Atividade para impressão - atividade de análise
Atividade de análise
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor, cópia da coletânea de poemas e das atividades propostas.
Dificuldades antecipadas: Visualizar as imagens propostas no poema, reconhecendo o tema do haicai e identificar as figuras de linguagem ali presentes. A condução das atividades vão orientá-los na condução do raciocínio.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e suas teorias. 2016. Disponível em: <http://www.sumauma.net/artigos/artigo-rosa3.html->. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai: algumas reflexões. 2018 [Blog]. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. - O Haicai no Brasil. Alea - estudos neolatinos. Rio de Janeiro, vol.10, nº2, jul-dez 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007>. Acesso em: 24 set. 2018.
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Introdução ao Haicai. Revista Metamorfosis. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. Diálogos sobre o gênero haicai. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
PAPINI, Cândida. Haicai. In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
Tempo sugerido: 01 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 09 minutos
Orientações:
CHIYO-JO (Tradução de Edson Kenji Iura). Disponível em: <https://kakinet.com/caqui/antojapi.shtml>. Acesso em: 21 set. 2018.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar os exercícios para impressão, acesse aqui
Tempo sugerido:15 minutos
Orientações:
A metáfora do primeiro verso representa a lua. A imagem da foice associa-se ao formato da Lua crescente, que nasce no horizonte e, por isso, “corta” o matagal.
Fonte dos poemas:
Fontolan, M. A. Disponível em: <https://www.kakinet.com/antologia/>. Acesso em: 7 out. 2018.
Tucan, J. Disponível em:
Vieira, O. In: GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 143
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos um vídeo e leia o haicai do slide Introdução, pedindo que, durante a exibição do vídeo, os alunos fechem os olhos e imaginem. Mostre a importância da palavra “neve” e peça que eles a troquem pela palavra “manhã” (disponibilize o haicai para que façam a troca). Pergunte se o efeito de sentido foi mantido ou alterado. Peça que eles enviem as respostas em um curto prazo. Quando terminarem, afirme que, no haicai, em sua origem japonesa, não há figuras de linguagem, mas que o uso desse recurso pode ser bem comum entre os autores brasileiros.
Desenvolvimento
Em um novo áudio ou mensagem de texto, oriente que os alunos se organizem em trios ou duplas, criando um grupo no WhastApp no qual poderão discutir colaborativamente. Entregue para cada grupo as coletâneas de haicais e a ficha de atividades disponível em Material complementar, pedindo que eles a façam em grupo, comparando os haicais japoneses e brasileiros.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio pedindo que um aluno de cada grupo exponha as suas conclusões. Se possível, faça um momento síncrono para que cada grupo relate as respostas, comparando-as com as dos outros colegas. Quando acabarem, mostre aos alunos, por meio de áudio, os efeitos de sentido provocados pelo uso da metáfora nos haicais brasileiros, e como as palavras escolhidas são importantes nesse gênero.
Convite às famílias
Toda a família pode ajudar a ampliar o repertório de haicais dos alunos. Convide-os a pesquisar, na internet, autores brasileiros, observando o uso ou não de figuras de linguagens. Procure por Guilherme de Almeida, Paulo Leminski etc. Seria uma forma lúdica e colaborativa de modelizar o gênero a partir da apreciação e da leitura espontânea.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: As palavras e a construção da imagem no haicai
Finalidade da aula: Analisar, em um grupo de poemas, a influência do kigô, termo-estação do haicai, na construção da imagem retratada pelo poema, e, em outro grupo, a influência das figuras de linguagem na construção do poema
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Haicai
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentido provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos/figuras de linguagem.
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP54
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet, projetor, cópia da coletânea de poemas e das atividades propostas.
Dificuldades antecipadas: Visualizar as imagens propostas no poema, reconhecendo o tema do haicai e identificar as figuras de linguagem ali presentes. A condução das atividades vão orientá-los na condução do raciocínio.
Referências sobre o assunto:
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: <https://www.kakinet.com/cms/>. Acesso em: 5 set. 2018.
CLEMENT, R. Haicai e suas teorias. 2016. Disponível em: <http://www.sumauma.net/artigos/artigo-rosa3.html->. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. Haicai: algumas reflexões. 2018 [Blog]. Disponível em: <http://paulofranchetti.blogspot.com/search/label/haicai>. Acesso em: 5 set. 2018.
FRANCHETTI, P. - O Haicai no Brasil. Alea - estudos neolatinos. Rio de Janeiro, vol.10, nº2, jul-dez 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000200007>. Acesso em: 24 set. 2018.
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Haicai. Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Introdução ao Haicai. Revista Metamorfosis. Disponível em: <http://karamazavi.blogspot.com/2010/04/introducao-ao-haicai.html>. Acesso em: 5 set. 2018.
LUNARDELLI, Mariângela. Diálogos sobre o gênero haicai. In: Um haicai para o estágio, um estágio para o haicai: diálogos sobre gêneros discursivos e a formação docente inicial. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178942>. Acesso em: 13 ago. 2018.
PAPINI, Cândida. Haicai. In: Gêneros literários. Associação de escritores de Bragança Paulista. Disponível em: <http://www.asesbp.com.br/literatura/haicai.htm>. Acesso em: 5 set. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: