Mapa dos imóveis rurais pequenos, médios e grandes - 2003
Plano de Aula
Plano de aula: O MST e a participação política campesina no Brasil
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Reflexões sobre o Brasil 1989-2019
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF09HI25) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).
Material complementar:
Contexto: Mapa dos imóveis rurais pequenos, médios e grandes - 2003:
Problematização: Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964. Estatuto da Terra.
Movimento Sem Terra Histórico:
Para você saber mais:
BRASIL, Lei nº 4.504 de 30 de novembro de 1964. Estatuto da Terra. Brasília, DF, nov 1964. Disponível em:
Das Lutas pela terra, nasce o MST. Memorial da Democracia. Disponível em: <http://memorialdademocracia.com.br/card/a-criacao-do-mst>. Acesso em: 03 dez. 2018.
Famílias Assentadas 1979 - 2006. Atlas Brasil Agrário. Disponível em: <http://www.atlasbrasilagrario.com.br/__atlas__/todos-os-anos-entre-1979-e-2006/>. Acesso em: 02 dez 2018.
FERNANDES, Maria José Costa. Da luta pela terra à luta pela reforma agrária no Brasil. Revista GeoInterações, Assú, R.N. vol.1, nº 1, p. 55-67, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://periodicos.uern.br/index.php/geointeracoes/article/view/2178/1196>. Acesso em: 20 fev. 2019.
LOPES, Eliano Sérgio Azevedo. A reforma agrária no Brasil: um velho problema, esperando uma solução que nunca chega? In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, João Pessoa-PB, 2002. Disponível em: <https://www.fundaj.gov.br/images/stories/observanordeste/eliano5.pdf>. Acesso em: 26 nov 2018.
Secretaria Regional Sul MST. Histórico do Movimento Sem Terra. Disponivel em: <http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/1985%20%E2%80%93%20Hist%C3%B3rico%20do%20Movimento%20Sem%20Terra%20%E2%80%93%20MST.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais:
Famílias Assentadas 1979 - 2006. Atlas Brasil Agrário. Disponível em: <http://www.atlasbrasilagrario.com.br/__atlas__/todos-os-anos-entre-1979-e-2006/>. Acesso em: 02 dez 2018.
FERNANDES, Maria José Costa. Da luta pela terra à luta pela reforma agrária no Brasil. Revista GeoInterações, Assú, R.N. vol.1, nº 1, p. 55-67, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://periodicos.uern.br/index.php/geointeracoes/article/view/2178/1196>. Acesso em: 20 fev. 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula espera-se que os alunos façam a análise do mapa de concentração de terras e latifúndios no Brasil de 2003 e percebam, por meio desta análise, que as regiões com maior concentração de terras são a Norte e Centro Oeste. Esta análise será essencial para a explicar o histórico do MST. Para isso, organize os alunos em grupos e projete ou distribua o mapa impresso.
Entregue uma cópia das orientações para cada grupo ou escreva-as no quadro. Informe os alunos que, ao final da atividade, será sorteado um dos grupos para socializar suas interpretações. Circule na sala entre os grupos, acompanhando a observação e análise do mapa. Orientações para a análise do mapa:
1. Qual ano o mapa foi produzido?
2. Qual o tema do mapa?
3. Quais regiões apresentam maior número de imóveis rurais grandes?
4. Quais regiões apresentam maior número de imóveis rurais pequenos?
5. Os imóveis rurais grandes cultivam o mesmo tipo de alimento que os imóveis rurais pequenos? Explique sua resposta (o objetivo desta pergunta é a construção de hipóteses).
Ao final sorteie um dos grupos e peça para que socializem suas respostas. Sintetize a respostas dos alunos no quadro por meio de palavras chaves. Esta síntese será retomada ao final desta aula no campo “Sistematização”.
Mapa dos imóveis rurais pequenos, médios e grandes - 2003:
Como adequar à sua realidade:
Este mapa pode ser explorado a partir da análise de sua região.
Para territórios de imóveis rurais grandes: pergunte aos alunos o que os latifúndios produzem, se houve conflitos pela terra, ocupações e assentamentos.
Para territórios de imóveis rurais pequenos: pergunte aos alunos o que as pequenas propriedades produzem, se conhecem assentamentos na região e se há conflitos pela terra.
Para você saber mais:
O MST (Movimento sem Terra) é apenas um dos movimentos sociais de trabalhadores rurais que atuam no Brasil na luta pela Reforma Agrária.
Há outros movimentos sociais campesinos que apresentam os mesmo aspecto políticos de luta pela Reforma Agrária como por exemplo as Ligas Camponesas.
Famílias Assentadas 1979 - 2006. Atlas Brasil Agrário. Disponível em: <http://www.atlasbrasilagrario.com.br/__atlas__/todos-os-anos-entre-1979-e-2006/>. Acesso em: 02 dez 2018.
