Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é uma sequência do conteúdo desenvolvido na aula CEI9_17TU04, uma vez que traz temas já abordados, como as anãs brancas e o Sol, porém com maior grau de importância e aprofundamento em sua relação com a vida no planeta Terra.
Materiais necessários para a aula: Texto de apoio para questões. CARDS de instrução. Esquemas de ciclos biogeoquímicos.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre a ação do Sol no ciclo trófico, caso não, conceitue este termo como o ciclo de alimentação dos seres vivos, iniciando com os produtores e seguindo por toda uma cadeia de consumidores, até finalizar com os decompositores.
No Mão na massa, os alunos terão argumentos, por meio de textos e CARDS, para relacionar os fatores abióticos e bióticos com o Sol, além de perceber sua importância para o ciclo vital de todas as espécies do planeta.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora e aguarde as respostas que seus alunos podem vir a apresentar. Esta questão tenta mostrar aos alunos a importância que o Sol tem para nós e os fazer parar um pouco e pensar sobre a situação deste grande astro em nosso dia a dia.
Mão na massa
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações: A sala deve ser dividida em equipes. Cada equipe deve conter quatro membros. Entregue um texto de apoio (cortando na região tracejada) que trará conceitos sobre os fatores abióticos e bióticos que compõem cada um dos ciclos biogeoquímicos trabalhados. Cada grupo deve receber apenas um dos ciclos biogeoquímicos. Solicite que um dos quatro membros da equipe seja responsável pelas perguntas e respostas, avaliando se cada um dos outros integrantes do grupo compreendeu o que havia sido abordado no texto. Lembre ao aluno que for eleito como leitor da equipe que ele deve ficar atento para ler somente as perguntas.
Passe entre os grupos para poder acompanhar se o trabalho está correndo bem e, durante seu percurso pela sala, tire dúvidas quanto a conceitos que os alunos possam não estar compreendendo, os ajudando a observar e melhor posicionar os CARDS nos Esquemas. Quando um grupo tiver finalizado a colocação dos três CARDS, vá até o grupo e solicite que todos os outros parem. Confirme se as respostas estão corretas, caso não libere para todos continuarem seu trabalho; caso sim, informe que houve um vencedor e peça que todos parem suas construções.
Lembre aos alunos que há três CARDS para ser descobertos por meio das perguntas, e uma dica extra, caso eles consigam responder todos os cinco questionamentos. E chame a atenção do membro da equipe que lê as perguntas/respostas para que só ajude o time a montar o Ciclo se todas as cinco questões forem respondidas, já que ele detém a informação extra especial.
As perguntas devem ser respondidas em sequência. Caso erre uma, deve passar para a próxima, até conseguir os três CARDS. Se o professor indicar que a ordem dos CARDS não está correta, devem retornar as perguntas e tentar responder todas corretamente, para ganhar a indicação do aluno-leitor, que só deve fazer a pergunta bônus após o acerto das outras quatro anteriores.
Materiais adicionais para o professor:
Link ciclo da água oferecido pela Nasa - https://www.youtube.com/watch?v=0_c0ZzZfC8c
Link ciclo do carbono oferecido pelo canal Enementar - https://www.youtube.com/watch?v=lcxHQzJGI2U NASA - https://www.youtube.com/watch?v=7s_6rDCWwSs
Link ciclo do oxigênio oferecido pelas empresas iMovie e Impulso - https://www.youtube.com/watch?v=WKmjHRxGRfI
Presença de gás ozônio/Aula prática - https://www.youtube.com/watch?v=7MIFuABGYnI
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Parabenize a equipe vitoriosa e selecione um aluno da equipe para demonstrar para o restante da sala o que eles conseguiram desenvolver. Oriente o estudante na apresentação que ele fizer, o auxiliando com alguns conceitos que possam deixá-lo em dúvida.
Em seguida, selecione um grupo de cada um dos ciclos para também explicar sua organização em relação aos CARDS. Veja quais eles conseguiram finalizar, e os dê mais 2 minutos para tentar encontrar o que estiver faltando. Ao término deste tempo, indique para eles o CARD correto e os questione porque esse CARD encaixa mais, se eles conseguem enxergar o encaixe.
Retome a Questão disparadora e busque dos alunos uma perspectiva do que eles acreditam que poderia acontecer caso o Sol se apagasse. Solicite que eles expliquem onde o Sol tem impacto em cada ciclo e espere deles que a resposta principal para a questão seja “Não existiria mais vida” , “Todos os seres vivos morreriam” ou qualquer outra variante do final trágico para os seres vivos do planeta.
No fim da aula, usando 5 minutos, abra uma rápida discussão com intuito de fazer todos refletirem sobre a importância de cada ciclo e que todos devem tentar, ao máximo, proteger e cuidar para que não causemos a desregulação desta engrenagem que faz a vida funcionar.
Link para melhor desenvolvimento do tema Ciclos biogeoquímicos - http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conheca-os-principais-beneficios-da-luz-solar-para-os-seres-vivos/
Link para matéria/vídeo sobre a importância do Sol para a Terra -
https://istoe.com.br/3313_A+TERRA+SOBREVIVE+SEM+O+SOL/
https://www.youtube.com/watch?v=9OecXHqUhyk - A importância do Sol (Canal Criar e Crescer)