Atividade para impressão - Guia
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo o programa "Na escola Pod" através de Podcasts de divulgação científica.
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Produção de textos.
Materiais necessários: Roteiros de gravação, áudios de podcasts e entrevistas feitos pelos alunos. Professor, caso não esteja utilizando a sequência completa dos planos de aula, para executar esta aula específica, é necessário que os estudantes já tenham pesquisado e produzido materiais que sintetizem ideias sobre temas científicos. Aparelhos de telefone celular (opcionais). Equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc. Softwares de edição (opcional).
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades técnicas quanto à gravação e à edição durante o processo de realização do programa.
Referências sobre o assunto:
BALARDINI, Edijoice; TULLIO, Cláudia Maris. Exposições orais com foco no gênero seminário. Disponível em:
<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_port_unicentro_edijoicebalardini.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 18 jan. 2019.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2019.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 18 jan. 2019.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 18 jan. 2019.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: a realização do programa “Na escola Pod”, com a revisão final da programação escolhida pelos alunos (roteiro), gravação e edição dos podcasts que comporão o programa.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em grupos;
- Aconselha-se manter os mesmos grupos das aulas anteriores;
- Entregue para cada grupo os roteiros produzidos pelos alunos (em aula anterior - Plano 13) para a criação de um podcast de divulgação científica;
- Aconselha-se entregar para cada um dos grupos os roteiros produzidos por outro grupo;
- Explique que cada grupo irá revisar o roteiro recebido e fazer sugestões (se julgar pertinentes), na forma de anotações, em folhas separadas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 37 minutos
Orientações:
- Peça que todos os integrantes de cada grupo revisem o roteiro recebido, fazendo sugestões (se julgar pertinentes), na forma de anotações, em folhas separadas;
- Devolva os roteiros, junto com as folhas de anotações (se houver), aos grupos realizadores dos roteiros;
- Peça que os grupos analisem as sugestões dadas e alterem o roteiro (se julgarem necessário);
- Aconselha-se que esta primeira parte ocupe os primeiros 07 minutos do desenvolvimento;
- Explique que os grupos farão as gravações e edição de seus roteiros;
- Defina com os integrantes de cada grupo qual será a função de cada um deles, como: quem fará a locução, quem fará a entrevista, quem fará a gravação do áudio, quem fará os efeitos especiais etc.;
- Peça que os grupos realizem as gravações dos podcasts, de acordo com seus roteiros;
- Disponibilize (através de impressão ou projeção deste slide) um guia de gravação e edição (disponível em Materiais complementares), para toda a turma, com uma lista de vários itens úteis neste momento;
- Solicite que os alunos tragam e/ou usem seus próprios celulares nesta aula. Não é necessário que todos os estudantes tragam o telefone, pelo menos um em cada grupo;
- Em sala de aula, os arquivos de áudio podem ser transferidos de celular para celular através do sistema Bluetooth;
- Como o celular é proibido em muitas escolas, é importante comunicar à direção e/ou à equipe pedagógica sobre a natureza e metodologia desta atividade;
- Caso não seja possível e/ou viável que os alunos utilizem seus próprios celulares, pode-se usar outros equipamentos de gravação e reprodução de áudio e vídeo em formato digital como câmeras filmadoras e/ou fotográficas, gravadores digitais, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB, etc.;
- Peça que a turma realize as gravações da abertura e do encerramento do programa;
- Aconselha-se que todos os grupos participem desta etapa;
- Aconselha-se que esta segunda parte ocupe 25 minutos do desenvolvimento;
- Peça que os alunos realizem a edição (se possível) de todos os podcasts gravados em um programa único, incluindo a abertura e o encerramento no mesmo áudio;
- Aconselha-se o uso do Audacity, um software livre profissional gratuito de edição;(Professor, uma forma de evitar a edição é realizar todas as gravações de forma linear, ou seja, do jeito que fizerem é como vai ficar.)
- Aconselha-se que esta terceira parte ocupe os 05 minutos restantes do desenvolvimento;
- Circule entre os grupos para orientar os trabalhos e chamar a atenção para as características que não estiverem sendo observadas pelos estudantes em todas as etapas desta aula.
Materiais complementares: Para acessar o guia de gravação e edição usado neste momento, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça que cada grupo ouça o resultado das gravações e edição do podcast realizado por toda a turma e confira a sua parte, de acordo com os próprios roteiros;
- Peça que todos os alunos copiem os resultados encontrados em seus cadernos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Por meio de um áudio, peça que os alunos se organizem em grupos, preferencialmente nos mesmos da aula 13 desta sequência de atividades (em que planejaram a produção de podcasts). Oriente que os grupos troquem os planejamentos (enviando os links dos textos pelo Google Docs) que fizeram na aula anterior entre as equipes, de modo a realizar uma revisão colaborativa.
Desenvolvimento
Em cada grupo, peça que realizem a revisão dos roteiros recebidos, fazendo anotações e deixando comentários no Google Docs. Assim que finalizarem, oriente que os grupos avisem os colegas da outra equipe para que verifiquem o que foi apontado. Entregue para cada grupo um arquivo com o Guia de gravação e edição do podcast, disponível em materiais complementares, para que os alunos se organizem e deem início à gravação do podcast, mesmo à distância. Por áudio, oriente e auxilie os alunos, pedindo que enviem, durante o processo de produção e captura de som, as suas gravações ao WhatsApp criado para o grupo, para que sejam compiladas todas as partes do podcast nesta ferramenta. Peça que o grupo edite o podcast unindo todos os áudios enviados pelos colegas (para isso, sugira aos alunos o Audacity, um software livre profissional gratuito de edição – veja um tutorial disponível aqui). Quando todos os grupos finalizarem, peça que as equipes enviem os podcasts produzidos (prontos) ao professor (por e-mail ou pelo WhastApp). Depois, convide um aluno para compilar todos os podcast em apenas um arquivo (chamando-o de programa, aproveitando alguma abertura e encerramento sugeridos pelos alunos na aula passada – plano 13 desta sequência de atividades).
Fechamento
Para fechar a aula, envie o programa com a compilação de todos os podcasts produzidos pelos alunos ao WhatsApp da turma. Por áudio, convide todos os alunos a apreciar o programa.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente auxiliando no processo de gravação dos podcasts. Além disso, os familiares podem apreciar o produto final.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Júnior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Construindo o programa "Na escola Pod" através de Podcasts de divulgação científica.
Finalidade da aula: Realização do programa “Na escola Pod”: revisão final da programação escolhida pelos alunos, gravação e edição dos podcasts que comporão o programa.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Gênero: Podcasts de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição.
Prática de linguagem: Produção de textos.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP36
Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.