Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide com o título da aula. Pergunte aos alunos se eles compreendem as diferenças entre infravermelho, laser e ultravioleta apresentado no slide. Nesse momento, é importante destacar que os alunos já possuem concepções ou até mesmo definições de que infravermelho e ultravioleta são tipos de radiação e que as mesmas podem se distinguir, uma da outra, através da análise de elementos fundamentais como; comprimento de onda e frequência. Por outro lado, é inserido um novo elemento, o laser, explique: “ O Laser é um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais, uma delas, em particular, é que ela é um tipo de radiação monocromática (possui comprimento de onda muito bem definido)”. Explique ainda que existem outras características que definem o Laser, mas que estão fora do escopo de estudo desta aula.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Apresente o gráfico do espectro solar para os alunos. Colabore com a tradução da linguagem gráfica identificando, juntamente com alunos, os elementos que compõem o gráfico, como por exemplo: identificar que no eixo horizontal temos o comprimento de onda da radiação solar que se estende na faixa de 300 nm a 2500 nm, aproximadamente. Explique que a unidade de comprimento de onda nm (nanometro) indica 10-9 m. No eixo vertical, explique que temos a intensidade da radiação normalizada, caso julgue necessário, acrescente, que a radiação normalizada indica que todas as intensidades de radiação foram divididas pela máxima intensidade observada nesta faixa espectral. Neste ponto é importante que seja realizada a formalização do conceito principal de que o “Sol como um emissor de ondas U.V., luz e I.V..” Pergunte aos alunos, com base no gráfico, “qual tipo de radiação é mais abundante?”, por exemplo.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide com a questão disparadora para os alunos. Lembre-se que já abordamos as ondas ultravioleta e infravermelho anteriormente, na aula CIE09_07ME01. O Intuito principal deste questionamento á confrontar os alunos quanto ao benefícios e malefícios da radiação solar. Portanto, permita que os alunos manifestem suas “concepções alternativas” com base no que eles têm ouvido em noticiários de TV ou jornal sobre as radiações em questão. Neste caso, é importante que os alunos tentem estabelecer uma associação entre os tipos radiação e seus impactos sobre a vida do ser humano.
Para ter acesso a aulas que tratam sobre radiação U.V. e I.V, acesse os links descritos abaixo:
(https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AdTNfS7KGzckSfnjWZ5MGX6hfBvSW8FWcf5uzxQVnEmEsu7bKhCdne23YXR8/resolucao-da-atividade-roteiro-de-pesquisa-cie09-07me01.pdfe https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Vd6rez8xSuXWwuSnMRn8MYQzfHR8TnsbdpV6EBc5peaDbDYyZCXJffCzgcJf/cie09-07me01.pdf).
Mão na massa
Tempo sugerido: 26 minutos
Orientações: A etapa do “Mão na massa” desta aula prevê a realização de uma pesquisa pelos alunos. Divididos em 5 grupos, eles deverão pesquisar temas relacionados aos benefícios e malefícios das ondas eletromagnéticas presentes no espectro solar (ultravioleta, luz e infravermelho) e procedimentos médicos que envolvem estes tipos de radiação. Sugerimos que a distribuição dos temas para os grupos seja feita mediante sorteio. Os 5 roteiros de pesquisa para os grupos encontram-se disponíveis em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jVyEfwcFfRn95QeNTVzmkQUWtCX73s3XyMUawnaNd9AQ52X6cj4nzDKy86RR/cie09-07me05--material-de-apoio--roteiro-de-pesquisa.pdf. O tema 3 traz o termo fototerapia entre aspas pois o prefixo foto refere-se à luz, que é um termo baseado na sensibilidade ocular dos seres humanos, sendo extrapolado constante, mas indevidamente, para outras faixas do espectro eletromagnético, como o ultravioleta e o infravermelho.
Sistematização
Tempo sugerido: 19 minutos
Orientações: Solicite aos grupos que escolham cada um um representante para expor o conteúdo obtido mediante pesquisa para a sala. Conforme as informações forem sendo expostas e discutidas, é interessante que se estimule os alunos a fazerem associações entre os temas, a partir dos links existentes entre cada um deles. Por exemplo, a vitamina D é formada a partir da incidência de radiação U.V. na pele, a mesma radiação que é usada na “fototerapia”, no tratamento de algumas doenças, geralmente de pele (mas não só), geralmente auto-imunes. A relação entre estas coisas está no fato de que a vitamina D tem papel regulador do sistema imunológico. Não há entretanto motivo para preocupação caso os alunos não consigam estabelecer as relações neste momento da aula, pois elas estarão presentes e serão apresentadas no próximo momento da aula.
Sistematização
Orientações: Projete o slide e faça a leitura do texto para a sala. Saliente a importância da exposição solar moderada para que se obtenha efeitos orgânicos benéficos, e os cuidados que devemos tomar para não sofrermos com eventuais prejuízos oriundos de descuidos e exageros. Este é um momento importante para os alunos confrontarem suas respostas à questão norteadora sinalizando compreensão ao objetivo de aprendizagem da aula “Explorar as propriedades físicas das ondas eletromagnéticas para estudar e compreender sua potencialidades de utilização em medicina”. Para complementar a sistematização do tema apresente o slide a seguir.