FERNANDES, Maria José Costa. Da luta pela terra à luta pela reforma agrária no Brasil. Revista GeoInterações, Assú, R.N. vol.1, nº 1, p. 55-67, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://periodicos.uern.br/index.php/geointeracoes/article/view/2178/1196>. Acesso em: 20 fev. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro as orientações descritas no slide e explique-as para a sala. Sugiro a apresentação rápida do conceito de tópico (frases ou parágrafos que apresentam de forma objetiva e precisa o assunto). Distribua, para os grupos, as folhas contendo o texto para análise, entregue uma cópia para cada dois alunos. Junto às cópias do texto, entregue uma folha para que os alunos construam os tópicos ou peça que façam no caderno. Oriente os alunos que ao final serão selecionados 2 grupos (um representante de cada texto) que farão a socialização para a sala. Para esta etapa da aula, foram selecionadas duas propostas de textos. A primeira é um trecho da Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964 que dispõe sobre o Estatuto da Terra e a segunda proposta conta a história da formação do MST (Movimento Sem Terra). Assim, garantimos visões diferentes sobre o tema, mas que dialogam entre si.
Acompanhe os grupos e controle o tempo. Responda as dúvidas mediando a atividade e o processo de aprendizado dos alunos. O tempo pode ser dividido em 15 minutos para leitura, análise e debate do texto, 10 minutos para a construção dos tópicos.
Textos para análise:
Lei nº 4.504, de 30 de novembro de 1964 - Estatuto da Terra:
Movimento Sem Terra - Histórico:
Para você saber mais:
BRASIL, Lei nº 4.504 de 30 de novembro de 1964. Estatuto da Terra. Brasília, DF, nov 1964. Disponível em:
LOPES, Eliano Sérgio Azevedo. A reforma agrária no Brasil: um velho problema, esperando uma solução que nunca chega? In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos, João Pessoa-PB, 2002. Disponível em: <https://www.fundaj.gov.br/images/stories/observanordeste/eliano5.pdf>. Acesso em: 26 nov 2018.
Secretaria Regional Sul MST. Histórico do Movimento Sem Terra. Disponivel em: <http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/1985%20%E2%80%93%20Hist%C3%B3rico%20do%20Movimento%20Sem%20Terra%20%E2%80%93%20MST.pdf>. Acesso em: 02 dez 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isto, selecione um grupo que interpretou o texto sobre o Estatuto da Terra e o outro que analisou a história do Movimento Sem Terra (MST) e peça para que socializem os tópicos construídos.
Aproveite os tópicos dos grupos para elaborar no quadro uma síntese de cada texto por meio de palavras chaves.
Divida o quadro em duas partes, escreva em um lado a síntese sobre a Estatuto da Terra e do outro sobre o histórico do MST. Finalize comparando estas sínteses com as hipóteses e respostas que os alunos apresentaram no início da aula ao interpretarem o mapa. Verifique o processo de aprendizagem solicitando a um aluno que conte o que foi aprendido na aula. Use como recurso para seleção o sorteio.
Para você saber mais:
Das Lutas pela terra, nasce o MST. Memorial da Democracia. Disponível em: <http://memorialdademocracia.com.br/card/a-criacao-do-mst>. Acesso em: 03 dez. 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, o mapa e as questões propostas na etapa. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Você pode estabelecer um prazo para que os estudantes enviem as respostas e escolher ou sortear um ou mais alunos para compartilhar as respostas com o restante da turma. Outra opção é pedir para que todos mandem as respostas para um grupo da turma a que todos tenham acesso, como Google Sala de Aula, Whatsapp ou Facebook. Elas podem podem ser enviadas em formato de texto, áudio ou vídeo.
Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos respondendo dúvidas que os alunos possam ter ou chamando a atenção para informações do mapa.
Problematização
Nesta etapa, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
A proposta é que metade da turma analise o texto da Lei nº 4.504 e a outra metade o texto sobre o Movimento Sem Terra. Se estiver utilizando o Google Sala de Aula, você consegue criar duas atividades diferentes e destiná-las apenas aos alunos que escolher, de maneira bastante simples. Outra opção é encaminhar os textos via e-mail, Whatsapp ou outro meio.
Encaminhe as fontes e peça para que os alunos façam um texto em tópicos sobre elas. Para facilitar a interpretação pelos estudantes de forma autônoma, novas questões foram incluídas neste material.
Questões para refletir:
Lei nº 4.504
- Quando foi publicada essa lei?
- Do que ela trata?
- O que é Reforma Agrária?
- O que é Política Agrícola?
- O que diz o art. 2º da lei?
- Do que uma propriedade rural precisa para cumprir a sua função social?
Histórico do MST
- Quando surgiu o MST?
- Como surgiu o MST?
- Por que o acampamento de Encruzilhada Natalino, depois chamado de Nova Ronda Alta, é importante para este movimento?
Peça para que os estudantes reflitam sobre as questões acima e criem tópicos procurando respondê-las. Estabeleça um prazo para que possam produzir os tópicos e entregá-los para você.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Sistematização
Neste momento, você pode propor que os alunos enviem os tópicos para que o restante da turma possa ler. Eles podem enviar textos, áudios ou vídeos lendo os tópicos. Em seguida, proponha que respondam, no próprio grupo da sala, de que forma o que foi apresentado pelos dois textos está relacionado ao que aprenderam com o mapa analisado no contexto.
Outra possibilidade, neste momento, é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam apresentar os tópicos uns aos outros e relacioná-los ao mapa.
De qualquer forma, o importante é que os alunos consigam relacionar que, apesar do Estatuto da Terra ter sido criado em 1964, a luta dos trabalhadores rurais por acesso à terra existe até hoje, por este direito ainda não ser cumprido.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isis Ferrari
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9° ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946
Objeto (s) de conhecimento: “A história recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais. Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira"
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI25) Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.
Palavras Chave: MST, reforma agrária, agricultura familiar, latifúndio
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