Resolução da atividades - Perguntas motivadoras
Perguntas motivadoras
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online
Esse slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição online e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: A fim de se preparar para esta aula, procure conhecer plataformas de petições online como o e-cidadania, Change.org e Avaaz e, caso queira, selecione petições que você achar mais pertinentes a sua realidade para analisar com os alunos.
Informações sobre o gênero: Nesta aula iremos explorar o gênero petição online. Este gênero textual circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição online deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição online, mas repare que a petição online está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.
Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade de entender como e para que a petição é produzida, quais problemáticas podem se tornar petições. Por isso, você é muito importante para mediar essa discussão.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, PatriCAMPOS, Magna O gênero textual petição inicial Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822
cia; VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuas. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf
CARBONARI, PAMELA. Petições virtuais. Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Esta aula pode ser projetada, mas também pode ser impressa. A aula está dividida em três partes: na primeira, você vai encontrar questionamentos para despertar os conhecimentos prévios dos alunos; na segunda, você vai encontrar exemplos de petições e questionamentos para trabalhar o contexto de produção e circulação desse gênero; na última parte, encontrará questionamentos feitos para avaliar o que foi aprendido na aula. Você pode resumir as etapas da aula para o aluno.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para entender um pouco mais sobre esses questionamentos clique aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
4- Após essa análise, você ainda pode discutir com a turma as seguintes questões:
Materiais complementares:
Caso queira acessar essa petição, clique no link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=103041
Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa aula, clique aqui.
Orientações:
Você pode novamente pedir para um aluno ler a petição. Depois, pergunte à turma:
“Essa ideia recebeu mais de 20.000 apoios e foi transformada na SUGESTÃO nº 32 de 2017, que está em consulta pública e em tramitação na CDH”.
Materiais complementares:
Caso queira acessar essa petição, clique no link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=101185
Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa aula, clique aqui.
Orientações:
Peça para que outro aluno leia em voz alta essa petição online.
Depois, pergunte:
Materiais complementares:
Caso queira acessar essa petição, clique no link: http://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=Yorkshir
Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa aula, clique aqui.
Você pode saber mais sobre o caso com a leitura desta notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/09/enfermeira-e-condenada-por-morte-de-cadela-yorkshire-agredida-em-go.html
A leitura da lei que dispõe sobre a pena para crimes ambientais pode ser feita através deste link:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa parte da aula, clique aqui.
Resolução da atividades - Perguntas motivadoras
Perguntas motivadoras
Resolução de atividades - Perguntas de desenvolvimento
Perguntas de desenvolvimento
Resolução de atividades - Perguntas de desenvolvimento 2
Perguntas de desenvolvimento 2
Resolução de atividades - Perguntas de desenvolvimento 3
Perguntas de desenvolvimento 3
Resolução da atividades - Fechamento
Fechamento
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Fale sobre as etapas da aula, conforme as orientações do slide Tema.
Introdução
No mesmo áudio ou vídeo, apresente aos alunos a atividade que deverá ser feita, questionando-os sobre as perguntas do slide de Introdução. Dê um prazo para que os alunos respondam por áudio (ou mensagem de texto) pelo canal de comunicação mais acessível a todos (WhatsApp, por exemplo).
Desenvolvimento
Depois que os alunos mandarem as suas respostas, envie um novo arquivo (de áudio ou vídeo) afirmando que, para solucionar os problemas apontados anteriormente, existe a petição online. Disponibilize, então, os links das três petições disponíveis no plano de aula e peça que os alunos leiam e identifiquem: (i) o assunto; (ii) o pedido; (iii) a justificativa. Além disso, peça que eles respondam às questões levantadas em cada slide de Desenvolvimento. Se preferir, para otimizar a participação de todos e promover momentos de mais discussão e debate, crie pequenos grupos, que deverão interagir por grupos de WhatsApp. Dê um prazo para que os alunos finalizem as atividades e as devolvam ao professor, por meio escrito, mensagem de texto, foto das resposta etc. Se preferir, as atividades do Desenvolvimento podem ser realizadas também de forma síncrona, por meio do Google Meets ou Zoom.
Fechamento
Depois que receber as respostas dos grupos, envie um novo áudio, mensagem de texto ou vídeo pedindo que os alunos produzam um breve comentário que responda ao questionário levantado no slide de Fechamento. Colete todas as respostas e disponibilize-as aos alunos para que eles tenham um quadro geral das sínteses produzidas pelos colegas.
Convite às famílias
A família pode auxiliar no debate sobre os problemas encontrados na realidade do aluno que poderiam ser, inclusive, temas de petições.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Conhecendo o gênero petição online
Finalidade da aula: Conhecer o contexto de produção e de circulação do gênero petição online, priorizando o debate de ideias e propostas, de maneira a engajar-se com a busca de soluções para problemas que envolvam o ambiente da escola e da comunidade.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Petição online
Objeto(s) do conhecimento: Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP18
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição online e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: A fim de se preparar para esta aula, procure conhecer plataformas de petições online como o e-cidadania, Change.org e Avaaz e, caso queira, selecione petições que você achar mais pertinentes a sua realidade para analisar com os alunos.
Informações sobre o gênero: Nesta aula iremos explorar o gênero petição online. Este gênero textual circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição online deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição online, mas repare que a petição online está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.
Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade de entender como e para que a petição é produzida, quais problemáticas podem se tornar petições. Por isso, você é muito importante para mediar essa discussão.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, PatriCAMPOS, Magna O gênero textual petição inicial Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822
cia; VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuas. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf
CARBONARI, PAMELA. Petições virtuais. Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/
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