Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos a definição de persuasão (slide Introdução) e, por áudio ou mensagem de texto, pergunte quais textos tentam persuadir alguém. Peça que os alunos enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Em um áudio, diga que a resenha também possui uma linguagem persuasiva.
Desenvolvimento
Em um áudio, peça que, individualmente, os estudantes leiam a resenha crítica do slide Desenvolvimento (disponibilize o link do texto a eles) e respondam às perguntas: a resenhista estimula ou desencoraja o contato com a obra? Você sentiu vontade de conhecer o livro após a leitura do texto? Convide alguns alunos a enviarem as suas respostas a esses questionamento em forma de áudio, no WhatsApp da turma. Depois disso, oriente que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem um grupo de interação pelo WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Envie às equipes a ficha de avaliação, disponível em “materiais complementares”, e peça que, em conjunto e dialogando pelo WhatsApp, os grupos encontrem e anotem (na ficha) os recursos persuasivos utilizados na resenha lida anteriormente. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para relatar as respostas, enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, promova um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que as equipes discutam a respeito do que responderam. Se quiser, envie um gabarito comentado aos alunos.
Fechamento
Em um arquivo de áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos vejam como a resenha finalizou o texto, utilizando apenas a palavra “Imperdível”. Proponha que os alunos troquem esse parágrafo – composto por apenas uma palavra – por outro parágrafo mais elaborado e persuasivo. Os alunos podem deixar as suas sugestões de parágrafos no WhatsApp da turma para que todos tenham acesso.
Convite às famílias
Convide a família a ler a obra “O Sol na cabeça”, de Giovani Martins, para apreciá-la e criar julgamentos de valor sobre a obra literária. Incentive, também, a leitura de múltiplos textos em casa, pedindo que os alunos, quando lerem ou assistirem a alguma coisa, comentem sobre o que acharam aos familiares, elencando pontos fortes e fracos do livro ou do filme.