Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula apresentando aos alunos os tamanhos e preços de duas latas de extrato de tomate. Pergunte se a compra de uma das latas é mais vantajosa do que a compra da outra. Ouça as respostas, pedindo que expliquem como chegaram à conclusão. Os alunos podem observar que como a lata de 500g custa R$4,80, a lata de 250g deveria custar a metade, R$2,40. Como a lata de 250g custa R$2,90, a sua compra não é a opção mais vantajosa.
Propósito: Possibilitar que os alunos percebam que não há proporcionalidade entre o tamanho da lata e o seu preço.
Discuta com a turma:
- O tamanho da lata e o seu preço são grandezas proporcionais?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também ao questionamento do slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam que existem situações-problemas em que a variação das grandezas não é proporcional.
Discuta com a turma:
- Na informação do cardápio, aumentando a quantidade de mililitros da garrafa de refrigerante, o que ocorre com o seu preço?
- Há alguma relação entre esses valores?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também ao questionamento do slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam que existem situações-problemas em que a variação das grandezas não é proporcional.
Discuta com a turma:
- Na informação do cardápio, aumentando a quantidade de mililitros da garrafa de refrigerante, o que ocorre com o seu preço?
- Há alguma relação entre esses valores?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 a 6).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos reflitam sobre a atividade e respondam ao questionamento do Slide 5. Aguarde alguns minutos e peça que respondam também ao questionamento do slide 6. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de resolver a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos percebam que existem situações-problemas em que a variação das grandezas não é proporcional.
Discuta com a turma:
- Na informação do cardápio, aumentando a quantidade de mililitros da garrafa de refrigerante, o que ocorre com o seu preço?
- Há alguma relação entre esses valores?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides, onde os alunos conhecerão uma forma de verificar se duas grandezas são proporcionais. O uso ou não da calculadora para a realização dos cálculos, fica a seu critério, professor.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- O que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam diretamente proporcionais? E para que elas sejam inversamente proporcionais?
- Existem grandezas que não são proporcionais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides, onde os alunos conhecerão uma forma de verificar se duas grandezas são proporcionais. O uso ou não da calculadora para a realização dos cálculos, fica a seu critério, professor.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- O que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam diretamente proporcionais? E para que elas sejam inversamente proporcionais?
- Existem grandezas que não são proporcionais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides, onde os alunos conhecerão uma forma de verificar se duas grandezas são proporcionais. O uso ou não da calculadora para a realização dos cálculos, fica a seu critério, professor.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- O que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam diretamente proporcionais? E para que elas sejam inversamente proporcionais?
- Existem grandezas que não são proporcionais?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 7 a 10).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. A seguir, passe para esta série de slides, onde os alunos conhecerão uma forma de verificar se duas grandezas são proporcionais. O uso ou não da calculadora para a realização dos cálculos, fica a seu critério, professor.
Propósito: Fazer uma síntese das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a turma:
- O que deve ocorrer com os valores de duas grandezas para que elas sejam diretamente proporcionais? E para que elas sejam inversamente proporcionais?
- Existem grandezas que não são proporcionais?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos que não há proporcionalidade entre o valor da garrafa de refrigerante e a quantidade de seu conteúdo. Destaque a existência de situações-problemas em que as grandezas não são proporcionais.
Propósito: Sistematizar o conceito de grandezas não proporcionais.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Destaque com os alunos a existência de situações-problemas em que as grandezas não são diretamente nem inversamente proporcionais. Reforce que essas grandezas são não proporcionais.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão resolvendo. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da variação de grandezas que não são proporcionais.
Discuta com a turma:
- Para que preço da barra de chocolate menor as grandezas envolvidas seriam diretamente proporcionais?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar