Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: este plano é parte de uma sequência, devendo ser aplicado após os conceitos trabalhados nos planos CIE9_16TU01, CIE9_16TU02, CIE9_16TU05, CIE9_16TU06.
Materiais necessários para a aula, disponível no material complementar:
- Tabuleiro do jogo;
- Cartas;
- Dado.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Incentive uma discussão sobre distâncias e tempos. Para isso, peça aos alunos que digam quanto tempo demoram para chegar em alguns locais perto deles, como o banheiro da escola, a cozinha, a quadra escolar, etc. Depois, aumente a distância para a casa, cidades vizinhas e, com base na distância e tempo dessas cidades, peça para que pensem em outros países. O intuito dessa contextualização é que percebam o tempo gasto para percorrer diferentes distâncias. Questione se eles já pensaram quanto tempo demorariam para chegar em uma estrela que podem ver no céu a noite.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. É possível que levantem alguma hipótese neste momento, peça para que anotem e retome ao final da aula, na sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações: Divida a sala em grupos e distribua um tabuleiro, um dado e as cartas de questões para cada um deles. Encaminhe-os para atividade que será realizada, o jogo “Aquecendo as turbinas”, que tem por objetivo juntar pontos para trocar por uma viagem interestelar. Dentro de cada grupo, serão formadas duas equipes que jogarão uma contra a outra. Peça para que utilizem materiais como borracha ou apontador para andar no tabuleiro.
Etapa 1 (3 minutos) - Leia as regras do jogo e abra para possíveis questionamentos.
- (disponível no material complementar)
Etapa 2 (25 minutos) - Realização do jogo (disponível no material complementar).
Caso não consiga realizar a impressão do tabuleiro, este pode ser feito como desenho, juntamente com os alunos.
Etapa 3 (3 minutos) - Contagem dos pontos.
Etapa 4 (2 minutos) - Conversão dos pontos em tempo.
Após a soma da pontuação, peça para que façam a conversão dos pontos que conseguiram em tempo.
Para a conversão utilize: cada 1.000 pontos = 10 anos.
Mão na massa
Orientações: Reserve 5 minutos para essa etapa. Com o tempo que cada grupo “ganhou” no jogo em mãos, diga que agora eles poderão “trocá-lo” por uma viagem interestelar. Pergunte a pontuação geral da sala e qual grupo fez uma pontuação alta. Provavelmente, o grupo com pontuação mais alta chegará próximo a 30 ou 40 anos. Questione se eles acham que com esse tempo eles conseguiriam realizar uma viagem interestelar.
Projete ou leia o trecho do slide, retirado do artigo: “O revolucionário projeto de viagem interestelar apoiado por Stephen Hawking para tentar 'salvar a humanidade'. Utilize o seguinte trecho do artigo para complementar a informação aos alunos:
‘Mas o grupo de especialistas descobriu que, por causa dos avanços em tecnologia, parece haver um conceito que pode funcionar.’ Esse conceito é reduzir o tamanho da aeronave para o de um chip usado em equipamentos eletrônicos. A ideia é lançar milhares dessas ‘mininaves’ na órbita da Terra. Cada um teria um navegador solar.Seria como uma vela em um barco – mas o sistema seria impulsionado pela luz, em vez do vento. Um laser gigante na Terra daria a cada uma das naves um poderoso empurrão que as ajudaria a alcançar 20% da velocidade da luz.”
Após esse momento, refaça a pergunta sobre a possibilidade da viagem interestelar com o tempo que eles conseguiram.
Aqui, eles podem levantar que com a nova tecnologia seria muito mais viável a realização dessa viagem, mas com o que temos atualmente é impossível dentro de uma geração.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Retome a questão disparadora. Com os dados levantados no jogo e nos trechos do artigo, os alunos terão argumentos para responder a questão disparadora. Incentive para que pensem e argumentem sobre a possibilidade da realização de uma viagem interestelar.
Material complementar: