Resolução das questões propostas
Gabarito das questões propostas
Plano de Aula
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Podcast de divulgação científica
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários:
Áudio de podcast e vídeo de divulgação científica.
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades com certos termos e expressões técnicas/científicas e/ou com conceitos mais complexos relacionados à área da ciência abordada pelos áudio e vídeo analisados.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: estabelecer os componentes linguísticos mais característicos encontrados na linguagem utilizada em podcast de divulgação científica, como uso da citação e do vocabulário técnico/especializado empregado neste gênero.
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
(Espera-se que os alunos respondam que não.)
(É esperado que a turma perceba a referência a uma pesquisa e a um cientista, no caso, o pesquisador Michael L. Coates.)
(Espera-se que os estudantes reconheçam o uso das afirmações do pesquisador citado.)
(Seria ideal a classe concluir ser para reforçar as informações, dar mais credibilidade, convencer melhor os ouvintes sobre o assunto abordado.)
Materiais complementares: Para acessar o áudio do podcast apresentado neste momento, clique aqui.
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
Materiais complementares: A expectativa de respostas das questões apresentadas neste momento está disponível no próximo slide.
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar a expectativa de respostas das questões apresentadas neste momento (e no slide anterior), clique aqui.
Orientações:
Materiais complementares: Para acessar o vídeo do documentário apresentado neste momento, clique aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio, peça que os alunos escutem um trecho de podcast de divulgação científica e o trecho do episódio do mesmo podcast em que se faz citação a um artigo de Michael L. Coates (disponíveis em Materiais complementares), que devem ser enviados por meio da disponibilização do link do podcast. Oriente no mesmo áudio que, baseados nesses trechos, os alunos respondam às perguntas: o locutor diz as informações baseado somente em seus conhecimentos? Qual outro recurso o locutor usa em seu discurso? O locutor deixa claro que o que ele está afirmando está baseado em outra pessoa? Qual a razão para o locutor citar o discurso de outra pessoa? Peça que os alunos deixem as suas respostas em forma de mensagem de texto (ou áudio) no grupo de WhatsApp da turma.
Desenvolvimento
Em um áudio, faça uma nova orientação: peça que escutem os trechos do podcast conforme está apontado nas orientações do primeiro slide de Desenvolvimento e oriente que respondam às questões dos dois primeiros slides de Desenvolvimento. Quando acabarem, convide pelos menos 4 alunos para compartilhar, por áudio a ser enviado no grupo de WhatsApp da turma, as anotações feitas. Depois disso, peça que eles assistam ao vídeo do último slide de Desenvolvimento (envie o link no WhatsApp da turma) e oriente que respondam às questões do slide. Convide agora mais quatro alunos para expor as suas respostas. Se possível, nesse momento, faça uma atividade síncrona, via Zoom ou Google Meet, na qual os alunos poderão compartilhar as sua respostas, compará-las com as dos outros colegas e debaterem em conjunto.
Fechamento
Para fechar a aula, envie as respostas das atividades, conforme o anexo com as expectativas de resposta (disponível em Materiais complementares) e o slide Fechamento (que pode ser enviado pelo WhatsApp da turma). Envie também um áudio aos alunos comentando sobre os componentes linguísticos encontrados na linguagem utilizada no podcast e no vídeo, como uso da citação e do vocabulário técnico/especializado (conforme o slide), com ênfase no podcast, relembrando todos os passos realizados por eles desde o início da aula. Ao final, em um áudio, oriente que todos os alunos copiem em seus cadernos os resultados encontrados e sistematizados.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente pesquisando podcasts de divulgação científica na internet para auxiliar os alunos a modelizar, de forma inconsciente, o gênero textual, além de ampliar o repertório deles.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Eduardo Diório Junior
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A linguagem técnica do gênero Podcast de divulgação científica
Finalidade da aula: Estabelecer os componentes linguísticos mais característicos encontrados na linguagem utilizada em podcast de divulgação científica, como uso da citação e do vocabulário técnico/especializado empregado neste gênero. Comparar podcast com vídeo de divulgação científica a fim de perceber as como se dá a construção de novos sentidos nestes gêneros de divulgação científica.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Podcasts de divulgação científica
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicional e estilo. Gêneros de divulgação científica.
Prática de linguagem: Análise Linguística / Semiótica.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP42
Sobre esta aula: esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Podcasts de divulgação científica e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica.
Materiais necessários:
Áudio de podcast e vídeo de divulgação científica.
Equipamentos de reprodução de áudio e vídeo em formato digital como gravadores digitais, celulares, tocadores de mp3, tablets e computadores, caixas de som, TV ou aparelho de som com entrada USB etc.
Informações sobre o gênero: Podcasts são programas de áudio, normalmente compostos por uma série de episódios, que podem ser baixados ou ouvidos online, sobre divulgação científica.
Dificuldades antecipadas: Dificuldades com certos termos e expressões técnicas/científicas e/ou com conceitos mais complexos relacionados à área da ciência abordada pelos áudio e vídeo analisados.
Referências sobre o assunto:
INSTITUTO CLARO NET. Podcasts. Disponível em: <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/podcasts/>. Acesso em: 31 out. 2018.
FERREIRA, Anna Rachel. Foco na pesquisa científica. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2034/foco-na-pesquisa-cientifica>. Acesso em: 31 out. 2018.
LAGES, Luiza. OUVIR CIÊNCIA: CONHEÇA PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Disponível em: <http://minasfazciencia.com.br/2018/02/06/ouvir-ciencia/>. Acesso em: 31 out. 2018.
PORVIR. Já pensou no podcast como recurso educacional? Disponível em: <http://porvir.org/ja-pensou-podcast-como-recurso-educacional/>. Acesso em: 31 out. 2018.
REZENDE, Djaine Damiati. Podcast: Reinvenção da comunicação sonora. Disponível em:
<http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf>. Acesso em: 31 out. 2018.
SALLA, Fernanda. Gráficos e tabelas para organizar informações. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes>. Acesso em: 31 out. 2018.
SCIULO, Marilia Mara. 7 podcasts brasileiros que você precisa conhecer. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html>. Acesso em: 31 out. 2018.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: