Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Relação entre as simetrias no plano e a congruência de triângulos
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações isométricas e congruência de triângulos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Akemi Maekawa
Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Objetivos específicos
-Verificar se a aplicação de simetrias no plano gera figuras congruentes às originais
-Analisar triângulos para verificar se é possível elaborar um conjunto de simetrias que leva um triângulo ao outro.
-Relacionar as simetrias no plano e a congruência de triângulos.
Conceito-chave
Simetrias e congruência de triângulos
Recursos necessários
-Fichas impressas.
-Projetor (se possível)
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
-Verificar se a aplicação de simetrias no plano gera figuras congruentes às originais
-Analisar triângulos para verificar se é possível elaborar um conjunto de simetrias que leva um triângulo ao outro.
-Relacionar as simetrias no plano e a congruência de triângulos.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 9 minutos (slides 3 a 5).
Orientações: Inicie a aula projetando a atividade ou entregue cópias da atividade para os alunos (. Leia o enunciado para os alunos, solicite que eles pensem na resposta e a anotem em seus cadernos. Em seguida, abra para que os alunos compartilhem suas respostas. Nesse momento, é importante que eles retomem a definição de triângulos congruentes e as características que são preservadas quando uma figura é modificada por uma reflexão.
Depois, projete ou escreva na lousa a pergunta e faça a construção do slide 4 e abra para que a turma discuta como as outras transformações isométricas que já estudaram (translação e rotação) alteram as figuras, verificando se suas aplicações geram figuras congruentes.
Por fim, projeto ou escreva na lousa a pergunta do slide 5 e abra para que a turma discuta, buscando que eles concluam que a aplicação de simetrias a um triângulo qualquer sempre gera triângulos congruentes ao original por conservar medidas de lados e ângulos.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Propiciar que os alunos retomem a definição de congruência e as características das transformações isométricas.
Discuta com a turma:
- Quando dois triângulos são congruentes?
- Os triângulos ABC e DEF têm lados de mesma medida? E ângulos?
- Podemos garantir essas igualdades (de lados e ângulos) mesmo sem saber as medidas desses elementos? Como?
- Por que uma composição de simetrias também gera triângulos congruentes?
Materias complementares:
Resolução da atividade aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 9 minutos (slides 3 a 5).
Orientações: Inicie a aula projetando a atividade ou entregue cópias da atividade para os alunos. Leia o enunciado para os alunos, solicite que eles pensem na resposta e a anotem em seus cadernos. Em seguida, abra para que os alunos compartilhem suas respostas. Nesse momento é importante que eles retomem a definição de triângulos congruentes e as características que são preservadas quando uma figura é modificada por uma reflexão.
Depois, projete ou escreva na lousa a pergunta e faça a construção do slide 4 e abra para que a turma discuta como as outras transformações isométricas que já estudaram (translação e rotação) alteram as figuras, verificando se suas aplicações geram figuras congruentes.
Por fim, projeto ou escreva na lousa a pergunta do slide 5 e abra para que a turma discuta, buscando que eles concluam que a aplicação de simetrias a um triângulo qualquer sempre gera triângulos congruentes ao original por conservar medidas de lados e ângulos.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Propiciar que os alunos retomem a definição de congruência e as características das transformações isométricas.
Discuta com a turma:
- Quando dois triângulos são congruentes?
- Os triângulos ABC e DEF têm lados de mesma medida? E ângulos?
- Podemos garantir essas igualdades (de lados e ângulos) mesmo sem saber as medidas desses elementos? Como?
- Por que uma composição de simetrias também gera triângulos congruentes?
Aquecimento
Tempo sugerido: 9 minutos (slides 3 a 5).
Orientações: Inicie a aula projetando a atividade ou entregue cópias da atividade para os alunos. Leia o enunciado para os alunos, solicite que eles pensem na resposta e a anotem em seus cadernos. Em seguida, abra para que os alunos compartilhem suas respostas. Nesse momento é importante que eles retomem a definição de triângulos congruentes e as características que são preservadas quando uma figura é modificada por uma reflexão.
Depois, projete ou escreva na lousa a pergunta e faça a construção do slide 4 e abra para que a turma discuta como as outras transformações isométricas que já estudaram (translação e rotação) alteram as figuras, verificando se suas aplicações geram figuras congruentes.
Por fim, projeto ou escreva na lousa a pergunta do slide 5 e abra para que a turma discuta, buscando que eles concluam que a aplicação de simetrias a um triângulo qualquer sempre gera triângulos congruentes ao original por conservar medidas de lados e ângulos.
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: Propiciar que os alunos retomem a definição de congruência e as características das transformações isométricas.
Discuta com a turma:
- Quando dois triângulos são congruentes?
- Os triângulos ABC e DEF têm lados de mesma medida? E ângulos?
- Podemos garantir essas igualdades (de lados e ângulos) mesmo sem saber as medidas desses elementos? Como?
- Por que uma composição de simetrias também gera triângulos congruentes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10).
Orientação: Projete o slide 5 e leia o texto para a classe (ou apenas leia, se não for possível projetar). Depois, projete a atividade que está nos slides 7 a 10 ou imprima e entregue uma cópia para cada aluno. Reúna os alunos trios heterogêneos e solicite que eles resolvam os itens primeiramente individualmente para depois discutir as respostas no grupo. Lembre-os que todos devem registrar as respostas em seus cadernos e que devem debater as respostas até que todos os membros do grupo concordem.
