Atividade para impressão - Resenha I
Plano de Aula
Plano de aula: Argumentos e contra-argumentos no gênero resenha
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Resenha
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Datashow, caixas de som, texto impresso.
Informações sobre o gênero: A resenha crítica é texto que avalia uma manifestação cultural, filme, peça de teatro, show, exposição, com o objetivo de orientar o leitor. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em diferentes veículos de comunicação como jornais, revistas, blogs, vlogs e, a depender desse veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante desses textos.
Dificuldades antecipadas: Os estudantes podem não identificar os argumentos e contra-argumentos; nesse caso, retome com a classe os tipos de argumentos mais utilizados (argumento de autoridade, causa e consequência, exemplificação, dentre outros), ilustrando-os ao ler os textos.
Referência sobre o assunto:
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018
KÖCHE, Vanilda Salton. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2014
__________. Atividades de leitura e escrita. Petrópolis - RJ: Vozes, 2015
Tipos de argumento. Escrevendo o Futuro. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/etapa/tipos-de-argumento/>.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Exiba o slide e leia o título da aula para os alunos, apresentando o conteúdo da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que eles assistirão ao um trailer de um filme chamado “O mordomo da Casa Branca”.
- Exiba o trailer, disponível aqui.
- Pergunte aos estudantes se algum deles já assistiu a esse filme. Em caso afirmativo, peça voluntários para falar brevemente sobre o enredo e expressar suas opiniões sobre o longa metragem. Em caso negativo, contextualize o filme para os alunos.
Materiais complementares: Mais informações disponíveis aqui.
Sinopse do filme “O Mordomo da Casa Branca”. 2016. Disponível em: <https://revistaraca.com.br/sinopse-do-filme-o-mordomo-da-casa-branca/> . Acesso em: 14 set. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Exiba o slide e leia os dois trechos apresentados para classe.
- Peça aos alunos que analisem os fragmentos e respondam: Os autores dos textos acima apresentam as mesmas opiniões em relação à obra analisada? (Espera-se que a classe perceba que são opiniões opostas).
- A seguir, divida os alunos em duplas (para que tenham a chance de debater sobre os textos) e distribua cópias das resenhas (textos integrais) para que façam a leitura conjunta. Os arquivos estão disponíveis em materiais complementares.
Materiais complementares:
Para acessar os arquivos para impressão, clique aqui e aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a leitura, peça aos alunos que leiam as perguntas exibidas no slide. Caso prefira, distribua cópias das questões, cujo arquivo está disponível em materiais complementares.
- Indique algumas duplas para compartilharem suas respostas com a classe, verificando o resultado das atividades. Para a resposta da questão “A”, consulte o gabarito; na questão “B”, torne observável ao aluno que, ao referir-se ao resumo que fará da obra, ele assume que o trabalho é grotesco, no sentido de que pode parecer ridículo expor, de maneira tão breve, um roteiro tão complexo; na “C”, é importante que os alunos percebam que os argumentos são rasos. O resenhista limitou-se a emitir seu ponto de vista e, ao invés de apoiá-lo em argumentos sólidos, apenas incluiu em seu texto muitas passagens informativas. Torne observável aos alunos que tais passagens são importantes para situar o leitor, mas outros elementos como comparações com outras obras, citações, dados estatísticos (como custos de produção, bilheteria etc.) ajudariam a compor uma análise mais detalhada.
O gabarito com sugestões de respostas pode ser consultado em materiais complementares.
Materiais complementares:
Para acessar as perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Forme novas duplas, agrupando os alunos com novos parceiros e apresente nova rodada de perguntas (Parte II).
- Caso prefira, distribua cópias das perguntas disponíveis em materiais complementares.
- Novamente, indique algumas duplas para compartilharem suas respostas com a classe, verificando o resultado das atividades. Lembre-se de fazer um rodízio entre as duplas, para que possa acompanhar o desenvolvimento de todos os alunos. O gabarito com sugestões de respostas pode ser consultado em materiais complementares.
Materiais complementares:
Para acessar as perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Torne a trocar as duplas, para que os alunos possam interagir com novos colegas e apresente nova rodada de perguntas, lendo os slides 7 e 8.
