Plano de aula: Retomando o Paralelepípedo

Plano 1 de 10. Veja todos os planos sobre Volumes e Capacidades!

Objetivos de aprendizagem:

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernando César Escobar

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Revisor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF08MA17) Reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes;

(EF08MA18) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo do volume de recipiente cujo formato é o de um bloco retangular.

Objetivos Específicos

  1. Relembrar o cálculo do volume do Paralelepípedo Retângulo;
  2. Descrever as dimensões e características do Paralelepípedo Retângulo;
  3. Efetuar cálculos de volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo;
  4. Diferenciar volume e capacidade.

Conceito-chave

Volume e capacidade do Paralelepípedo Retângulo

Recursos Necessários

- Lápis, borracha, papel,

- Caixas de sapato (de preferência sem tampa, caixas que tem forma de paralelepípedo) ou caixas de outros produtos como cereais, ou sucos ou leite. Na falta de caixas, uma folha de A4 (podendo ser rascunho) para cada par de alunos.




Alinhado a bncc:

Próximos planos da sequência

Veja outros planos sobre Retomando o Paralelepípedo.

Encontrou um problema?