Circule pela sala para observar como os alunos estão resolvendo o problema, sem informar os grupos se a resposta obtida por eles está correta ou não.
Se algum grupo terminar, peça que façam esboços das etapas das transformações que elaboraram para os itens que consideraram a resposta afirmativa.
Propósito: incentivar que os alunos analisem triângulos congruentes ou não para verificar que é possível utilizar simetrias para transformar um triângulo em outro congruente a ele.
Materiais complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10).
Orientação: Projete o slide 5 e leia o texto para a classe (ou apenas leia, se não for possível projetar). Depois, projete a atividade que está nos slides 7 a 10 ou imprima e entregue uma cópia para cada aluno. Reúna os alunos trios heterogêneos e solicite que eles resolvam os itens primeiramente individualmente para depois discutir as respostas no grupo. Lembre-os que todos devem registrar as respostas em seus cadernos e que devem debater as respostas até que todos os membros do grupo concordem.
Circule pela sala para observar como os alunos estão resolvendo o problema, sem informar os grupos se a resposta obtida por eles está correta ou não.
Se algum grupo terminar, peça que façam esboços das etapas das transformações que elaboraram para os itens que consideraram a resposta afirmativa.
Propósito: incentivar que os alunos analisem triângulos congruentes ou não para verificar que é possível utilizar simetrias para transformar um triângulo em outro congruente a ele.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10).
Orientação: Projete o slide 5 e leia o texto para a classe (ou apenas leia, se não for possível projetar). Depois, projete a atividade que está nos slides 7 a 10 ou imprima e entregue uma cópia para cada aluno. Reúna os alunos trios heterogêneos e solicite que eles resolvam os itens primeiramente individualmente para depois discutir as respostas no grupo. Lembre-os que todos devem registrar as respostas em seus cadernos e que devem debater as respostas até que todos os membros do grupo concordem.
Circule pela sala para observar como os alunos estão resolvendo o problema, sem informar os grupos se a resposta obtida por eles está correta ou não.
Se algum grupo terminar, peça que façam esboços das etapas das transformações que elaboraram para os itens que consideraram a resposta afirmativa.
Propósito: incentivar que os alunos analisem triângulos congruentes ou não para verificar que é possível utilizar simetrias para transformar um triângulo em outro congruente a ele.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10).
Orientação: Projete o slide 5 e leia o texto para a classe (ou apenas leia, se não for possível projetar). Depois, projete a atividade que está nos slides 7 a 10 ou imprima e entregue uma cópia para cada aluno. Reúna os alunos trios heterogêneos e solicite que eles resolvam os itens primeiramente individualmente para depois discutir as respostas no grupo. Lembre-os que todos devem registrar as respostas em seus cadernos e que devem debater as respostas até que todos os membros do grupo concordem.
Circule pela sala para observar como os alunos estão resolvendo o problema, sem informar os grupos se a resposta obtida por eles está correta ou não.
Se algum grupo terminar, peça que façam esboços das etapas das transformações que elaboraram para os itens que consideraram a resposta afirmativa.
Propósito: incentivar que os alunos analisem triângulos congruentes ou não para verificar que é possível utilizar simetrias para transformar um triângulo em outro congruente a ele.
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 6 a 10).
Orientação: Projete o slide 5 e leia o texto para a classe (ou apenas leia, se não for possível projetar). Depois, projete a atividade que está nos slides 7 a 10 ou imprima e entregue uma cópia para cada aluno. Reúna os alunos trios heterogêneos e solicite que eles resolvam os itens primeiramente individualmente para depois discutir as respostas no grupo. Lembre-os que todos devem registrar as respostas em seus cadernos e que devem debater as respostas até que todos os membros do grupo concordem.
Circule pela sala para observar como os alunos estão resolvendo o problema, sem informar os grupos se a resposta obtida por eles está correta ou não.
Se algum grupo terminar, peça que façam esboços das etapas das transformações que elaboraram para os itens que consideraram a resposta afirmativa.
Propósito: incentivar que os alunos analisem triângulos congruentes ou não para verificar que é possível utilizar simetrias para transformar um triângulo em outro congruente a ele.
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 11 a 22).
Orientações: Explique que os itens serão discutidos na ordem.
Em cada item, inicie solicitando que os alunos digam se existe ou não um conjunto de simetrias que leva o triângulo ABC ao triângulo DEF. Para cada item, há um slide com a reprodução dos triângulos da atividade para apoiar a discussão e, em seguida, um slide com a solução (em relação a existência das simetrias) que contém imagens com lados ângulos congruentes destacados com cores e a formalização resposta da questão.
É importante que as diferentes respostas (tanto em relação à existência das simetrias quanto em relação aos tipos de justificativas apresentados), se houver, apareçam nesse momento de compartilhamento e, por isso, a observação feita das resoluções dos alunos no momento anterior é muito importante para decidir quais grupos chamar para falar em cada item.
Nessa etapa da aula, é essencial que os critérios de congruência de triângulos sejam mencionados nas justificativas dos alunos e também que se explore por que não é possível encontrar obter o triângulo DEF por aplicações de simetrias ao triângulo ABC em alguns casos (itens b e c). É importante que, ao final das discussões da atividade, os alunos concluam que é possível encontrar um conjunto de simetrias para transformar um triângulo no outro somente se os triângulos forem congruentes.