- Para facilitar a realização do exercício (evitando a transição constante entre os slides 7 e 8), distribua cópias das perguntas disponíveis em materiais complementares.
- Novamente, indique algumas duplas para compartilharem suas respostas com a classe, verificando o resultado das atividades. Lembre-se de fazer um rodízio entre as duplas, para que você possa acompanhar o desenvolvimento de todos os alunos. O gabarito com sugestões de respostas pode ser consultado em materiais complementares.
Materiais complementares:
Para acessar as perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Torne a trocar as duplas, para que os alunos possam interagir com novos colegas e apresente nova rodada de perguntas, lendo os slides 7 e 8.
- Para facilitar a realização do exercício (evitando a transição constante entre os slides 7 e 8), distribua cópias das perguntas disponíveis em materiais complementares.
- Novamente, indique algumas duplas para compartilharem suas respostas com a classe, verificando o resultado das atividades. Lembre-se de fazer um rodízio entre as duplas, para que você possa acompanhar o desenvolvimento de todos os alunos. O gabarito com sugestões de respostas pode ser consultado em materiais complementares. A ordem correta, para essa atividade é III - I - IV - II - VI - V.
Materiais complementares:
Para acessar as perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Por fim, exiba o slide para classe e peça que os alunos que reflitam, individualmente, sobre a questão proposta.
- Peça a eles que redijam um parágrafo sobre o tema.
- Indique alguns alunos para lerem as respostas. Espera-se que os alunos percebam que resenhas não podem ser construídas com opiniões sem embasamento, do tipo “gostei, porque é bom”, “não gostei, porque não me agradou”, pois isso não agrega credibilidade ao texto.
- Estimule os demais alunos a se manifestarem a respeito das colocações feitas pelos colegas.
- Caso deseje, recolha os textos produzidos, para ter uma ideia do desenvolvimento individual dos alunos.
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Converse com a classe sobre o fato de pessoas diferentes apresentarem opiniões diferentes em relação a uma mesma obra.
- Indique 10 alunos para escreverem, cada um, no quadro, o nome de um filme do qual gostem muito.
- Peça a outros 10 alunos que escrevam, cada um, o nome de um filme do qual não gostam.
- Deixe claro para os alunos que os filmes não podem se repetir em uma mesma lista, mas não há problemas caso estejam presentes na lista contrária.
- Com a lista concluída, peça que os demais alunos opinem sobre a seleção dos colegas, concordando ou não com as indicações.
- No caso de haver discordância, solicite aos alunos que sustentem seus pontos de vista com argumentos sólidos.
- Encerre a aula reforçando para a classe a noção de que divergência de opiniões é comum e o debate sobre pontos de vista diferentes sobre um mesmo assunto deve ser feito de maneira educada, para que a discussão seja saudável e produtiva.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o link do trailer de “O mordomo da Casa Branca” e, por áudio ou mensagem de texto, pergunte se algum deles já assistiu a esse filme. Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em duplas (sugira que eles entrem em contato por WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Envie as duas resenhas aos alunos (disponíveis em “materiais complementares”), pedindo que as duplas leiam e respondam, em conjunto, às questões dos slides de Desenvolvimento (envie a eles as questões disponíveis em “materiais complementares”), para que percebam os argumentos utilizados nos textos usados para defender um ponto de vista. Quando acabarem, convide um aluno de cada dupla para relatar as respostas, enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, promova um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que as equipes discutam a respeito do que responderam.
Fechamento
Em um arquivo de áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos registrem, em forma de síntese, o que aprenderam na aula. Além disso, peça que relatem sobre a importância do uso de argumentos consistentes para fundamentar a opinião sobre alguma crítica a ser feita em resenhas. Os alunos podem responder no WhatsApp da turma para que todos tenham acesso.
Convite às famílias
Convide a família a assistir ao filme “O mordomo da Casa Branca” para apreciá-lo e criar julgamentos de valor sobre a produção fílmica. Incentive, em casa, os alunos a assistirem a filmes de forma ativa, analisando a construção dos personagens feitas pelos atores, a construção do cenário, o desenvolvimento do enredo etc.