Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Para saber mais, acesse: https://hmsportugal.wordpress.com/2011/04/19/ressonancia-magnetica-nuclear-rmn/
Materiais necessários para a aula: Ímãs, isopor, bússolas, pratos rasos ou placas de Petri, água, azeite, mel/creme de leite/leite condensado.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o slide para a classe e questione aos alunos sobre conhecimentos prévios que eles tenham a respeito do assunto. Os termos “ressonância”, “nuclear” e “magnética”, avaliados separadamente ou em conjunto, podem servir de base e estímulo para iniciar a discussão e a investigação sobre o método. Estimule os alunos através de perguntas, tais como: “ Vocês já ouviram falar em ressonância magnética”, “vocês saberiam dizer qual a finalidade desta técnica” ou ainda, “qual seria o mecanismo de funcionamento de um dispositivo de ressonância magnética?”. Apesar de parecer, aparentemente, complexo o tema, ele aparece com bastante constância na vida dos estudantes; em filmes, reportagens de TV, e algumas vezes em desenhos animados. Assim, não classifique as respostas dos alunos, apenas escute atentamente suas concepções prévias.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete o slide para os alunos e faça a leitura conjunta. Oriente os alunos para que façam perguntas sempre que surgir alguma dúvida. Particularmente, esse é um momento crucial pois é um dos primeiros momentos que os alunos terão contato com o termo magnetismo. Por isso, é necessário cautela na abordagem conceitual do tema, para o mesmo não se estender de forma muito complexa. Neste caso, é interessante apenas dizer que a magnetita apresenta uma propriedade magnética que fornece a ela a capacidade de atrair magneticamente materiais ferromagnéticos, como por exemplo: cobalto, níquel e ferro.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete o slide para os alunos e faça a leitura conjunta. Oriente os alunos para que façam perguntas sempre que surgir alguma dúvida. Lembre-se que, assim como acontece com os ímãs, a Terra possui um campo magnético próprio. As bússolas se orientam na direção norte-sul induzidas pelo campo magnético terrestre.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: A imagem contida no slide é a foto de uma das primeiras bússolas criada pelos chineses, mostrada aqui meramente como curiosidade histórica.
É possível apresentar uma versão da experiência de Oersted usando uma pilha nova, um pedaço pequeno de fio condutor e uma bússola (se houver um retroprojetor à disposição, ele melhora a visualização da experiência pela classe toda).
CONTEXTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete o slide para os alunos e faça a leitura conjunta.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete o slide para os alunos e faça a leitura conjunta.
CONTEXTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete o slide para os alunos e faça a leitura conjunta. Este slide e o próximo são opcionais. Estão presentes para ilustrar os princípios de geração dos campos magnéticos pelos aparelhos de ressonância magnética, mas podem ser suprimidos da aula sem comprometimento da atividade.
É possível apresentar uma versão da experiência de Oersted usando uma pilha nova, um pedaço pequeno de fio condutor e uma bússola (se houver um retroprojetor à disposição, ele melhora a visualização da experiência pela classe toda).
CONTEXTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete o slide para os alunos e faça a leitura conjunta. Este é o segundo de dois slides opcionais, conforme explicitado nas orientações do slide anterior.
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete o slide com a questão disparadora.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Divida os alunos em grupos de até 6 alunos. Distribua os materiais necessários à realização da experiência e uma cópia do material de apoio (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/544NGvbVWMPNH3WynqqQKmzA9U4zUKxzTD4F5mEmmjdZQ2VhTE3yhSHZtqxt/atividade-para-impressao-material-de-apoio-cie09-07me04.pdf) para cada grupo e/ou mantenha o slide projetado durante a realização da experiência.
MÃO NA MASSA
Orientações: Divida os alunos em grupos de até 6 alunos. Distribua os materiais necessários à realização da experiência e uma cópia do material de apoio (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/544NGvbVWMPNH3WynqqQKmzA9U4zUKxzTD4F5mEmmjdZQ2VhTE3yhSHZtqxt/atividade-para-impressao-material-de-apoio-cie09-07me04.pdf) para cada grupo e/ou mantenha o slide projetado durante a realização da experiência.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide para os alunos e oriente-os para que realizem a segunda experiência que consta do material de apoio (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/544NGvbVWMPNH3WynqqQKmzA9U4zUKxzTD4F5mEmmjdZQ2VhTE3yhSHZtqxt/atividade-para-impressao-material-de-apoio-cie09-07me04.pdf).
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Distribua as 6 bússolas (ou 18, se houver a quantidade suficiente) para os grupos. Aguarde que eles realizem a experiência 2, conforme consta no material de apoio, com cada um dos 3 conjuntos. Monitore a realização da experiência para sanar quaisquer dúvidas que aparecerem e orientar quando eventuais problemas surgirem. A experiência também pode ser alternativamente realizada pelo professor utilizando um retroprojetor. Para que isso seja possível, é necessário empregar bússolas com a carcaça transparente, para que as agulhas fiquem visíveis na imagem projetada.
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Após as experiências realizadas, há a necessidade de relacioná-las ao funcionamento dos aparelhos de ressonância nuclear magnética. Nestes aparelhos, correntes elétricas intensas criam campos magnéticos muito fortes que fazem alinhar, ao invés de ímãs, as moléculas de água presentes nos corpos dos pacientes. Estas moléculas emitem pulsos eletromagnéticos enquanto se movem durante e após a aplicação do campo magnético da máquina. A velocidade com que estas moléculas se reorganizam após ser desligado o campo magnético da máquina, assim como o pulso eletromagnético que elas emitem ao fazê-lo, são diferentes a depender do tecido em que se encontram, assim como acontece com os ímãs da experiência, conforme muda o líquido sobre o qual estão flutuando.
Na internet há uma série de vídeos relacionados ao assunto. Um deles, muito bem ilustrado e didático, é de um episódio do programa Globo Ciência, disponível em https://youtu.be/kycJTRoo48U. Neste vídeo, entre os instantes 5:21 e 9:00, fala-se de exames mais específicos, que podem ser interessantes para os alunos mas que, se não houver muito tempo disponível, podem ser cortados da apresentação sem nenhum comprometimento da atividade.