Para cada os itens em que existem as simetrias que levam ABC à DEF, solicite que os grupos compartilhem os conjuntos de simetrias elaborados e, em seguida, abra para que a classe discuta se concorda com as soluções apresentadas. Utilize, se considerar pertinente, os slides que exibem alguns exemplos de soluções, que contém imagens que mostram as etapas intermediárias (slides 13 e 14 para o item a e slides 21 e 22 para o item d)
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: propiciar que os alunos verifiquem que se dois triângulos são congruentes, então existem simetrias que transformam um desses triângulos no outro.
Discuta com a turma:
- Como os critérios de congruência de triângulos ajudam a decidir se existem as simetrias que transformam um triângulo no outro?
- Como podemos decidir quais tipos de simetria podem ser usados? Como as posições dos triângulos ajudam a tomar essa decisão?
- No item b, os triângulos têm ângulos de 34º, 56º e 90º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- No item c, os triângulos têm lados de 3 cm e 5 cm e um ângulo de 25º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- Sempre que dois triângulos são congruentes, existem simetrias que transformam um triângulo no outro? E se dois triângulos não são congruentes, é possível encontrar simetrias que levam um triângulo ao outro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 11 a 22).
Orientações: Explique que os itens serão discutidos na ordem.
Em cada item, inicie solicitando que os alunos digam se existe ou não um conjunto de simetrias que leva o triângulo ABC ao triângulo DEF. Para cada item, há um slide com a reprodução dos triângulos da atividade para apoiar a discussão e, em seguida, um slide com a solução (em relação a existência das simetrias) que contém imagens com lados ângulos congruentes destacados com cores e a formalização resposta da questão.
É importante que as diferentes respostas (tanto em relação à existência das simetrias quanto em relação aos tipos de justificativas apresentados), se houver, apareçam nesse momento de compartilhamento e, por isso, a observação feita das resoluções dos alunos no momento anterior é muito importante para decidir quais grupos chamar para falar em cada item.
Nessa etapa da aula, é essencial que os critérios de congruência de triângulos sejam mencionados nas justificativas dos alunos e também que se explore por que não é possível encontrar obter o triângulo DEF por aplicações de simetrias ao triângulo ABC em alguns casos (itens b e c). É importante que, ao final das discussões da atividade, os alunos concluam que é possível encontrar um conjunto de simetrias para transformar um triângulo no outro somente se os triângulos forem congruentes.
Para cada os itens em que existem as simetrias que levam ABC à DEF, solicite que os grupos compartilhem os conjuntos de simetrias elaborados e, em seguida, abra para que a classe discuta se concorda com as soluções apresentadas. Utilize, se considerar pertinente, os slides que exibem alguns exemplos de soluções, que contém imagens que mostram as etapas intermediárias (slides 13 e 14 para o item a e slides 21 e 22 para o item d)
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: propiciar que os alunos verifiquem que se dois triângulos são congruentes, então existem simetrias que transformam um desses triângulos no outro.
Discuta com a turma:
- Como os critérios de congruência de triângulos ajudam a decidir se existem as simetrias que transformam um triângulo no outro?
- Como podemos decidir quais tipos de simetria podem ser usados? Como as posições dos triângulos ajudam a tomar essa decisão?
- No item b, os triângulos têm ângulos de 34º, 56º e 90º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- No item c, os triângulos têm lados de 3 cm e 5 cm e um ângulo de 25º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- Sempre que dois triângulos são congruentes, existem simetrias que transformam um triângulo no outro? E se dois triângulos não são congruentes, é possível encontrar simetrias que levam um triângulo ao outro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 11 a 22).
Orientações: Explique que os itens serão discutidos na ordem.
Em cada item, inicie solicitando que os alunos digam se existe ou não um conjunto de simetrias que leva o triângulo ABC ao triângulo DEF. Para cada item, há um slide com a reprodução dos triângulos da atividade para apoiar a discussão e, em seguida, um slide com a solução (em relação a existência das simetrias) que contém imagens com lados ângulos congruentes destacados com cores e a formalização resposta da questão.
É importante que as diferentes respostas (tanto em relação à existência das simetrias quanto em relação aos tipos de justificativas apresentados), se houver, apareçam nesse momento de compartilhamento e, por isso, a observação feita das resoluções dos alunos no momento anterior é muito importante para decidir quais grupos chamar para falar em cada item.
Nessa etapa da aula, é essencial que os critérios de congruência de triângulos sejam mencionados nas justificativas dos alunos e também que se explore por que não é possível encontrar obter o triângulo DEF por aplicações de simetrias ao triângulo ABC em alguns casos (itens b e c). É importante que, ao final das discussões da atividade, os alunos concluam que é possível encontrar um conjunto de simetrias para transformar um triângulo no outro somente se os triângulos forem congruentes.
Para cada os itens em que existem as simetrias que levam ABC à DEF, solicite que os grupos compartilhem os conjuntos de simetrias elaborados e, em seguida, abra para que a classe discuta se concorda com as soluções apresentadas. Utilize, se considerar pertinente, os slides que exibem alguns exemplos de soluções, que contém imagens que mostram as etapas intermediárias (slides 13 e 14 para o item a e slides 21 e 22 para o item d)
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: propiciar que os alunos verifiquem que se dois triângulos são congruentes, então existem simetrias que transformam um desses triângulos no outro.
Discuta com a turma:
- Como os critérios de congruência de triângulos ajudam a decidir se existem as simetrias que transformam um triângulo no outro?
- Como podemos decidir quais tipos de simetria podem ser usados? Como as posições dos triângulos ajudam a tomar essa decisão?
