Atividade para impressão - Textos
Plano de Aula
Plano de aula: As escolhas lexicais no gênero textual propaganda
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV
Por: Janes Santos Silva
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Notebook, data show, papel para produção de cartaz, marcador permanente, textos e atividades impressas.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Perceber diferenças estilísticas em textos com contextos de produção diferentes.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Editora Ática, 2001.
MEDEIROS, Ana Gabriela da Costa Lara. O gênero textual propaganda: descrição e uso em sala de aula. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ppglinguistica/files/2009/12/LARA-Ana-Gabriela-da-Costa-2008-Disserta%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2019.
MELO, Edsônia de Souza Oliveira. Propaganda impressa: prática de leitura e produção textual em perspectiva discursiva. Disponível em: <http://www1.ufmt.br/ufmt/unidade/userfiles/publicacoes/155e422e8ae35cb091d6e764d44976b0.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2019.
RORIZ, Caroliny Braz Mendes. Um olhar sobre a linguagem das propagandas voltadas para o público feminino: Análise semiótica dos anúncios impressos da Avon, Pantene e Jequiti. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/5040/1/21068793.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2019.
WALTY, Ivete Lara Camargos. Enunciação literária. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/enunciacao-literaria>. Acesso em: 11 de jan. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos. Explique que tratarão dos aspectos linguísticos relacionados à construção de sentidos dos textos propagandísticos.
Introdução
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que nessa aula trabalharão com três propagandas que fazem parte de uma campanha de uma escola particular do Distrito Federal.
- Apresente o primeiro texto (caso não tenha data show, reproduza ampliado). Peça que leiam e reflitam a respeito do texto, tanto verbal quanto não verbal, que compõe o gênero.
- Peça que levantem hipóteses:
- Como essa propaganda interage com o leitor pretendido?
- Que leitor é esse?
- Quais mecanismos o autor usou para chamar a atenção desse leitor?
- Chame a atenção para o fato de que ao invés de usar uma fotografia, o autor optou por uma ilustração. Qual seria a razão disso?
- Anote no quadro todas as hipóteses levantadas.
Expectativas de respostas:
- A propaganda dialoga com o leitor através da palavra e da imagem, que se relacionam para produzir a mensagem.
- O leitor pretendido são pessoas afetadas pela prática do bullying (agressor, vítima e espectador), geralmente crianças e adolescentes.
- A imagem, as palavras de ordem (chega, busque), frases exclamativas (respeito é fundamental!).
- Possivelmente o autor, ao optar pela ilustração, queria aproximar do público-alvo e, considerando o papel social do enunciador, dar mais leveza à propaganda sem tirar o caráter de seriedade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia com a turma o texto do slide (se não disponibilizar de data show, reproduza-o ampliadamente em papel de sua preferência). Pergunte se, ao ler uma propaganda, já tinham observado o texto como esse espaço de diálogo entre leitor e autor. É importante que os estudantes percebam nesse texto que, ao longo da aula, estudarão como esses sujeitos (autor e leitor) são marcados nos textos. Diga que, quando escreve, o autor tem um leitor em mente, não é alguém específico enquanto indivíduo, mas pessoa pertencente a determinados grupos sociais (professor, dona de casa, mães, adolescentes etc.) reconhecidos num contexto coletivo. Diga que, por conta disso, algumas marcas referem-se ao contexto desse coletivo.
- Imprima e distribua para os alunos os textos disponíveis aqui.
- Peça que leiam e, com o apoio do roteiro abaixo, analisem alguns aspectos (verbais e não verbais).
- Qual o objetivo comunicativo dos textos?
- Considerando que a instituição que promove a campanha está inserida no contexto educacional, você considera que o propósito do texto também está delimitado a esse espaço contextual?
- Que situações as imagens retratam?
- As situações retratadas nos textos relacionam-se a um espaço específico? Justifique.
- Pode se considerar que as imagens fazem parte da estratégia do autor para chamar a atenção do público-alvo? Justifique.
- Cada uma das propagandas traz um enunciado destacado na parte superior ou lateral. Releia:
- Bullying não é brincadeira.
- Valente mesmo é quem não briga
* Esses textos dialogam com alguns discursos muito presentes em contextos em que essas situações ocorrem. Quais discursos são esses?
