Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Prepare a atividade antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. Agrupe os alunos em duplas e entregue a atividade para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes e, em seguida, peça que eles organizem suas ideias e resolvam a questão. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos. Escolha alguns e represente-os por meio de uma sentença matemática, por exemplo: 3 x 23 = 3 x (20 + 3).
Propósito: Relacionar o conhecimento da propriedade distributiva em relação à adição, com a utilização do campo numérico, e assim, estabelecer mais conhecimento com a propriedade.
Materiais Complementares:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a ideia da propriedade distributiva em relação à adição, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Discuta com a Turma:
- Quais as possíveis expressões algébricas que representam as questões do problema?
- Qual é a função da utilização da incógnita n?
Atividade principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem e reconheçam a ideia da propriedade distributiva em relação à adição, bem como a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Discuta com a Turma:
- Quais as possíveis expressões algébricas que representam as questões do problema?
- Qual é a função da utilização da incógnita n?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da propriedade distributiva em relação à adição, bem como, a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem Algébrica)?
- Como vocês enxergam a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem).
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6 e 7).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da propriedade distributiva em relação à adição, bem como, a importância da generalização com a utilização da linguagem algébrica.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da generalização das expressões (Linguagem Algébrica)?
- Como vocês enxergam a matemática? (Acrescentar o componente visual para aumentar o potencial da aprendizagem).
Sistematização de Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipóteses e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando-as. Esse caminho percorrido norteou o aluno para que verificasse e compreendesse a generalização da propriedade distributiva em relação à adição. Desta forma, ordene os conceitos em jogo.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância da propriedade da multiplicação em relação à adição.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a ideia de generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os alunos conseguiram avançar no conteúdo proposto, então identifique e anote os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito de generalização da propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade Complementar
Resolução da atividade complementar