Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva na lousa ou leia para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Inicie a aula questionando os alunos sobre como é feita a estimativa do cálculo da raiz quadrada de um número, anote as respostas no quadro, alguns alunos podem falar como fazem mentalmente ou com o uso da calculadora, incentive para que eles façam a descrição do passo-a-passo.
Propósito: Fazer com que os alunos exponham o que já sabem sobre como fazer estimativas de valores de raízes quadradas.
Discuta com a turma:
- De que formas pode ser feita a estimativa do valor de uma raiz quadrada?
- Como pode ser feita a estimativa de uma raiz quadrada com o uso da calculadora ou mentalmente?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Nesta atividade é recomendado que os alunos usem a calculadora em cálculos maiores, nos menores deixe que os faça mentalmente. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há necessidade de usar a estimativa em raízes quadradas.
Discuta com a turma:
- Como você pode fazer a estimativa nessa situação?
- Você consegue calcular mentalmente o valor nesta situação?
- Como você representaria os valores estimados nesta situação?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Nesta atividade é recomendado que os alunos usem a calculadora em cálculos maiores, nos menores deixe que os faça mentalmente. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há necessidade de usar a estimativa em raízes quadradas.
Discuta com a turma:
- Como você pode fazer a estimativa nessa situação?
- Você consegue calcular mentalmente o valor nesta situação?
- Como você representaria os valores estimados nesta situação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 a 6)
Orientação: Você pode projetar, escrever no quadro ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam a situação e reflitam como podem proceder para resolver as questões apresentadas. Nesta atividade é recomendado que os alunos usem a calculadora em cálculos maiores, nos menores deixe que os faça mentalmente. Para possíveis situações que possam ocorrer, consulte o Guia de Intervenção.
Propósito: fazer com que os alunos resolvam e elaborem situações em que há necessidade de usar a estimativa em raízes quadradas.
Discuta com a turma:
- Como você pode fazer a estimativa nessa situação?
- Você consegue calcular mentalmente o valor nesta situação?
- Como você representaria os valores estimados nesta situação?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10)
Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas podem ser repetições. Pergunte sempre “Alguém fez de uma forma diferente?”. Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário, apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.
Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.
Discuta com a turma:
- Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
- Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
- Quais são os pontos positivos e negativos em fazer estimativas mentalmente? E com a calculadora?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10)
Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas podem ser repetições. Pergunte sempre “Alguém fez de uma forma diferente?”. Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário, apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.
Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.
Discuta com a turma:
- Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
- Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
- Quais são os pontos positivos e negativos em fazer estimativas mentalmente? E com a calculadora?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10)
Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas podem ser repetições. Pergunte sempre “Alguém fez de uma forma diferente?”. Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário, apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.
Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.
Discuta com a turma:
- Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
- Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
- Quais são os pontos positivos e negativos em fazer estimativas mentalmente? E com a calculadora?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 7 a 10)
Orientação: Inicialmente, peça que os alunos expliquem como procederam para resolver as questões propostas, vá anotando no quadro as respostas, algumas podem ser repetições. Pergunte sempre “Alguém fez de uma forma diferente?”. Após esse momento em que os alunos compartilham suas soluções, se julgar necessário, apresente a correção dos slides. Nas correções dos slides estão apresentadas possíveis formas de resolver as questões, contudo, valorize as produções de seus alunos.
Propósito: Incentivar os alunos a tentar explicar como procederam na resolução da situação apresentada.
Discuta com a turma:
- Que semelhança há entre os procedimentos apresentados por seus colegas e os seu procedimentos para resolver a situação?
- Qual é a melhor forma para estimar a raiz quadrada de um número?
- Quais são os pontos positivos e negativos em fazer estimativas mentalmente? E com a calculadora?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos a importância de fazer a estimativa da raiz quadrada de um número, tanto mentalmente quanto com o uso da calculadora.
Propósito: Fazer o encerramento da aula mostrando as possibilidades para se estimar a raiz quadrada de um número.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam de novo nesta aula?
- O que vocês sabiam e que a partir desta aula aprenderam de uma forma nova?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Aqui o professor pode escrever no quadro, imprimir ou projetar a atividade. Comece perguntando aos alunos o que eles aprenderam hoje que pode ajudá-los na resolução do problema.
Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre estimativas de raízes quadradas.
Discuta com a turma:
- Para fazer estimativas é sempre necessário o uso da calculadora?
- Como podemos proceder para fazer uma estimativa mais próxima do resultado de uma raiz?
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do raio x