Atividade para impressão - Método científico na construção de modelos
Plano de Aula
Plano de aula: Método científico na construção de modelos
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estrutura da matéria
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a matéria e energia.
Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula introdutória sobre a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.
Entretanto é recomendado que os planos da unidade CIE9_01ME já tenham sido abordados para uma boa compreensão do tema.
Nesta aula serão abordados assuntos relacionados à metodologia científica. Será proposto que o aluno desenvolva um modelo para explicar “Como nascem as aves” utilizando o método científico. O método científico é, na verdade, um conjunto de procedimentos empregados por pesquisadores com a intenção de obter os resultados mais confiáveis e, assim, tentar explicar os fatos observados. É um processo dinâmico e em constante evolução, que engloba etapas como: a observação (aquilo que quero estudar/explicar), a formulação de uma hipótese/tese (a pergunta que quero responder), a experimentação (os testes que farei para testar minha hipótese, responder a questão levantada que originou a pesquisa), a interpretação/análise dos resultados, que podem levar a uma nova experimentação, a novas perguntas, num processo cíclico, ou à conclusão.
Para esta aula é também importante que o aluno tenha noções básicas de fecundações, estrutura do ovo e aves.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte o livro e os links abaixo:
HADDAD, Nagib. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.
Links sobre metodologia:
FARIA, C. Método Científico, Info Escola, https://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/ Acesso em: 30 jul. 2018.
Portal UFSCar, Material didático, UFSCar, http://www.ufscar.br/jcfogo/Estat_1/arquivos/Metodologia_Cientifica.pdf Acesso em: 30 jul. 2018.
CHIBENI, S. S. Algumas observações sobre o “método científico” , Unicamp-IFCH, http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/metodocientifico.pdf Acesso em: 30 jul. 2018.
Link para download sobre estrutura do ovo:
Castillo, C. C. Disciplina: LAN 318 – Carnes e Ovos, USP, https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1842310 Acesso em: 30 jul. 2018.
Canal de entretenimento, ciência e cultura - ovo:
https://tvescola.org.br/tve/video/de-onde-vem-de-onde-vem-o-ovo Acesso em: 30 jul. 2018.
Link para o material a ser impresso no material complementar.
Materiais necessários para a aula: Uma prancheta ou material de apoio, caneta, material impresso e um cenário de observação, um ovo.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles serão os cientistas responsáveis pela elaboração de um modelo científico que explique um determinado fenômeno. Comunique os alunos que eles serão encarregados de modelar “Como as aves nascem?”
Atenção: Para esta aula é necessário um ovo.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Pergunte se eles já tentaram explicar como alguma coisa funciona só de olhar para o objeto em estudo. Peça para que compartilhem suas experiências. Você pode usar questões como:
Por que os objetos caem? Do que são feitas as coisas? O que veio primeiro, o ovo ou a galinha?
A ideia não é manter um diálogo prolongado, apenas estimular e contextualizar a aula, então, não se preocupe em responder todas as questões levantadas aqui.
Em seguida, comente sobre a atividade que eles irão realizar: “Hoje vocês irão aprender sobre o rigor científico e por que os modelos da ciência são válidos perante a sociedade, para isso vocês irão aplicar a metodologia científica para a construção de um modelo que explique como as aves nascem.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ainda no semicírculo, diga para os alunos imaginar que eles são pesquisadores e responsáveis pela elaboração de um modelo científico. Para tal vamos: investigar, coletar dados e analisar um fenômeno específico (“Como nascem as aves?”) com a intenção de exemplificar a construção do modelo científico. Lembre os alunos que esta sequência poderia ser aplicada a qualquer outro fenômeno que quiséssemos explicar.
Leia, então, a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre quais seriam as melhores rotas para conduzir esta investigação e avaliação dos resultados. Não corrija as rotas propostas por eles neste momento. A atividade proposta os levará à construção deste conhecimento.
Separe os alunos em grupos. Explique que os pesquisadores registram todas as ideias e depois procuram discutir bastante com os colegas para ver se as afirmações fazem sentido.
Mão na massa
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Explique a atividade usando o slide projetado, e que a atividade terá duas partes. Para a primeira parte da atividade distribua o material impresso e oriente os alunos de acordo com as instruções. Link para o material impressono material complementar.
Organize os alunos em grupos de alunos e peça para que o grupo divida as tarefas, enquanto um anota as observações no material de apoio impresso, os outros observam o ovo e criam hipóteses de como nascem as aves. Caso seja possível leve os alunos até alguma região que tenha alguma ave, ninho ou ovos para que eles possam observar. Caso seja possível, leve um ovo na sala de aula.
Oriente para que eles sigam as instruções para a construção do modelo científico e que eles utilizem a folha guia sobre a metodologia científica. Peça para que eles validem as hipóteses utilizando o fluxograma contido no material impresso.
Dê a eles 5 minutos para que eles escolham e escrevam as primeiras ideias/hipóteses. Depois diga aos alunos que eles terão de validar as ideias/hipóteses por meio das observações e dos fluxogramas.
Dê mais 5 minutos para que os grupos exponham os modelos montados por cada equipe, peça que eles confrontem as ideias.
Durante a atividade, pergunte para eles: O que é a gema do ovo? E a clara? Como se desenvolve a ave no interior do ovo? Pra que serve a casca?
Acompanhe o trabalho e procure colaborar com os grupos que tiverem dúvidas. Para finalizar a primeira etapa, os alunos devem apresentar todas os modelos elaborados.
Dica: Levar um ovo para a sala de aula vai ajudar na observação, quebre um dos ovos em algum prato para que os alunos possam observar o que tem dentro do ovo. Caso opte por distribuir os ovos para os grupos atente-se para ver se eles não vão fazer nenhuma bagunça com os ovos.
