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Compreender como os aspecto semióticos constroem os efeitos de sentido no texto.
Referências sobre o assunto:
SECRETARIA DO ESTADO DO PARANÁ. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Cadernos PDE, vol. 2, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
ROSKOWINSKI, Regiane Apolinario; OLIVEIRA, Carlos Alberto. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Revista Linguagem em Foco. Vol.9, n.1, 2017. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4 ed. São Paulo: Summus, 1990.
PRESAS, Joaquim. Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2001/papers/NP3PRESAS1.PDF>. Acesso em: 21 dez. 2018.
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