- No item b, os triângulos têm ângulos de 34º, 56º e 90º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- No item c, os triângulos têm lados de 3 cm e 5 cm e um ângulo de 25º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- Sempre que dois triângulos são congruentes, existem simetrias que transformam um triângulo no outro? E se dois triângulos não são congruentes, é possível encontrar simetrias que levam um triângulo ao outro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 11 a 22).
Orientações: Explique que os itens serão discutidos na ordem.
Em cada item, inicie solicitando que os alunos digam se existe ou não um conjunto de simetrias que leva o triângulo ABC ao triângulo DEF. Para cada item, há um slide com a reprodução dos triângulos da atividade para apoiar a discussão e, em seguida, um slide com a solução (em relação a existência das simetrias) que contém imagens com lados ângulos congruentes destacados com cores e a formalização resposta da questão.
É importante que as diferentes respostas (tanto em relação à existência das simetrias quanto em relação aos tipos de justificativas apresentados), se houver, apareçam nesse momento de compartilhamento e, por isso, a observação feita das resoluções dos alunos no momento anterior é muito importante para decidir quais grupos chamar para falar em cada item.
Nessa etapa da aula, é essencial que os critérios de congruência de triângulos sejam mencionados nas justificativas dos alunos e também que se explore por que não é possível encontrar obter o triângulo DEF por aplicações de simetrias ao triângulo ABC em alguns casos (itens b e c). É importante que, ao final das discussões da atividade, os alunos concluam que é possível encontrar um conjunto de simetrias para transformar um triângulo no outro somente se os triângulos forem congruentes.
Para cada os itens em que existem as simetrias que levam ABC à DEF, solicite que os grupos compartilhem os conjuntos de simetrias elaborados e, em seguida, abra para que a classe discuta se concorda com as soluções apresentadas. Utilize, se considerar pertinente, os slides que exibem alguns exemplos de soluções, que contém imagens que mostram as etapas intermediárias (slides 13 e 14 para o item a e slides 21 e 22 para o item d)
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: propiciar que os alunos verifiquem que se dois triângulos são congruentes, então existem simetrias que transformam um desses triângulos no outro.
Discuta com a turma:
- Como os critérios de congruência de triângulos ajudam a decidir se existem as simetrias que transformam um triângulo no outro?
- Como podemos decidir quais tipos de simetria podem ser usados? Como as posições dos triângulos ajudam a tomar essa decisão?
- No item b, os triângulos têm ângulos de 34º, 56º e 90º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- No item c, os triângulos têm lados de 3 cm e 5 cm e um ângulo de 25º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- Sempre que dois triângulos são congruentes, existem simetrias que transformam um triângulo no outro? E se dois triângulos não são congruentes, é possível encontrar simetrias que levam um triângulo ao outro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 11 a 22).
Orientações: Explique que os itens serão discutidos na ordem.
Em cada item, inicie solicitando que os alunos digam se existe ou não um conjunto de simetrias que leva o triângulo ABC ao triângulo DEF. Para cada item, há um slide com a reprodução dos triângulos da atividade para apoiar a discussão e, em seguida, um slide com a solução (em relação a existência das simetrias) que contém imagens com lados ângulos congruentes destacados com cores e a formalização resposta da questão.
É importante que as diferentes respostas (tanto em relação à existência das simetrias quanto em relação aos tipos de justificativas apresentados), se houver, apareçam nesse momento de compartilhamento e, por isso, a observação feita das resoluções dos alunos no momento anterior é muito importante para decidir quais grupos chamar para falar em cada item.
Nessa etapa da aula, é essencial que os critérios de congruência de triângulos sejam mencionados nas justificativas dos alunos e também que se explore por que não é possível encontrar obter o triângulo DEF por aplicações de simetrias ao triângulo ABC em alguns casos (itens b e c). É importante que, ao final das discussões da atividade, os alunos concluam que é possível encontrar um conjunto de simetrias para transformar um triângulo no outro somente se os triângulos forem congruentes.
Para cada os itens em que existem as simetrias que levam ABC à DEF, solicite que os grupos compartilhem os conjuntos de simetrias elaborados e, em seguida, abra para que a classe discuta se concorda com as soluções apresentadas. Utilize, se considerar pertinente, os slides que exibem alguns exemplos de soluções, que contém imagens que mostram as etapas intermediárias (slides 13 e 14 para o item a e slides 21 e 22 para o item d)
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: propiciar que os alunos verifiquem que se dois triângulos são congruentes, então existem simetrias que transformam um desses triângulos no outro.
Discuta com a turma:
- Como os critérios de congruência de triângulos ajudam a decidir se existem as simetrias que transformam um triângulo no outro?
- Como podemos decidir quais tipos de simetria podem ser usados? Como as posições dos triângulos ajudam a tomar essa decisão?
- No item b, os triângulos têm ângulos de 34º, 56º e 90º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- No item c, os triângulos têm lados de 3 cm e 5 cm e um ângulo de 25º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- Sempre que dois triângulos são congruentes, existem simetrias que transformam um triângulo no outro? E se dois triângulos não são congruentes, é possível encontrar simetrias que levam um triângulo ao outro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 11 a 22).
Orientações: Explique que os itens serão discutidos na ordem.
Em cada item, inicie solicitando que os alunos digam se existe ou não um conjunto de simetrias que leva o triângulo ABC ao triângulo DEF. Para cada item, há um slide com a reprodução dos triângulos da atividade para apoiar a discussão e, em seguida, um slide com a solução (em relação a existência das simetrias) que contém imagens com lados ângulos congruentes destacados com cores e a formalização resposta da questão.
