Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolvendo problemas com a ideia de Prejuízo.
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de lucro e prejuízo
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carlos Alves de Almeida Neto
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Objetivos específicos
Resolver problema com a ideia de prejuízo.
Conceito-chave
Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
- Calculadora ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problema com a ideia de prejuízo.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: O professor deverá ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
- O que vocês entendem por fatores de aumento e fatores de redução em porcentagem?
- Será que o cálculo de porcentagem ajudará na análise dessas situações?
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)
Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
- Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o prejuízo?
Materiais complementares:
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)
Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
- Como fazemos para calcular o prejuízo?
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)
Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
- Como fazemos para calcular o prejuízo?
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)
Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
- Como fazemos para calcular o prejuízo?
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)
Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 e 9)
Orientação:
- O professor poderá solicitar previamente aos alunos para trazerem encartes de concessionárias de veículos ou que façam uma breve pesquisa de preços dos veículos que estarão na atividade.
- Ao apresentar a atividade, o professor poderá pedir aos alunos que representem a solução de cada item da atividade que o colega elaborou, de duas maneiras diferentes, por exemplo: usando frações, números decimais, fatores de redução, regra de três ou representações visuais.
- Conforme está na atividade, o professor orientará a formação de duplas, onde cada colega insere os dados (valores dos veículos) no seu problema e resolve o problema do colega. Em seguida, cada um, corrige a atividade que elaborou.
Propósito: Resolver a atividade principal, trabalhando a ideia de prejuízo.
Discuta com a turma:
- No cotidiano, ao vendermos um veículo, temos uma situação de lucro ou prejuízo? Justifique.
- Por que alguns modelos de veículos de mesmo preço de compra, são vendidos por preços de venda tão diferentes?
- O que é depreciação e o que explica a alta depreciação de um bem bem de consumo, como um veículo?
Materiais complementares:
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 e 9)
Orientação:
- O professor poderá solicitar previamente aos alunos para trazerem encartes de concessionárias de veículos ou que façam uma breve pesquisa de preços dos veículos que estarão na atividade.
- Ao apresentar a atividade, o professor poderá pedir aos alunos que representem a solução de cada item da atividade que o colega elaborou, de duas maneiras diferentes, por exemplo: usando frações, números decimais, fatores de redução, regra de três ou representações visuais.
- Conforme está na atividade, o professor orientará a formação de duplas, onde cada colega insere os dados (valores dos veículos) no seu problema e resolve o problema do colega. Em seguida, cada um, corrige a atividade que elaborou.
Propósito: Resolver a atividade principal, trabalhando a ideia de prejuízo.
Discuta com a turma:
- No cotidiano, ao vendermos um veículo, temos uma situação de lucro ou prejuízo? Justifique.
- Por que alguns modelos de veículos de mesmo preço de compra, são vendidos por preços de venda tão diferentes?
- O que é depreciação e o que explica a alta depreciação de um bem bem de consumo, como um veículo?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 10 ao 14)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações do slide com os alunos, exemplificando com problemas desenvolvidos ao longo da aula. Peça aos alunos para dar exemplos, de acordo com o que está sendo mostrado no slide.
Propósito: Fixar os conceitos de cálculo do prejuízo, receita e custo.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu novo na aula de hoje?
- Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?
RAIO X
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para resolverem o problema, de maneira individual, a fim de demonstrarem sua aprendizagem nos assuntos mostrados. Encerre a aula corrigindo o exercício.
Propósito: Verificação da aprendizagem dos alunos na resolução de problemas envolvendo a ideia de prejuízo.
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_08NUM03
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Você pode usar as informações do Aquecimento para orientar a turma sobre os termos lucro-prejuízo, por exemplo, mas o foco da aula deve ser a Atividade Principal.
Atividade principal
Encaminhe a versão para impressão para os alunos, via WhatsApp. Eles podem imprimir ou copiar as atividades. Grave um áudio orientativo. Peça aos alunos que encaminhem as respostas (eles podem tirar foto ou print) para discussão. Você pode usar as atividades complementares como forma de ampliação e revisão das aprendizagens.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de porcentagem. Você pode sugeri-los aos alunos com acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/finding-percentages-example
Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas pelos alunos. Selecione alguns itens das questões para ser discutir com a turma. Verifique a necessidade de esclarecer pontos de divergência conceitual. Socialize com a turma suas impressões sobre as respostas deles, por meio de vídeo curto ou mesmo áudio (WhatsApp). Para fazer um ‘fechamento’ da aula use os detalhes apresentados no Encerramento.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.
Sistematização
xxx
Encerramento
Retome nas discussões, em seu feedback aos alunos.
Raio X
Sugerimos o uso do Raio X, juntamente com as atividades complementares como forma de revisão e consolidação das aprendizagens.
Convite às famílias
Discutir discussão conceitual sobre: receita, custo, lucro, prejuízo. Mesmo os familiares não letrados têm informações sobre o tema.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carlos Alves de Almeida Neto
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Objetivos específicos
Resolver problema com a ideia de prejuízo.
Conceito-chave
Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
- Calculadora ou não.