Materiais necessários para aula: Uma prancheta ou material de apoio, caneta, material impresso e um cenário de observação, um ovo.
Link para o material impressono material complementar.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações: Para a segunda parte da atividade (as questões para esta etapa também se encontram no Material impresso) explique que eles irão reformular o modelo anterior e deixá-lo ainda melhor.
Nesta etapa, quebre um ovo e mostre as partes internas do ovo. Compare a aparência real com a figura modelo do slide, pergunte o que eles observam. Solicite aos alunos para que eles elaborem novas hipóteses utilizando as novas informações.
Para ajudar você pode lançar perguntas como: Das partes indicadas na figura... Quem protege o ovo? Como a ave respira dentro do ovo? Quem dá origem ao embrião? Do que o embrião vai se alimentar no início da formação? Do que o embrião mais desenvolvido no ovo se alimenta? Como a gema se mantém no centro e coesa?
Requisite um novo modelo científico que explique o nascimento da ave, peça que eles utilizem a figura e tentem justificar hipóteses.
No final da atividade junte os alunos para discutir os resultados e peça para que apenas um do grupo leia as hipóteses levantadas.
Ao professor segue as respostas referentes à estrutura do ovo:
- Casca é o invólucro que protege o ovo e é muito rico em cálcio. É uma camada semi-impermeável que permite a entrada e a saída do ar, o qual o embrião necessita para respiração.
- Membrana vitelínica é a membrana que envolve a clara, é possível perceber bem esta membrana em um ovo cozido.
- Calaza é o que mantém a gema coesa no centro do ovo, ela é a membrana que liga a gema a cada um dos polos do ovo.
- Clara também chamada de albúmen é uma substância rica em nutrientes, viscosa e incolor, e serve para alimento do embrião já desenvolvido.
Quando cozida fica branca. - Disco germinativo são os ovócitos que, se fecundados pelo espermatozóide, darão origem ao embrião.
- Gema é rica em nutrientes para o desenvolvimento da primeira fase do embrião.
- Câmara de ar é um recinto de ar que fica na base mais larga do ovo, entra a casca e a membrana da casca.
Materiais necessários: Uma prancheta ou material de apoio, caneta, material impresso e um cenário de observação, um ovo.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que aprenderam durante a atividade. Discuta as questões do slide, verifique se houve algum erro conceitual.
Retome a Questão disparadora e pergunte para os alunos sobre as questões descritas na aula:
Os alunos devem relatar e relacionar todo o processo de geração de uma ave, desde a germinação, desenvolvimento do embrião dentro do ovo, até o momento em que a ave cria forças para botar o ovo, que será “chocado” até que o filhote rompa a casca. Para verificar a aprendizagem veja se os alunos conseguiram identificar corretamente os fenômenos e relacioná-los com o contexto da metodologia científica.
Alguém elaborou alguma hipótese diferente dos demais?
Este debate é importante para que os alunos indiquem as hipóteses que foram escolhidas e percebam a importância da observação no ensino de Ciências.
E como isso pode gerar novas ideias e propostas de novas teorias para explicar determinados eventos. É possível também que surjam questões como:
Só as aves botam ovos? As outras espécies também nascem assim?. Estas reflexões são importantes para o desenvolvimento crítico do aluno.
Link para download sobre estrutura do ovo: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1842310
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Retome o conceito de modelo, relacione com a metodologia e peça que eles verifiquem o resultado da evolução do modelo que ele propuseram.
Discuta que nenhum modelo é permanente, tudo pode sempre evoluir, todo modelo precisa ser testado e validado. Explique também que, além disso tudo, é necessário tornar os resultados públicos para que haja um consenso, portanto publicar um trabalho faz parte do método científico para que outras pessoas possam testar seu modelo e verificar se necessita de alterações.
Esta aula é uma aula introdutória para o estudo de modelos que explicam a estrutura da matéria, para um melhor desempenho é importante que o aluno tenha noções de Biologia, como fecundação e formação de embriões.
As próximas aulas que seguem esta unidade de matéria e energia estão voltadas ao estudo de modelos atômicos e moléculas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
A proposta de trabalhar com a temática COVID-19 é para aprofundarmos um pouco mais na discussão, colocando em voga a estrutura viral, a tempestade inflamatória e a replicação viral.
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Utilizar sites: Fiocruz, Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde.
Optativas: Caso a turma disponha de tempo e conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Sugestão de trocarmos: O que veio primeiro, o ovo ou a galinha? Por: O que precisamos saber para combater a COVID 19?
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que façam um levantamento dos dados na Internet sobre o COVID-19.
Peça para que eles reflitam sobre a questão disparadora:
- Como construímos um modelo científico?
Mão na massa
Divida a turma em grupos de três a cinco alunos. Peça que pesquisem e respondam as questões abaixo. É possível que eles trabalhem individualmente e, depois, se reúnam com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
- Como se apresenta a estrutura viral?
- Qual a forma de transmissão?
- Quais são os métodos de prevenção?
- Quais as complicações da infecção viral?
- O que é tempestade inflamatória?
- O que significa e como ocorre a replicação viral?
Explique que eles irão aplicar a metodologia científica para a construção de um modelo que explique qual a origem do vírus.
Link: (disponível aqui).
Peça para que enviem as respostas para você. Assim que recebê-las, oriente os alunos a elaborarem um relatório.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma, proponha uma roda de conversa virtual para discutir o resultado preliminar.
Link: (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar no levantamento dos dados, ajudando os estudantes na organização do relatório.
9º ano
Objetivos de aprendizagem
Analisar como os cientistas elaboram teorias para explicar fenômenos
da natureza e aplicar este modelo a uma situação corriqueira.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Willian Takemitsu Shigeyosi
Mentor: Denise Curi
Especialista: Leandro Holanda