Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: este plano é parte de uma sequência, devendo ser aplicado após conteúdos trabalhados nos planos pertencentes à unidade CIE9_16TU.
Materiais necessários para a aula: serão necessários materiais de apoio para pesquisa dos alunos:
- Um texto contendo informações sobre Marte. Link indicado
- Material de apoio com informações pontuais sobre viver em Marte.
- Questões a serem sorteadas.
- Trajetória de viagem.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Para contextualizar o tema que será tratado, projete a imagem de uma ilha deserta (ou um deserto) e faça a seguinte pergunta:
- O que você levaria para uma ilha deserta?
Deixe que os alunos levantem hipóteses e argumentem sobre elas. O intuito é que eles percebam as condições e necessidades que surgem caso nos encontremos em um local que possui limitações, como acesso a comida, água, materiais eletrônicos etc.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: A atividade será realizada em grupos e dividida em 3 etapas. Para a reflexão sobre a colonização de Marte, incentive os alunos a pensarem sobre uma viagem até o planeta vermelho. Para isso, eles terão de organizar essa viagem, desde os preparativos prévios até a chegada e colonização do planeta. Enfatize que deverão criar argumentos que justifiquem suas escolhas. Por exemplo, se eles escolherem usar uma roupa espacial com um local para acomodar comida, eles devem saber argumentar sobre o porquê disso e quais os tipos de comida mais indicadas.
Etapa 1 (12 minutos): Leitura e pesquisa de informações
Distribua para os grupos textos e fichas contendo informações sobre Marte, para que realizem uma pesquisa e discutam sobre o assunto.
Se sua escola disponibilizar computadores, deixe que os grupos pesquisem na internet. Se não, imprima alguns textos e as fichas informativas disponíveis no material complementar.
Etapa 2 (6 minutos): Preenchimento da ficha com a trajetória da viagem
Após a pesquisa, distribua fichas para que preencham com a trajetória que escolheram, ou peça para que façam isso em uma folha à parte.
Nesta ficha/folha, deverá conter quatro momentos: antes da viagem, durante a viagem, momento da chegada e início da colonização.
Etapa 3 (17 minutos): Sorteio de questões e compartilhamento dos roteiros de viagem
Sorteie questões para cada grupo para que eles respondam e demonstrem seus argumentos. O objetivo é fazer com que eles cheguem a uma escolha conjunta do roteiro e trajetória da viagem. Note que as questões estão duplicadas, tome cuidado para não usar a mesma questão com o mesmo grupo.
Com o desenvolvimento dessa parte da atividade, os alunos compartilharão seus roteiros de viagem e mostrarão os argumentos utilizados. Deixe que os grupos troquem experiências entre si. Permita que um grupo faça perguntas aos outros, mesmo que sejam questões diferentes que as indicadas por você.
Ao final, retome a questão disparadora:
- O que você levaria para morar em Marte?”
Após a atividade, os grupos terão maior embasamento para responder a questão disparadora. É possível que eles apontem que levariam alimentos leves, água, sementes para iniciar o plantio, roupas especializadas às condições do planeta vermelho etc.