Resolução de Atividade - Sonetos - LP09_02SQA05
Plano de Aula
Plano de aula: A estrutura do soneto: rima e sonoridade
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Poemas impressos, projetor ou quadro digital (podem ser também tablets ou um notebook), canetas hidrográficas e/ou lápis de cor.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em compreender e perceber a combinação de rimas e recursos como a assonância e a aliteração.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
Fagner, Zé Ramalho - Fanatismo (Sobre Poema de Florbela Espanca), FagnereZeRamalhoVEVO. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Wbk5kHlwoRM>. Acesso em: 20 set. 2018.
Florbela Espanca (Fanatismo), Eternas Músicas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rh0qvqo-3Ws>. Acesso em: 20 set. 2018.
LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.
MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Instrua os alunos que se organizem em duplas, para favorecer uma troca mais aprofundada e a construção colaborativa.
- Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Distribua para cada dupla dois sonetos.
- Questione o que é rima. Após a definição, peça que socializem o que é a sonoridade em um poema. Espera-se que eles consigam definir a rima como a repetição de sons iguais ou semelhantes em textos poéticos e que percebam que nos poemas o som produzido na leitura é harmônico, agradável, melódico.
- Explique neste momento a relação do som no soneto com a escolha de palavras do poeta, valendo-se de recursos que justamente exploram os sons e a repetição deles (rima) para dar expressividade ao texto e produzir significados. Esses recursos são chamados de figuras de linguagem sonoras.
- Informe que irá exibir um vídeo com o soneto musicado Fanatismo, de Florbela Espanca, nas vozes de Fagner e Zé Ramalho.
- As duplas devem acompanhar a música lendo um dos poemas entregues.
- Após a exibição do vídeo, peça que as duplas identifiquem suas rimas: usando lápis de cor ou canetas hidrográficas, destacando as palavras que rimam com a mesma cor.
- Cada fileira de duplas deve ser responsável por indicar novas possibilidades de rima para uma das estrofes do soneto. Eles podem anotar na própria folha do soneto. Oriente que a escolha dessas novas palavras não deve ser aleatória, uma vez que é preciso considerar o sentido do texto.
- Ao final, peça que algumas duplas socializem as substituições feitas.
Materiais complementares: Para acessar os sonetos desta aula, clique aqui.
Para acessar o vídeo sugerido para esta aula, clique aqui.
Consulte aqui a análise das rimas dos sonetos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos destaquem as rimas do segundo soneto (Vandalismo), usando mais uma vez lápis de cor ou canetas hidrográficas para destacar as rimas.
- Projete ou escreva no quadro os tipos de rimas, considerando sua posição na estrofe (combinações):
Posição na estrofe:
Emparelhadas (ou paralelas) - AABB
Alternadas (ou cruzadas) - ABAB
Opostas (ou entrelaçadas) - ABBA
- Os alunos devem identificar com letras as rimas dos dois sonetos.
- Solicite que os alunos, baseados nas informações que compartilharam, reconheçam a combinação no soneto analisado, interpretando os efeitos que a combinação gera no texto. As duplas devem verificar se a combinação escolhida foi a mesma em todas as estrofes e socializar os resultados. Espera-se que os alunos percebam que, por exemplo, no poema de Florbela Espanca, a aliteração em /m/ combina com o tom devoto do eu lírico. Já no soneto de Augusto dos Anjos, a assonância em /e/ e a aliteração em /s/ no final das palavras (plural) reforçam a introspecção do eu lírico.
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a classe em dois grandes grupos: o primeiro deverá analisar o soneto Fanatismo, o segundo, o soneto Vandalismo, de Augusto dos Anjos.
- Projete ou escreva no quadro o conceito de assonância e aliteração. Caso julgue necessário, projete um cartaz com um soneto que utilize esses recursos sonoros.
- Lance um desafio às duplas: peça que analisem se no poema lido foi utilizada uma dessas figuras sonoras, demonstrando os recursos sonoros e sua relação com o texto verbal.
- Como é um desafio, estabeleça um tempo curto, 5 minutos por exemplo. Projete no quadro um cronômetro digital ou use outro instrumento para controlar o tempo do desafio.
- Ao final do tempo, escolha alguns alunos para responder. Caso ache pertinente, crie um placar e pontue os acertos, conforme o desempenho das duplas selecionadas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Exiba a declamação de Eunice Muñoz do soneto Fanatismo.
- Solicite a leitura em voz alta do soneto, para reforçar a percepção e entendimento dos recursos trabalhados na aula.
- Finalize pedindo aos alunos que expliquem a importância das rimas, da assonância e da aliteração para a sonoridade nos sonetos e se estas contribuem para sua beleza, ou seja, a harmonia entre ritmo e conteúdo. Espera-se que os alunos utilizem os conceitos trabalhados na aula para ressaltar a relação entre o tema do poema e sua estrutura rítmica.
Materiais complementares: Para acessar o vídeo da declamação, clique aqui.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, peça que os alunos se organizem em duplas, para que se comuniquem por WhastApp e discutam as atividades.
Introdução
Entregue a cada dupla o soneto de Florbela Espanca (disponível como material complementar) e peça, por áudio, que grifem as rimas do poema. Também oriente que as duplas façam novas rimas, trocando algumas estrofes do poema. Peça que eles discutam em suas duplas e, quando terminarem, que um deles envie, por áudio, as alterações feitas no poema.
Desenvolvimento
Envie, então, o soneto Vandalismo, presente como material complementar no plano de aula. Junto com o soneto, envie um vídeo explicando as posições em que as rimas podem aparecer em um soneto (paralelas, alternadas ou interpoladas). Depois disso, peça que os alunos grifem as rimas e as classifiquem, conforme as explicações do vídeo. Em um novo vídeo, explique os conceitos de aliteração e assonância e peça que os alunos, em suas duplas, encontrem essas figuras de linguagem nos dois sonetos lidos anteriormente. Oriente que entreguem as atividades realizadas via e-mail ou foto das atividades.
Fechamento
Para finalizar, peça, por áudio ou mensagem de texto, que os alunos enviem as suas sínteses da aula, relatando a importância da sonoridade no soneto, por meio da rima, assonância e aliteração. Oriente-os a enviar as suas respostas no grupo de WhatsApp da turma, em que todos podem ter acesso às sínteses. Se tiver tempo disponível, ou como atividade pós-aula, compartilhe o vídeo disponível no slide de Fechamento.
Convite às famílias
Convide a família a conhecer as obras de Florbela Espanca, pesquisando sobre a vida da autora e sua rica produção literária.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A estrutura do soneto: rima e sonoridade
Finalidade da aula: Reconhecer a combinação das rimas nos versos e perceber alguns recursos expressivos sonoros usados nos sonetos para compreender a construção da sonoridade e ritmo no gênero.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Soneto
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos / Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48 / EF89LP37
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Poemas impressos, projetor ou quadro digital (podem ser também tablets ou um notebook), canetas hidrográficas e/ou lápis de cor.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em compreender e perceber a combinação de rimas e recursos como a assonância e a aliteração.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
Fagner, Zé Ramalho - Fanatismo (Sobre Poema de Florbela Espanca), FagnereZeRamalhoVEVO. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Wbk5kHlwoRM>. Acesso em: 20 set. 2018.
Florbela Espanca (Fanatismo), Eternas Músicas. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rh0qvqo-3Ws>. Acesso em: 20 set. 2018.
LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.
MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.