Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula para que os alunos saibam a intencionalidade que se pretende desenvolver na aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 e 4 ).
Orientação: Projete a atividade na lousa ou entregue uma cópia para cada aluno, peça aos alunos, individualmente, descobrirem quais algarismos estão escondidos.
Propósito: Promover a familiaridade com problemas de investigação.
Discuta com a turma:
- Você já resolveu alguma atividade parecida?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos (Slides 3 e 4 ).
Orientação: Projete a atividade na lousa ou entregue uma cópia para cada aluno, peça aos alunos, individualmente, descobrirem quais algarismos estão escondidos.
Propósito: Promover a familiaridade com problemas de investigação.
Discuta com a turma:
- Você já resolveu alguma atividade parecida?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na realização da atividade? O que você aprendeu com esse conceito errôneo?
Atividade principal - Ampliação
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientações: Entregue a atividade impressa, ou projete na lousa para que os alunos possam copiar. Peça para os alunos formarem duplas e iniciarem a investigação para descobrir qual o valor do algarismo que está escrito no verso da letra O. Solicite o registro das possíveis soluções no caderno e faça uma análise crítica da solução que apresentarem. Após 5 minutos pedir que os alunos comparem suas respostas e façam uma discussão . Em seguida, promova uma discussão entre as duplas para argumentarem sobres suas soluções. O objetivo do problema de investigação é estimular o aluno a buscar informações que aprimore o conhecimento já adquirido. Na realização da atividade os alunos se tornam responsáveis por suas descobertas, assim como por argumentar sobre a solução apresentada. É muito importante não dar respostas, e sim estimular os alunos a realizar o esforço produtivo.
Propósito: Fazer com que os alunos desenvolvam o raciocínio lógico e dedutivo, se tornem protagonista do próprio conhecimento.
Discuta com a turma:
- Quais são os dados que o problema apresenta?
- Considerando os dados do problema, alguém se lembra de ter resolvido algum problema parecido?
- Alguém tem alguma estratégia para resolver o problema?
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula?
- Como você ou seu grupo abordou o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?
- Sobre o que foi o grande debate matemático na aula hoje? O que você aprendeu com ele?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 e 7).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, projete uma possível solução, de preferência, diferente das apresentadas pelos alunos e promova uma discussão.
Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema estimulando o aluno a ser protagonista da própria aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Discussões de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (Slides 6 e 7).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem suas soluções e observações, projete uma possível solução, de preferência, diferente das apresentadas pelos alunos e promova uma discussão.
Propósito: Promover a interação na investigação e sugestão de hipóteses para solucionar um problema estimulando o aluno a ser protagonista da própria aprendizagem.
Discuta com a turma:
- Você verificou se todas as soluções apresentadas estão corretas?
- Como as duplas abordaram o problema ou conjunto de problemas de hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com essa abordagem?
- O que se manteve como você pensava? O que mudou?
- Você ainda tem alguma dúvida? Caso você não tenha dúvida, escreva um problema semelhante e resolva-o.
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de entender a situação problema, reconhecer os dados que o problema fornece e a pergunta que tem que ser respondida. E ainda os conceitos necessários para representar a solução do problema. Aponte que apesar de levar um tempo maior, resolver uma situação dessas por tentativa e erro pode ser um caminho a ser seguido.
Propósito: Sintetizar o conhecimento adquirido na aula.
Discuta com a turma:
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou discutimos em aula hoje?
- Quais foram seus pontos fortes e fracos, nesta atividade? Qual é o seu plano para melhorar nas áreas em que teve dificuldades?
Raio X - ampliação - Resolver problemas de investigação
Tempo sugerido: 5 - 10 minutos.
Orientação: Entregue aos alunos uma cópia da questão, para que individualmente analisem o problema proposto, e apresentem estratégias que satisfaça a solução. O objetivo desta atividade é estimular o aluno a desenvolver seu pensamento matemático por meio da representação simbólica durante a apresentação das possíveis soluções para o problema, desenvolver no aluno habilidades para argumentar diante da hipótese de solução em defesa de seu ponto de vista de maneira autônoma. Um problema de investigação visa estimular o aluno a ser protagonista de seu conhecimento, o aluno tende a se deparar com um erro, nesse momento o professor deverá mediar estimulando o aluno a encarar seus erros e buscar alternativas para encontrar a solução.
Discuta com a turma:
- Qual a pergunta para o problema?
- Quais estratégias você pensou para explicar a solução do problema?
- Quais maneiras foram pensadas para descrever as soluções encontradas?
- Quais foram os principais conceitos ou ideias matemáticas que você aprendeu hoje ou que discutimos em aula hoje?
- Descreva um erro ou conceito errôneo que você ou um colega apresentou na aula de hoje. O que você aprendeu com esse erro ou conceito errôneo?
- Quais novas palavras ou denominações foram apresentadas hoje? Sua abordagem foi bem sucedida? O que você aprendeu com sua abordagem?