Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano de aula é uma continuação de uma aula sobre mitose. Sugestão de plano anterior: CIE9_09VE04.
Materiais necessários para a aula: projetor de slides e computador ou então faça cartazes com as imagens utilizadas; uma pesquisa prévia dos alunos sobre sobre jogos e modalidades de jogos (cartas, quiz, tabuleiro, por exemplo) e de imagens de mitose, além de texto explicativo no livro didático ou na internet sobre este processo; cartolinas, tesoura, cola e material para colorir e recortar. Alguns grupos poderão pesquisar e levar para a aula materiais específicos e diferentes desses sugeridos.
Para saber mais:
- DOMINGUES, A. M. S; MARCELINO JR., C. A. Jogos educativos aplicados no ensino de Ciências: uma análise dos trabalhos apresentados no ENPEC. Anais do ENEQ. Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0267-1.pdf, acesso em 06 jul. 2018.
- LONGO, V. C. C. Vamos jogar: Jogos como recursos didáticos no ensino de Ciências e Biologia. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/jsp/premioIncentivoEnsino/arquivo/textos/TextosFCC_35_Vera_Carolina_Longo.pd, acesso em 06 jul. 2018.
- SILVA, T. C.; AMARAL, C. L. C. Jogos e avaliação no processo de ensino-aprendizagem: uma relação possível. REnCiMa, v. 2, n. 1, p. 1-8, jan/jun 2011. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/viewFile/47/34, acesso em 06 jul. 2018.
- Sugestão de jogos e outras atividades lúdicas, disponível em http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=136, acesso em 06 jul. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete essa imagem ou escreva no quadro o título da aula. Estimule a participação dos alunos perguntando-os o que eles esperam da aula a partir deste título.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete a imagem e converse com os alunos sobre o que eles estão vendo, quais características dos seres vivos retratados são semelhantes e quais são diferentes. Discuta que, mesmo sendo de diferentes tamanhos, os seres pluricelulares ou multicelulares têm o mesmo começo: foram originados a partir do zigoto, que é a primeira célula do ser vivo, ou seja, é extremamente pequena e visível apenas com o uso de um microscópio. Essa célula passará por sucessivas mitoses (divisões celulares) iniciando o processo de formação do novo ser vivo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete esse slide ou escreva no quadro e leia com os alunos. Discuta com eles, ouvindo as respostas e escreva no quadro. Perceba que não é para finalizar a questão mas motivá-los a entender porque que mesmo sendo originados a partir de uma única célula, os seres pluricelulares passam por um processo de diferenciação e aumento do número de células. Sugestão de plano anterior sobre a mitose: CIE9_09VE04.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: A etapa Mão na Massa está dividida em dois momentos: o primeiro, é de 20 minutos para a confecção do jogo e, os 15 minutos restantes, é para que cada grupo troque de jogo com o grupo próximo e jogue o que foi construído pelo outro grupo. Cada grupo leva a pesquisa prévia sobre modalidades de jogos - quiz, tabuleiro, jogos de cartas, etc., além da pesquisa e imagens sobre a mitose. Você deverá disponibilizar aos grupos cartolinas, cola, tesoura e material para colorir e recortar. Alguns grupos poderão pesquisar e levar para a aula materiais específicos e diferentes desses sugeridos. O livro didático ou outras ferramentas de pesquisa serão bons aliados neste momento.
Distribua o objetivo de cada jogo para cada grupo e a proposta é que os alunos construam um jogo a partir do objetivo recebido. Dependendo do quantitativo de alunos da turma, os objetivos devem ser duplicados ou triplicados para que todos sejam atendidos. Ressalte a importância do jogo ser rápido, com as regras e objetivos claros. Explique sobre a divisão do tempo - o primeiro momento para confeccionar o jogo e o segundo momento para jogar o jogo do outro grupo. Se houver tempo, eles poderão testar seus jogos antes de propor ao grupo vizinho.
Sugestões dos objetivos dos jogos:
- O objetivo do jogo é identificar como ocorre o processo de divisão celular e reconhecer que as células resultantes do processo possuem o mesmo número de cromossomos da célula inicial.
- O objetivo do jogo é responder perguntas gerais sobre a mitose e sua importância aos seres pluricelulares.
- O objetivo do jogo é reconhecer a importância da mitose para o crescimento e a regeneração dos tecidos de um ser pluricelular.
- O objetivo do jogo é identificar as etapas da mitose de maneira simplificada.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Com a questão disparadora escrita no quadro e a projeção dessa imagem (se for possível o uso de Data Show), oportunize esse momento para uma avaliação do jogo criado: permita que cada grupo explique o seu jogo. Se tiver tempo, proponha que os demais grupos discorram sobre os jogos que vivenciaram e estimule que façam um registro coletivo no quadro sobre a mitose. Conclua, ressaltando novamente, a importância da mitose para o crescimento e a regeneração de tecidos nos organismos multicelulares.
Para saber mais: