Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 4)
Orientação: Relembrar a relação e transformação de potências com expoente fracionário em radiciações, e vice-versa.
Propósito: Fazer com que os alunos possam revisar como associar a forma de potenciação com a forma de radiciação, e vice-versa.
Discuta com a turma:
- Toda potência de expoente fracionário pode ser transformada em radiciação?
- Toda radiciação pode ser transformada em potências de expoente fracionário?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 a 4)
Orientação: Relembrar a relação entre potenciações e radiciações através da transformação de potências de expoente fracionário em radiciações, e das radiciações em potências de expoente fracionário.
Propósito: fazer com que os alunos possam associar a forma de potenciação com a forma de radiciação, e vice-versa.
Discuta com a turma:
- Toda potência de expoente fracionário pode ser transformada em radiciação?
- Toda radiciação pode ser transformada em potências de expoente fracionário?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)
Orientação: Dominó das potenciações e radiciações. O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, e neste caso a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação. Separe a sala em grupos de 2 a 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento da relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.
Após jogarem, peça aos alunos para responder as perguntas sobre o jogo.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.
Discuta com a turma:
- Como saber que peças jogar dependendo das que estão nas extremidades?
- Como eu sei que o adversário jogou uma peça irregular?
- Como posso ter uma vantagem no jogo?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Jogo Dominó das potenciações e radiciações
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 e 6)
Orientação: Dominó das potenciações e radiciações. O jogo é uma proposta na qual os alunos se divertem e colocam em prática o conteúdo estudado, e neste caso a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação. Separe a sala em grupos de 2 a 4 alunos (você pode organizar os grupos de modo que alunos com mais facilidade fiquem junto com outros que precisem de ajuda para avançar). Leia as regras, tirando todas as possíveis dúvidas. Enquanto os grupos jogam, circule pela sala acompanhando o desempenho e envolvimento de cada um, observando as atitudes de colaboração entre os alunos. Recomendamos que após algumas aulas os alunos possam jogar novamente para que haja aprofundamento do conhecimento da relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.
Após jogarem, peça aos alunos para responder as perguntas sobre o jogo.
Propósito: Permitir uma forma envolvente de praticar a relação entre potências de expoente fracionário e a radiciação.
Discuta com a turma:
- Como saber que peças jogar dependendo das que estão nas extremidades?
- Como eu sei que o adversário jogou uma peça irregular?
- Como posso ter uma vantagem no jogo?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)
Orientação: Discuta com os estudantes sobre a relação entre potências de expoentes fracionários e a radiciação no jogo, de modo que eles reconheçam quando uma jogada é ou não possível. Estimule-os a fazer possíveis colocações em relação a ter vantagens para vencer o adversário neste jogo, assim como a apresentar novas regras pelos estudantes.
Propósito: Discutir com os alunos a relação entre potências de expoente fracionário e radiciação, as possíveis estratégias para este jogo e a inclusão de novas regras.
Discuta com a turma:
- Como reconhecer que uma peça pode ser relacionada a outra, sendo uma na forma de potência e outra na forma de radiciação?
- Como saber que uma jogada está sendo irregular?
- Qual a melhor estratégia para vencer?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8)
Orientação: Discuta com os estudantes sobre a relação entre potências de expoentes fracionários e a radiciação no jogo, de modo que eles reconheçam quando uma jogada é ou não possível. Estimule-os a fazer possíveis colocações em relação a ter vantagens para vencer o adversário neste jogo, assim como a apresentar novas regras pelos estudantes.
Propósito: Discutir com os alunos a relação entre potências de expoente fracionário e radiciação, as possíveis estratégias para este jogo e a inclusão de novas regras.
Discuta com a turma:
- Como reconhecer que uma peça pode ser relacionada a outra, sendo uma na forma de potência e outra na forma de radiciação?
- Como saber que uma jogada está sendo irregular?
- Qual a melhor estratégia para vencer?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Resuma com os alunos as estratégias de transformação de potências com expoente fracionário em radiciações, e vice-versa.
Propósito: Finalizar a aula conversando sobre a transformação de potenciações em radiciações, e vice-versa.
Discuta com a turma:
- O que vocês aprenderam de novo nesta aula?
- O que vocês sabiam e que a partir desta aula aprenderam de uma forma nova?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Escreva no quadro, imprima ou projete a atividade. Comece perguntando aos alunos o que eles aprenderam hoje que pode ajudá-los na resolução das questões.
Propósito: Mostrar aos alunos a importância de aplicar o que compreenderam sobre a transformação de potenciações em radiciações, e vice-versa.
Discuta com a turma:
- Toda potência de expoente fracionário pode ser representada por uma radiciação?
- De que forma posso transformar potências de expoente fracionário em radiciações? E radiciações em potenciações?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Jogo Dominó das potenciações e radiciações