Atividade para impressão - Sonetos - LPO9_02SQA04
Plano de Aula
Plano de aula: A estrutura do soneto: estrofe
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Soneto
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Poemas impressos, projetor ou quadro digital (podem ser também tablets ou um notebook), folhas sulfite, papel canson, craft ou cartolina, canetas hidrográficas e lápis de cor. Aguardando liberação dos textos.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em entender a estrutura dos sonetos e reconhecer sua tipologia: esclarecer as dúvidas do aluno. Outra possibilidade é oferecer como material de apoio, para posterior consulta, o vídeo sobre tipos de estrofes. Com este material, o aluno poderá entender mais detalhadamente o que é um terceto, uma quadra e os demais tipos de estrofes.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.
MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
O Cancioneiro, Revista SuperInteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/o-cancioneiro/>. Acesso em: 10 set. 2018.
SHAKESPEARE, William. 30 Sonetos. Tradução: Ivo Barroso. 1991. Editora Nova Fronteira. _______________. “Sonetos”. Tradução: Jorge Wanderley. 2a. Edição. 1991. Civilização Brasileira.
Shakespeare – poemas, Revista Prosa Versos e Arte. Disponível em: <https://www.revistaprosaversoearte.com/shakespeare-poemas/>. Acesso em: 10 set. 2018.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
Sobre o soneto, Bernardo Souto. Disponível em: <http://homemeterno.com/2017/07/sobre-o-soneto/>. Acesso em: 10 set. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em : <http://www.adventista.edu.br/_imagens/area_academica/files/A%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20do%20espa%C3%A7o%20em%20sala%20de%20aula.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Tipos de Estrofes - Brasil Escola, Brasil Escola. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZMu3Z2bDhqY>. Acesso em: 10 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Antes da aula:
- Instrua os alunos que se organizem em quartetos, numa referência ao número de estrofes do soneto. O trabalho em pequenos grupos contribui para a construção do conhecimento por meio da partilha de impressões e conclusões.
Início da aula:
- Leia o tema da aula para os alunos, escreva no quadro ou projete a apresentação.
- Peça aos alunos para relembrarem o conceito de soneto, indicando algumas de suas características.
Material complementar: Para informações sobre a origem do soneto, consulte: Sobre o soneto.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Distribua inicialmente para cada grupo dois sonetos, um italiano e outro inglês, respectivamente o Soneto XIII, de Olavo Bilac, e o Soneto XII, de William Shakespeare.
- Informe que eles devem analisar a estrutura do poema: número de versos, número de estrofes, quantidade de versos em cada estrofe. Peça que registrem suas observações numa ficha que será distribuída. Neste momento verifique o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto.
- Apresente os dois modelos mais usuais de soneto: italiano (ou petrarquiano - 4-4-3-3) e inglês (shakespeariano - 4-4-4-2). Caso julgue necessário, projete ou apresente em cartazes algumas informações sobre Petrarca e Shakespeare.
Materiais complementares: Para acessar o trio de sonetos escolhidos para esta aula, clique aqui.
Para acessar a ficha de análise dos sonetos, clique aqui.
Para acessar uma sugestão de textos sobre Petrarca e Shakespeare, clique aqui Sobre Petrarca, consulte: O cancioneiro.
Sobre Shakespeare e seus sonetos, consulte: Shakespeare, O soneto inglês.
Observação: Nesta aula adotamos como forma do soneto inglês a estrutura 4-4-4-2, considerando suas rimas. Atualmente a apresentação visual do soneto inglês por meio de um bloco único de versos. O dístico aparece em destaque, com um ligeiro recuo de parágrafo (LIMA, 2007; COSTA, 2008).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Solicite que os grupos identifiquem nos sonetos sua tipologia: se italiano ou inglês.
- Oriente os grupos a responderem também as demais questões da ficha.
- Por último, entregue a cada grupo um soneto monostrófico (única estrofe de 14 versos). O poema sugerido é Rio Verde, de Lenilde Freitas.
- Peça que comentem sobre a estrutura do poema apresentado e qual a diferença deste para os outros sonetos analisados anteriormente. Espera-se que os alunos percebam que este tipo de soneto tem apenas uma estrofe.
- As informações deste soneto também devem ser registradas na ficha, junto com as dos demais.
Desenvolvimento
Orientações:
- Questione os grupos sobre como a estrofação contribui para a construção do sentido do poema. Peça que analisem cada estrofe. Espera-se que eles percebam que a estrutura do soneto vai, gradativamente, criando uma imagem na cabeça do leitor. Explique que cada estrofe tem unidade de conteúdo e ritmo. Os sonetos apresentam uma introdução, o desenvolvimento e a conclusão, com a chave de ouro que sintetiza a ideia do poema.
- Oriente os grupos a escolherem um dos três sonetos e realizarem novamente sua leitura. Caso julgue mais difícil comparar as interpretações dos três sonetos no momento da socialização, determine qual dos sonetos será trabalhado nesta atividade.
- Solicite aos alunos que destaquem exemplos de versos que contribuem para a construção do sentido no poema, levando o leitor a criar uma imagem, visualizando uma cena. Esta atividade demonstrará a importância da estrofação, levando-os a perceber a unidade de conteúdo de cada estrofe e o desenrolar do tema no soneto (introdução, desenvolvimento e conclusão)
- Entregue um material para desenho (sulfite ou outro tipo de papel, lápis de cor e canetas hidrográficas) e peça que cada grupo faça um desenho baseado no soneto escolhido. O desenho deve ser colaborativo, apenas um por grupo. Os integrantes podem, se quiserem, definir as funções de cada um no desenvolvimento da atividade. O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos percebam a força imagética do poema, construída através da escolha de palavras, linguagem conotativa, estrofe a estrofe.