É importante que as diferentes respostas (tanto em relação à existência das simetrias quanto em relação aos tipos de justificativas apresentados), se houver, apareçam nesse momento de compartilhamento e, por isso, a observação feita das resoluções dos alunos no momento anterior é muito importante para decidir quais grupos chamar para falar em cada item.
Nessa etapa da aula, é essencial que os critérios de congruência de triângulos sejam mencionados nas justificativas dos alunos e também que se explore por que não é possível encontrar obter o triângulo DEF por aplicações de simetrias ao triângulo ABC em alguns casos (itens b e c). É importante que, ao final das discussões da atividade, os alunos concluam que é possível encontrar um conjunto de simetrias para transformar um triângulo no outro somente se os triângulos forem congruentes.
Para cada os itens em que existem as simetrias que levam ABC à DEF, solicite que os grupos compartilhem os conjuntos de simetrias elaborados e, em seguida, abra para que a classe discuta se concorda com as soluções apresentadas. Utilize, se considerar pertinente, os slides que exibem alguns exemplos de soluções, que contém imagens que mostram as etapas intermediárias (slides 13 e 14 para o item a e slides 21 e 22 para o item d)
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: propiciar que os alunos verifiquem que se dois triângulos são congruentes, então existem simetrias que transformam um desses triângulos no outro.
Discuta com a turma:
- Como os critérios de congruência de triângulos ajudam a decidir se existem as simetrias que transformam um triângulo no outro?
- Como podemos decidir quais tipos de simetria podem ser usados? Como as posições dos triângulos ajudam a tomar essa decisão?
- No item b, os triângulos têm ângulos de 34º, 56º e 90º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- No item c, os triângulos têm lados de 3 cm e 5 cm e um ângulo de 25º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- Sempre que dois triângulos são congruentes, existem simetrias que transformam um triângulo no outro? E se dois triângulos não são congruentes, é possível encontrar simetrias que levam um triângulo ao outro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 11 a 22).
Orientações: Explique que os itens serão discutidos na ordem.
Em cada item, inicie solicitando que os alunos digam se existe ou não um conjunto de simetrias que leva o triângulo ABC ao triângulo DEF. Para cada item, há um slide com a reprodução dos triângulos da atividade para apoiar a discussão e, em seguida, um slide com a solução (em relação a existência das simetrias) que contém imagens com lados ângulos congruentes destacados com cores e a formalização resposta da questão.
É importante que as diferentes respostas (tanto em relação à existência das simetrias quanto em relação aos tipos de justificativas apresentados), se houver, apareçam nesse momento de compartilhamento e, por isso, a observação feita das resoluções dos alunos no momento anterior é muito importante para decidir quais grupos chamar para falar em cada item.
Nessa etapa da aula, é essencial que os critérios de congruência de triângulos sejam mencionados nas justificativas dos alunos e também que se explore por que não é possível encontrar obter o triângulo DEF por aplicações de simetrias ao triângulo ABC em alguns casos (itens b e c). É importante que, ao final das discussões da atividade, os alunos concluam que é possível encontrar um conjunto de simetrias para transformar um triângulo no outro somente se os triângulos forem congruentes.
Para cada os itens em que existem as simetrias que levam ABC à DEF, solicite que os grupos compartilhem os conjuntos de simetrias elaborados e, em seguida, abra para que a classe discuta se concorda com as soluções apresentadas. Utilize, se considerar pertinente, os slides que exibem alguns exemplos de soluções, que contém imagens que mostram as etapas intermediárias (slides 13 e 14 para o item a e slides 21 e 22 para o item d)
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: propiciar que os alunos verifiquem que se dois triângulos são congruentes, então existem simetrias que transformam um desses triângulos no outro.
Discuta com a turma:
- Como os critérios de congruência de triângulos ajudam a decidir se existem as simetrias que transformam um triângulo no outro?
- Como podemos decidir quais tipos de simetria podem ser usados? Como as posições dos triângulos ajudam a tomar essa decisão?
- No item b, os triângulos têm ângulos de 34º, 56º e 90º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- No item c, os triângulos têm lados de 3 cm e 5 cm e um ângulo de 25º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- Sempre que dois triângulos são congruentes, existem simetrias que transformam um triângulo no outro? E se dois triângulos não são congruentes, é possível encontrar simetrias que levam um triângulo ao outro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 11 a 22).
Orientações: Explique que os itens serão discutidos na ordem.
Em cada item, inicie solicitando que os alunos digam se existe ou não um conjunto de simetrias que leva o triângulo ABC ao triângulo DEF. Para cada item, há um slide com a reprodução dos triângulos da atividade para apoiar a discussão e, em seguida, um slide com a solução (em relação a existência das simetrias) que contém imagens com lados ângulos congruentes destacados com cores e a formalização resposta da questão.
É importante que as diferentes respostas (tanto em relação à existência das simetrias quanto em relação aos tipos de justificativas apresentados), se houver, apareçam nesse momento de compartilhamento e, por isso, a observação feita das resoluções dos alunos no momento anterior é muito importante para decidir quais grupos chamar para falar em cada item.
