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Plano de Aula
Plano de aula: As marcas de (im)pessoalidade no Artigo de Divulgação Científica
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldades em identificar as diferenças entre elementos que demarcam a (im)pessoalidade do autor do texto.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 30 out. 2018.
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 30 out. 2018.
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 30 out. 2018.
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São PAulo: Cortez, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos perguntando o que eles entendem por pessoalidade e impessoalidade, em que esses termos os fazem pensar.
- A intenção nessa pergunta é que eles consigam compreender o sentido de “pessoalidade” como uma forma de o autor marcar sua presença no texto, colocar sua pessoa em forma pronominal, como “eu”, “nós”. Já a impessoalidade seria a ausência dessas marcas.
- Pergunte em seguida a diferença causada pela escolha de uma ou outra forma de produzir o texto.
- Os alunos podem ter dificuldade para responder a essa questão, mas a tentativa é a de que compreendam a pessoalidade carrega um valor mais pessoal, mais subjetivo de analisar os fatos. Por outro lado, a impessoalidade permite uma valoração mais objetiva, mais distanciada da análise dos fatos, o que permite ao leitor ter mais confiança quando se trata de informações de natureza científica.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Caso o projetor de slides esteja disponível, mostre aos alunos esses dois trechos iniciais de textos diferentes. Caso não haja disponibilidade, obtenha o material para reprodução em Materiais complementares.
- Peça para que alguns alunos leiam para a turma.
- Ao final da leitura, questione a turma:
- O autor se faz presente ou ausente nos textos?
- De que forma o autor se coloca nos textos, caso se faça presente?
- Que marcas linguísticas podem caracterizar essa presença?
No trecho 1, o aluno perceberá perceberá a ausência do autor por ter se escolhido pontuar fatos e não ações pessoais, como “as rápidas mudanças do clima do planeta” e “a falta de conhecimento sobre os efeitos do aumento do dióxido de carbono na atmosfera”. Nesses trechos as ações são desenvolvidas sem a interferência do autor, o que leva o leitor a considerar como uma verdade independente, sem a menor perspectiva pessoal do autor. O próprio aluno deverá perceber, na leitura do trecho 2, que há indícios da presença do autor quando se atenta às palavras “temos” e “ouvirmos”. - Pergunte a eles a diferença entre as escolhas “temos x tenho” e “ouvimos x ouvi”. A percepção do aluno deve ser a de que as formas “tenho” e “ouvi” particularizam o autor, apenas ele desenvolve a ação efetiva, enquanto que as formas “temos” e “ ouvimos” inclui o leitor nas ações, como uma estratégia de introduzir o leitor na percepção dos fatos apresentados no texto.
- Após a organização das conclusões pelos alunos, peça para que eles anotem no caderno as duas formas encontradas. Ao final da aula, elas serão retomadas para uma sistematização das formas de pessoalização.
Materiais complementares:
Para ter acesso aos textos utilizados no slide, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 27 minutos
Orientações:
- Nesse segundo momento da aula, divida a leitura do texto entre os alunos que não o fizeram ainda.
- Após a leitura, peça para que alunos se reúnam em trios - esta formação permite uma divisão entre o número de questões e uma posterior discussão no grupo sobre as respostas - e respondam às seguintes questões no caderno:
- Quantas vozes são percebidas no texto?
- Há alguma voz presente no texto produzida em 1ª pessoa? Que efeito essa marca de 1ª pessoa dá ao que é dito?
- Em algumas passagens do texto, as ações não são desenvolvidas por agente em 1ª pessoa. Destaque dois exemplos dessa afirmação e explique o efeito produzido por essa construção sem a 1ª pessoa.
3. Destine 20 minutos para que os alunos possam responder em seus cadernos.
4. As expectativas de respostas estão disponíveis em Materiais complementares no próximo slide.
5. Peça para que alguns trios se voluntariem para dizer suas respostas. A seguir, passe à correção.
Materiais complementares: Caso você não tenha acesso a projetor de slide, clique aqui para acessar o material a ser reproduzido.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Após o compartilhamento de algumas respostas com a turma, proceda à apresentação das expectativas de respostas para as questões solicitadas.
- Sistematize com eles, no caderno, os dois tipos e suas funcionalidades de uso no discurso de Divulgação científica.
Materiais complementares: Expectativas de respostas podem ser encontradas aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui.
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, explicando brevemente o que é a impessoalidade.
Introdução
Envie aos alunos, de forma prévia, os textos sugerido no slide Introdução. Faça, por meio de um áudio, a leitura dos textos (você pode disponibilizar o texto por meio de um grupo de WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). No mesmo áudio, faça os questionamentos do slide Introdução, de forma que os alunos percebam a pessoalidade ou a impessoalidade nos textos. Peça que os alunos enviem as respostas por e-mail ou mensagem de texto no grupo de WhatsApp da turma.
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que eles leiam o texto do slide Desenvolvimento (envie a eles) e se organizem em grupos, criando um novo grupo de WhatsApp para que interajam por lá de forma colaborativa. Peça, em cada grupo, que os alunos respondam às perguntas disponíveis na orientação do slide Desenvolvimento. Quando finalizarem, peça que alguns alunos se voluntariem para dizer suas respostas. A seguir, passe à correção, enviando um vídeo ou disponibilizando aos alunos um gabarito comentado. Se possível, neste momento de correção e de exposição das respostas, faça um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, para que haja uma discussão mais produtiva.
Fechamento
Para fechar, em um áudio, solicite que os alunos façam uma breve síntese da aula e a enviem no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam ter acesso.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente se envolvendo nas discussões da aula, além de conversar, em casa, sobre os assuntos dos artigos científicos lidos na aula, de modo a fazer com que os alunos se interessem pelos temas desse gênero textual. Afinal, quem não gosta de conhecer um pouco sobre o que os cientistas vêm pesquisando?