Atividade para impressão - Artigo de opinião
Plano de Aula
Plano de aula: É possível identificar uma opinião?
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Modalidades apreciativas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender como são utilizadas adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais por autores de artigos de opinião para expressar seus pontos de vista de modo implícito ou explícito.
Materiais necessários: Data show, computador e artigo de opinião, disponível para impressão aqui. Versão online aqui.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para manipular as diferentes modalidades apreciativas.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: A negociação em Artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2018.
FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa. n. 44, p. 171-192, São Paulo, 2000. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4204>. Acesso em: 9 jul. 2018.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Angela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36
NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. A Modalização no Gênero Notícia Jornalística. Revista do Gelne, v. 8, n. 12, p. 71-86, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11519>. Acesso em: 9 jul. 2018.
SILVESTRE, Paulo. Quem aguenta tanta opinião (e intolerância) nas redes sociais? Brasil: Estadão. 2017. Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/blogs/macaco-eletrico/quem-aguenta-tanta-opiniao-e-intolerancia-nas-redes-sociais/>. Acesso em: 8 ago. 2018.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Pergunte aos alunos se eles percebem que algumas palavras nos textos jornalísticos, em geral, demarcam a opinião dos autores.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Oriente os alunos que a utilização de alguns termos permite a identificação das opiniões do redator do artigo.
- Explique que estas palavras são denominadas modalidades apreciativas.
- Proponha um desafio em forma de questionamento: É possível perceber o tema que será abordado neste artigo de opinião por meio do título?
- Sugira uma reflexão sobre a imagem: Qual seria sua relação com o texto?
Materiais complementares: Artigo de opinião impresso (acesse aqui), data show e computador.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Leia o texto com toda a turma.
- Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
- Divida a turma em seis equipes.
- Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
- Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
- Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com toda a turma.
- Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
- Divida a turma em seis equipes.
- Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
- Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
- Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com toda a turma.
- Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
- Divida a turma em seis equipes.
- Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
- Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
- Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com toda a turma.
- Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
- Divida a turma em seis equipes.
- Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
- Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
- Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com toda a turma.
- Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
- Divida a turma em seis equipes.
- Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
- Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
- Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com toda a turma.
- Solicite uma reflexão conjunta sobre o texto aos alunos: Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?
- Divida a turma em seis equipes.
- Distribua parágrafos do texto entre as equipes.
- Oriente sobre a tarefa a ser proposta: substituir as palavras destacadas nos respectivos parágrafos por outros termos que funcionem como modalidades apreciativas.
- Saliente que a alteração dos termos deve se ater aos advérbios, às locuções adverbiais, aos adjetivos e às locuções adjetivas, que funcionem como modalidades apreciativas.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em manipular as modalidades apreciativas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Faça uma leitura conjunta de cada parágrafo do artigo de opinião reconstruído pelos alunos (com as novas modalidades apreciativas).
- Acentue que esta troca de palavras não deve alterar a função de modalidade apreciativa.
- Peça que os alunos reflitam sobre os diferentes efeitos de sentido que a alteração destas palavras provoca nos parágrafos.
Materiais complementares: Resolução de atividade (sugestão de resposta)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio de sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Faça a pergunta aos alunos e peça que eles a respondam via WhatsApp (ou pelo canal mais acessível).
Introdução
Em um novo vídeo, explique aos alunos o que são, nos textos de opinião, as modalidades apreciativas, conforme as orientações do primeiro slide de Desenvolvimento. No mesmo vídeo, projete a imagem do slide (com o título e a ilustração do artigo de opinião) e pergunte se é possível identificar o tema do texto. Peça, então, que os alunos reflitam sobre a questão levantada e encaminhem, via mensagem de texto ou áudio, as suas respostas em um grupo de WhatsApp com todos os alunos.
Desenvolvimento
Eu um novo arquivo de vídeo ou áudio, peça que os alunos se organizem em grupos (de até 5 alunos) e criem um grupo de WhatsApp para discutir em conjunto as atividades que serão propostas. No mesmo arquivo de vídeo (ou em um arquivo de áudio), leia o texto (veja no plano de aula) em voz alta e explique a atividade que será realizada pelos grupos que foram separados. Envie os fragmentos de diferentes partes do texto (anexados como material complementar) para cada grupo, por meio do WhatsApp, e peça que, em conjunto, eles substituam os termos grifados por outras expressões que funcionem como modalidades apreciativas. Peça que os alunos enviem as suas respostas ao professor (por meio de uma foto da atividade, por exemplo).
Fechamento
Em um novo áudio, vídeo ou mensagem de texto, peça que um aluno de cada grupo, por meio de um áudio a ser enviado ao grupo de WhatsApp da turma, leia a nova versão dos parágrafos. Durante essa exposição, interaja com os alunos via WhatsApp, comparando as versões produzidas e deixando claro como a alteração dos marcadores apreciativos altera o sentido do texto. Se possível, ao final da exposição de todos os alunos, indique o gabarito sugerido no final do plano.
Convite às famílias
A família pode debater com os grupos, auxiliando na troca das modalidades apreciativas. Peça que os alunos mostrem as atividades aos seus familiares, relatando como a troca de certas palavras altera o sentido final de um texto.