Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto" e pensem sobre o que aconteceu com Rondônia nas últimas décadas. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais estratégias tem sido adotadas pelos governos para proteger a biodiversidade brasileira?
Mão na massa
Divida a turma em grupos com cinco integrantes. Envie o texto, via Whatsapp (disponível aqui).
Peça para que, a partir do texto, eles respondam:
- Qual a importância das unidades de conservação ambiental?
- O que são corredores ecológicos e qual a importância deles?
- O que são áreas tampão e qual a importância delas?
- O que é o aquífero guarani?
- Descreva a importância da Revitalização do Rio São Francisco?
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque uma data para que a atividade seja enviada.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e proponha uma conversa sobre a importância da criação de unidades de conservação.
Convite às famílias
Os membros da família podem auxiliar na execução da atividade.