* A quem são atribuídos esses discursos?
- Na parte inferior e lateral inferior das propagandas há um único texto: “Fazer amigos é melhor do que fazer bullying” .
- Qual a função dessa passagem na propaganda?
- O que essa passagem sugere sobre quem pratica bullying?
- Considerando o público-alvo da campanha, transcreva dos textos o termo que o autor usou para interagir com seu leitor, explicitando essa interlocução.
- Considerando que no gênero textual propaganda há dois participantes ativos no ato de comunicação, analise-os no contexto de produção dos dois textos:
- Defina quem são esses dois participantes.
- Como essas pessoas são marcadas no texto?
- Reflita sobre as escolhas feitas pelo autor. É possível afirmar que elas estão a serviço do propósito comunicativo do texto? Justifique.
- Esse roteiro de leitura deverá ser impresso e entregue junto com os textos para que cada aluno trabalhe individualmente, visto que possivelmente muitos alunos têm acesso ao gênero propaganda. A atividade para impressão encontra-se disponível aqui.
- Estabeleça um tempo para que trabalhem nas questões. Sugerimos 20 minutos.
- Depois, promova a verificação coletiva das respostas de modo que todos possam colaborar com a construção das ideias sobre o gênero. Caso necessário, acesse as expectativas de respostas aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Encerrada a verificação da atividade de reflexão, proponha a produção de uma síntese coletiva das respostas fornecidas por eles. Para isso, use o encaminhamento.
- Concluída a síntese, convide-os a revisá-la. Anote-a em cartaz e exponha na sala para eventuais consultas durante o estudo do gênero.
- Caso julgue necessário verifique a sugestão de síntese disponível aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Diga aos alunos que, nesta aula, eles irão analisar 3 propagandas de uma mesma campanha publicitária.
Introdução
Envie aos alunos a imagem do slide Introdução e, por áudio ou mensagem de texto, peça que levantem hipótese sobre as questões: como essa propaganda interage com o leitor pretendido? Que leitor é esse? Quais mecanismos o autor usou para chamar a atenção desse leitor? Por que, em vez de usar uma fotografia, o autor optou por uma ilustração? Peça que os alunos comentem por mensagem de texto ou por áudio, enviando suas opiniões ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Os alunos também podem enviar as suas respostas por escrito.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Entregue para cada equipe um áudio no qual você faz a leitura do texto do primeiro slide de Desenvolvimento, explicando como a linguagem da propaganda dialoga com o público alvo. Depois disso, disponibilize às equipes as outras duas propagandas, pedindo que, em conjunto, analisem as escolhas linguísticas e imagéticas das propagandas, respondendo às questões do roteiro (disponível nas orientações do plano de aula). Quando acabarem, convide um aluno de cada equipe para relatar as respostas do grupo enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que as equipes discutam a respeito do que responderam. Ao final, envie um áudio ou vídeo destacando que a escolha de cores, tipos de letra, distribuição dos elementos na página são características que geram efeitos de sentido e cumprem a função de expressar uma determinada intencionalidade do autor do texto.
Fechamento
Para concluir a aula, peça que os alunos escrevam um comentário sobre o que aprenderam. Eles podem responder no WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso. Quando finalizarem, colete as sínteses produzidas e faça um arquivo final com as ideias mais importantes (envie-o a todos os alunos).
Convite às famílias
Toda a família pode procurar propagandas na internet acessando o YouTube ou fazendo buscas no Google, para analisar os efeitos de sentidos decorrentes das escolhas linguísticas e imagéticas. Além disso, se algum familiar trabalhar no ramo de propaganda ou publicidade (criando logos, cartazes, vídeos publicitários etc.), convide-o para participar da aula como convidado (peça que grave um vídeo ou um pequeno áudio), para que fale um pouco sobre a relação da propaganda com o público-alvo.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janes Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: As escolhas lexicais no gênero textual propaganda
Finalidade da aula: Analisar textos publicitários e reconhecer a propaganda como meio de interação entre leitor, mídia e sociedade, sendo capaz de reconhecer marcas de interlocução e enunciação de pessoa e compreender os diferentes contextos de comunicação e sua intencionalidade.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Propaganda
Objeto(s) do conhecimento: Estilo
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17
Esta é a 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.