Nessa etapa da aula, é essencial que os critérios de congruência de triângulos sejam mencionados nas justificativas dos alunos e também que se explore por que não é possível encontrar obter o triângulo DEF por aplicações de simetrias ao triângulo ABC em alguns casos (itens b e c). É importante que, ao final das discussões da atividade, os alunos concluam que é possível encontrar um conjunto de simetrias para transformar um triângulo no outro somente se os triângulos forem congruentes.
Para cada os itens em que existem as simetrias que levam ABC à DEF, solicite que os grupos compartilhem os conjuntos de simetrias elaborados e, em seguida, abra para que a classe discuta se concorda com as soluções apresentadas. Utilize, se considerar pertinente, os slides que exibem alguns exemplos de soluções, que contém imagens que mostram as etapas intermediárias (slides 13 e 14 para o item a e slides 21 e 22 para o item d)
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: propiciar que os alunos verifiquem que se dois triângulos são congruentes, então existem simetrias que transformam um desses triângulos no outro.
Discuta com a turma:
- Como os critérios de congruência de triângulos ajudam a decidir se existem as simetrias que transformam um triângulo no outro?
- Como podemos decidir quais tipos de simetria podem ser usados? Como as posições dos triângulos ajudam a tomar essa decisão?
- No item b, os triângulos têm ângulos de 34º, 56º e 90º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- No item c, os triângulos têm lados de 3 cm e 5 cm e um ângulo de 25º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- Sempre que dois triângulos são congruentes, existem simetrias que transformam um triângulo no outro? E se dois triângulos não são congruentes, é possível encontrar simetrias que levam um triângulo ao outro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 11 a 22).
Orientações: Explique que os itens serão discutidos na ordem.
Em cada item, inicie solicitando que os alunos digam se existe ou não um conjunto de simetrias que leva o triângulo ABC ao triângulo DEF. Para cada item, há um slide com a reprodução dos triângulos da atividade para apoiar a discussão e, em seguida, um slide com a solução (em relação a existência das simetrias) que contém imagens com lados ângulos congruentes destacados com cores e a formalização resposta da questão.
É importante que as diferentes respostas (tanto em relação à existência das simetrias quanto em relação aos tipos de justificativas apresentados), se houver, apareçam nesse momento de compartilhamento e, por isso, a observação feita das resoluções dos alunos no momento anterior é muito importante para decidir quais grupos chamar para falar em cada item.
Nessa etapa da aula, é essencial que os critérios de congruência de triângulos sejam mencionados nas justificativas dos alunos e também que se explore por que não é possível encontrar obter o triângulo DEF por aplicações de simetrias ao triângulo ABC em alguns casos (itens b e c). É importante que, ao final das discussões da atividade, os alunos concluam que é possível encontrar um conjunto de simetrias para transformar um triângulo no outro somente se os triângulos forem congruentes.
Para cada os itens em que existem as simetrias que levam ABC à DEF, solicite que os grupos compartilhem os conjuntos de simetrias elaborados e, em seguida, abra para que a classe discuta se concorda com as soluções apresentadas. Utilize, se considerar pertinente, os slides que exibem alguns exemplos de soluções, que contém imagens que mostram as etapas intermediárias (slides 13 e 14 para o item a e slides 21 e 22 para o item d)
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: propiciar que os alunos verifiquem que se dois triângulos são congruentes, então existem simetrias que transformam um desses triângulos no outro.
Discuta com a turma:
- Como os critérios de congruência de triângulos ajudam a decidir se existem as simetrias que transformam um triângulo no outro?
- Como podemos decidir quais tipos de simetria podem ser usados? Como as posições dos triângulos ajudam a tomar essa decisão?
- No item b, os triângulos têm ângulos de 34º, 56º e 90º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- No item c, os triângulos têm lados de 3 cm e 5 cm e um ângulo de 25º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- Sempre que dois triângulos são congruentes, existem simetrias que transformam um triângulo no outro? E se dois triângulos não são congruentes, é possível encontrar simetrias que levam um triângulo ao outro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 11 a 22).
Orientações: Explique que os itens serão discutidos na ordem.
Em cada item, inicie solicitando que os alunos digam se existe ou não um conjunto de simetrias que leva o triângulo ABC ao triângulo DEF. Para cada item, há um slide com a reprodução dos triângulos da atividade para apoiar a discussão e, em seguida, um slide com a solução (em relação a existência das simetrias) que contém imagens com lados ângulos congruentes destacados com cores e a formalização resposta da questão.
É importante que as diferentes respostas (tanto em relação à existência das simetrias quanto em relação aos tipos de justificativas apresentados), se houver, apareçam nesse momento de compartilhamento e, por isso, a observação feita das resoluções dos alunos no momento anterior é muito importante para decidir quais grupos chamar para falar em cada item.
Nessa etapa da aula, é essencial que os critérios de congruência de triângulos sejam mencionados nas justificativas dos alunos e também que se explore por que não é possível encontrar obter o triângulo DEF por aplicações de simetrias ao triângulo ABC em alguns casos (itens b e c). É importante que, ao final das discussões da atividade, os alunos concluam que é possível encontrar um conjunto de simetrias para transformar um triângulo no outro somente se os triângulos forem congruentes.
Para cada os itens em que existem as simetrias que levam ABC à DEF, solicite que os grupos compartilhem os conjuntos de simetrias elaborados e, em seguida, abra para que a classe discuta se concorda com as soluções apresentadas. Utilize, se considerar pertinente, os slides que exibem alguns exemplos de soluções, que contém imagens que mostram as etapas intermediárias (slides 13 e 14 para o item a e slides 21 e 22 para o item d)
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: propiciar que os alunos verifiquem que se dois triângulos são congruentes, então existem simetrias que transformam um desses triângulos no outro.