Materiais complementares: Para acessar a sugestão de respostas para a atividade de visualização do soneto, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Encerre os trabalhos e peça que os grupos compartilhem as respostas das fichas. Recolha as fichas dos grupos.
- Solicite aos grupos que mostrem os desenhos inspirados no soneto, relacionando com versos do poema.
- Resgate o conceito de chave de ouro e oriente os alunos a analisarem se nos desenhos a chave de ouro foi priorizada.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, peça que os alunos se organizem em grupos de até 4 pessoas, para discutir as atividades. Peça que eles criem um grupo de comunicação no WhatsApp e o adicionem para ir acompanhando a discussão. Ainda no mesmo áudio ou vídeo, explique o que é um soneto, conforme as instruções do plano.
Introdução
Distribua, em cada grupo, dois sonetos (um italiano e outro inglês, respectivamente o Soneto XIII, de Olavo Bilac, e o Soneto XII, de William Shakespeare), junto com a ficha de análise e interpretação dos sonetos. Por áudio ou mensagem de texto, peça que eles preencham o primeiro item desta ficha, que dá ênfase no aspecto estrutural do sonetos. Peça que eles discutam em seus grupos e, quando terminarem, que um deles envie a resposta (por foto ou texto).
Desenvolvimento
Envie, então, o soneto monostrófico “Rio Verde”, de Lenilde Freitas, e os oriente, por áudio, a preencher toda a ficha de atividades enviada anteriormente, comparando os sonetos quanto ao número de estrofes e versos. Oriente-os também a fazer desenhos para ilustrar o poema (peça que cada integrante do grupo faça um desenho diferente). Peça que um aluno, ao final da atividade, envie a ficha preenchida para o e-mail do professor e disponibilize um áudio (ou mensagem de texto) a todos da turma, comentando que cada estrofe tem unidade de conteúdo e ritmo, contribuindo para a construção do soneto.
Fechamento
Para finalizar, peça, por áudio ou mensagem de texto, que os grupos enviem as suas ilustrações sobre os sonetos no grupo de WhatsApp da turma, explicando rapidamente como ele se atrela ao soneto escolhido.
Convite às famílias
Convide a família a conhecer as obras do poeta italiano Petrarca e do inglês Shakespeare, importantes nomes na Literatura Universal. Traga os clássicos para a casa, resgatando produções literárias importantes e tornando-as comuns no cotidiano dos alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danielle Vasconcelos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A estrutura do soneto: estrofe
Finalidade da aula: Entender o que é a estrofação, sua tipologia e função, analisando qual a sua contribuição para a construção do sentido no soneto.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Soneto
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos / Figuras de linguagem
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP48 / EF89LP37
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Soneto e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Poemas impressos, projetor ou quadro digital (podem ser também tablets ou um notebook), folhas sulfite, papel canson, craft ou cartolina, canetas hidrográficas e lápis de cor. Aguardando liberação dos textos.
Informações sobre o gênero: Soneto, poema de forma fixa, com 14 versos, cuja formação mais usual é 4-4-3-3 ou 4-4-4-2. Normalmente o soneto apresenta rimas e suas sílabas poéticas são decassílabos ou versos alexandrinos.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em entender a estrutura dos sonetos e reconhecer sua tipologia: esclarecer as dúvidas do aluno. Outra possibilidade é oferecer como material de apoio, para posterior consulta, o vídeo sobre tipos de estrofes. Com este material, o aluno poderá entender mais detalhadamente o que é um terceto, uma quadra e os demais tipos de estrofes.
Referências sobre o assunto:
ALVES, José Hélder Pinheiro. Caminhos da abordagem do poema em sala de aula. Graphos. João Pessoa, v. 10, n. 1, 2008 – ISSN 1516-1536. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/viewFile/4299/3250>. Acesso em: 17 jul. 2018.
COSTA, Marta Moraes da. Teoria da literatura II. Curitiba: IESDE Brasil, 2008.
LIMA, Renira Lisboa de Moura. A forma soneto. Maceió: EdUFAL, 2007.
MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.
O Cancioneiro, Revista SuperInteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/comportamento/o-cancioneiro/>. Acesso em: 10 set. 2018.
SHAKESPEARE, William. 30 Sonetos. Tradução: Ivo Barroso. 1991. Editora Nova Fronteira. _______________. “Sonetos”. Tradução: Jorge Wanderley. 2a. Edição. 1991. Civilização Brasileira.
Shakespeare – poemas, Revista Prosa Versos e Arte. Disponível em: <https://www.revistaprosaversoearte.com/shakespeare-poemas/>. Acesso em: 10 set. 2018.
SILVA, E.F.; DE JESUS, W.G. Como e por que trabalhar a poesia na sala de aula. Revista Graduando. Nº 2, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.uefs.br/dla/graduando/n2/n2.21-34.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2018.
Sobre o soneto, Bernardo Souto. Disponível em: <http://homemeterno.com/2017/07/sobre-o-soneto/>. Acesso em: 10 set. 2018.
TEIXEIRA, Madalena Telles; REIS, Maria Filomena. A Organização do espaço em sala de aula e as suas implicações na aprendizagem cooperativa. Meta: Avaliação | Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p. 162-187, mai./ago. 2012. Disponível em :