Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento, a questão do Enem e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- O que está escrito nos mísseis que os homens estão sentados?
- Quem são os homens sentados nos mísseis?
- Os homens disputam um jogo chamado “Braço de Ferro”. Qual a intenção desta disputa?
- Qual a graça ou a ironia desta charge?
Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise da fonte, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. A proposta, neste momento, é que metade da turma analise a reação do presidente dos EUA e, a outra metade, a do presidente da URSS. No Google Sala de Aula é possível criar duas atividades diferentes e destiná-las apenas para os alunos escolhidos de maneira simples. Também é possível fazer isso por e-mail, Whatsapp, Facebook etc.
Encaminhe o documento com o texto, os questionamentos e orientações propostos na etapa.
A sala está separada em dois blocos distintos. Cada grupo recebeu um texto para análise e ficará responsável por produzir uma narrativa no formato de telejornal.
1º bloco:
- Descoberta dos mísseis em Cuba.
- Reação do presidente John Kennedy (presidente dos EUA).
- Por que este evento foi chamado de crise dos mísseis?
2º bloco:
- Descoberta dos mísseis em Cuba.
- Reação do presidente Kruschev (presidente da URSS).
- Por que este evento foi chamado de Crise dos mísseis?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, discutir e preparar as narrativas. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode propor que os grupos/alunos enviem as narrativas em forma de texto, para que o restante da sala veja. Também podem gravar um telejornal, gravando vídeos lendo as narrativas, ou um podcast, gravando áudios. Para isso, eles podem usar aplicativos como o Anchor.
Os estudantes podem encaminhar as produções por Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc. Incentive-os a compartilharem as narrativas e dúvidas com os colegas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a crise dos mísseis de Cuba, na matéria no canal do Estadão no Youtube (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Anchor (como usar): disponível aqui.