Discuta com a turma:
- Como os critérios de congruência de triângulos ajudam a decidir se existem as simetrias que transformam um triângulo no outro?
- Como podemos decidir quais tipos de simetria podem ser usados? Como as posições dos triângulos ajudam a tomar essa decisão?
- No item b, os triângulos têm ângulos de 34º, 56º e 90º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- No item c, os triângulos têm lados de 3 cm e 5 cm e um ângulo de 25º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- Sempre que dois triângulos são congruentes, existem simetrias que transformam um triângulo no outro? E se dois triângulos não são congruentes, é possível encontrar simetrias que levam um triângulo ao outro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 11 a 22).
Orientações: Explique que os itens serão discutidos na ordem.
Em cada item, inicie solicitando que os alunos digam se existe ou não um conjunto de simetrias que leva o triângulo ABC ao triângulo DEF. Para cada item, há um slide com a reprodução dos triângulos da atividade para apoiar a discussão e, em seguida, um slide com a solução (em relação a existência das simetrias) que contém imagens com lados ângulos congruentes destacados com cores e a formalização resposta da questão.
É importante que as diferentes respostas (tanto em relação à existência das simetrias quanto em relação aos tipos de justificativas apresentados), se houver, apareçam nesse momento de compartilhamento e, por isso, a observação feita das resoluções dos alunos no momento anterior é muito importante para decidir quais grupos chamar para falar em cada item.
Nessa etapa da aula, é essencial que os critérios de congruência de triângulos sejam mencionados nas justificativas dos alunos e também que se explore por que não é possível encontrar obter o triângulo DEF por aplicações de simetrias ao triângulo ABC em alguns casos (itens b e c). É importante que, ao final das discussões da atividade, os alunos concluam que é possível encontrar um conjunto de simetrias para transformar um triângulo no outro somente se os triângulos forem congruentes.
Para cada os itens em que existem as simetrias que levam ABC à DEF, solicite que os grupos compartilhem os conjuntos de simetrias elaborados e, em seguida, abra para que a classe discuta se concorda com as soluções apresentadas. Utilize, se considerar pertinente, os slides que exibem alguns exemplos de soluções, que contém imagens que mostram as etapas intermediárias (slides 13 e 14 para o item a e slides 21 e 22 para o item d)
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: propiciar que os alunos verifiquem que se dois triângulos são congruentes, então existem simetrias que transformam um desses triângulos no outro.
Discuta com a turma:
- Como os critérios de congruência de triângulos ajudam a decidir se existem as simetrias que transformam um triângulo no outro?
- Como podemos decidir quais tipos de simetria podem ser usados? Como as posições dos triângulos ajudam a tomar essa decisão?
- No item b, os triângulos têm ângulos de 34º, 56º e 90º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- No item c, os triângulos têm lados de 3 cm e 5 cm e um ângulo de 25º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- Sempre que dois triângulos são congruentes, existem simetrias que transformam um triângulo no outro? E se dois triângulos não são congruentes, é possível encontrar simetrias que levam um triângulo ao outro?
Painel de soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 11 a 22).
Orientações: Explique que os itens serão discutidos na ordem.
Em cada item, inicie solicitando que os alunos digam se existe ou não um conjunto de simetrias que leva o triângulo ABC ao triângulo DEF. Para cada item, há um slide com a reprodução dos triângulos da atividade para apoiar a discussão e, em seguida, um slide com a solução (em relação a existência das simetrias) que contém imagens com lados ângulos congruentes destacados com cores e a formalização resposta da questão.
É importante que as diferentes respostas (tanto em relação à existência das simetrias quanto em relação aos tipos de justificativas apresentados), se houver, apareçam nesse momento de compartilhamento e, por isso, a observação feita das resoluções dos alunos no momento anterior é muito importante para decidir quais grupos chamar para falar em cada item.
Nessa etapa da aula, é essencial que os critérios de congruência de triângulos sejam mencionados nas justificativas dos alunos e também que se explore por que não é possível encontrar obter o triângulo DEF por aplicações de simetrias ao triângulo ABC em alguns casos (itens b e c). É importante que, ao final das discussões da atividade, os alunos concluam que é possível encontrar um conjunto de simetrias para transformar um triângulo no outro somente se os triângulos forem congruentes.
Para cada os itens em que existem as simetrias que levam ABC à DEF, solicite que os grupos compartilhem os conjuntos de simetrias elaborados e, em seguida, abra para que a classe discuta se concorda com as soluções apresentadas. Utilize, se considerar pertinente, os slides que exibem alguns exemplos de soluções, que contém imagens que mostram as etapas intermediárias (slides 13 e 14 para o item a e slides 21 e 22 para o item d)
Utilize o guia de intervenções para analisar dificuldades e realizar intervenções.
Propósito: propiciar que os alunos verifiquem que se dois triângulos são congruentes, então existem simetrias que transformam um desses triângulos no outro.
Discuta com a turma:
- Como os critérios de congruência de triângulos ajudam a decidir se existem as simetrias que transformam um triângulo no outro?
- Como podemos decidir quais tipos de simetria podem ser usados? Como as posições dos triângulos ajudam a tomar essa decisão?
- No item b, os triângulos têm ângulos de 34º, 56º e 90º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- No item c, os triângulos têm lados de 3 cm e 5 cm e um ângulo de 25º. Por que não é possível encontrar simetrias que transformam ABC e DEF?
