Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto do slide "Contexto" e pensarem sobre o conceito da estratosfera. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais os impactos de uma erupção solar no planeta Terra?
Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco integrantes.
Peça para eles confeccionarem 2 dos fôlderes com explicações dos impactos e uma erupção solar no planeta Terra.
Envie o link (disponível aqui) para auxiliar a pesquisa e marque uma data para eles finalizarem a atividade.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma. Retome a questão disparadora e proponha uma conversa sobre os impactos da erupção solar.
Use o Padlet, recurso digital, para organizar a linha do tempo dos grupos. Tutorial Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem incentivar os filhos no estudo.