- Sempre que dois triângulos são congruentes, existem simetrias que transformam um triângulo no outro? E se dois triângulos não são congruentes, é possível encontrar simetrias que levam um triângulo ao outro?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Solicite que os alunos digam o que podem concluir após as discussões sobre as soluções da atividade principal (antes de exibir o slide). Depois, leia os textos desse slide, ou peça para algum aluno ler para sistematizar as aprendizagens da aula, verificando se algum ponto não havia sido destacado pelos alunos e/ou completando a sistematização da aula com pontos levantados pelos alunos que não estão escritos.
Propósito: Propiciar que os alunos concluam que é possível transformar um triângulo em outro por aplicações de simetrias somente quando os triângulos fornecidos são congruentes.
Material complementar: para que os alunos explorem outros tipos de figura, proponha que eles acessem os vídeos e exercícios da plataforma Khan Academy neste link. No guia de intervenções há explicações mais detalhadas deste material.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete e leia o texto desse slide (ou apenas leia, caso o recurso da projeção não esteja disponível) para sistematizar as aprendizagens da aula. Explore a afirmação no último balão, explicando para os alunos que o “se, e somente se” indica que se dois triângulos são congruentes então é possível elaborar um conjunto de simetrias e que só é possível elaborar um conjunto de simetrias que leva um triângulo ao outro se eles forem congruentes. Peça para que os alunos registrem essa conclusão em seus cadernos.
Propósito: Retomar as aprendizagens da aula, relacionando as transformações no plano e a congruência de triângulos.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 25 e 26).
Orientações: Projete a atividade ou entregue cópias para os alunos e peça que, individualmente, leiam o enunciado e a realizem a atividade. Circule pela classe para verificar como os alunos estão realizando a tarefa e, caso algum aluno termine, solicite que ele determine qual é a composição de transformações que leva o triângulo de uma posição para a outra. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das relações entre congruência de triângulos e transformações isométricas.
Materiais complementares:
Resolução da atividade complementar
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 25 e 26).
Orientações: Projete a atividade ou entregue cópias para os alunos e peça que, individualmente, leiam o enunciado e a realizem a atividade. Circule pela classe para verificar como os alunos estão realizando a tarefa e, caso algum aluno termine, solicite que ele determine qual é a composição de transformações que leva o triângulo de uma posição para a outra. O raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das relações entre congruência de triângulos e transformações isométricas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_15GEO08
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, papel quadriculado, régua, WhatsApp.
- Opcionais: Messenger Sala de aluno ( https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy ( https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP ( https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3
Geogebra https://play.google.com/store/apps/details?id=org.geogebra&hl=pt_BR
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
Use o Aquecimento nas orientações da realização da Atividade principal.
Atividade principal
Encaminhe um vídeo curto orientando os alunos na realização da atividade. Sugerimos que você use o Aquecimento como apoio a essa orientação. Proponha a realização da Atividade principal, encaminhando a versão impressa (via WhatsApp) e solicitando o retorno para sua apreciação. Nessa atividade é importante o uso de papel quadriculado, lápis e régua (reforce essa questão nas orientações). Caso seu aluno não tenha papel quadriculado, ele pode adaptar traçando verticalmente linhas numa folha de caderno, por exemplo. Há quatro questões na atividade. Você pode solicitar que os alunos façam todas ou selecionar algumas. Mantenha um canal de comunicação com a turma.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de construção/congruência de triângulos. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
( https://pt.khanacademy.org/math/geometry/hs-geo-congruence/hs-geo-triangle-congruence/v/congruent-triangles-and-sss)
https://pt.khanacademy.org/math/pt-7-ano/geometria-angulos-e-polgonos-7ano/construcao-de-poligonos-regulares/v/construo-de-tringulo
https://pt.khanacademy.org/math/basic-geo/basic-geometry-shapes/basic-geo-classifying-triangles/v/constructing-triangles-with-constraints
No Portal da OBMEP há exploração dos elementos básicos da geometria plana (partes 1, 2 e 3) que pode servir de apoio aos alunos que possuem internet.
https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie
Discussão das soluções
Observe as respostas dos alunos para compor um áudio ou vídeo (WhatsApp) com informações relevantes como esclarecimento dúvidas e erros, sistematização de conceitos, retomada de conceitos e dicas para realização de novas atividades. Você pode usar dados da Sistematização do conceito e do Encerramento. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por realizar as discussões em tempo real, através de uma das plataformas sugeridas abaixo. Se não tiver, use o WhatsApp que tem um alcance maior. Mas não esqueça de manter um canal de comunicação para discussão também de sugerir a realização das demais atividades desse plano (atividades complementares e Raio X).
Se for possível discutir em tempo real com sua turma, use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
Use nas discussões e/ou nas orientações iniciais
Encerramento
Use nas discussões e/ou nas orientações iniciais
Raio X
Use o Raio X e as atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.
Convite às famílias
Questionar: como ampliar ou reduzir um triângulo?
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Renata Akemi Maekawa
Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.
Objetivos específicos
-Verificar se a aplicação de simetrias no plano gera figuras congruentes às originais
-Analisar triângulos para verificar se é possível elaborar um conjunto de simetrias que leva um triângulo ao outro.
-Relacionar as simetrias no plano e a congruência de triângulos.
Conceito-chave
Simetrias e congruência de triângulos
Recursos necessários
-Fichas impressas.
-Projetor (se possível)