Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Escreva no quadro ou projete o slide com o objetivo da aula e leia com os alunos
Propósito: Apresentar o objetivo da aula
Retomada (Slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Encoraje os alunos a retomarem os conhecimentos já adquiridos anteriormente e solicite que realizem esta atividade individualmente, sem uso da calculadora, podendo utilizador fator de redução.
Propósito: Relembrar alguns conhecimentos vistos em aulas anteriores na resolução do problema.
Discuta com a Turma:
- O que vocês entendem por porcentagem crescente e porcentagem decrescente?
- O que vocês entendem por fator de aumento e fator de redução?
- Existe alguma relação entre 50% e alguma divisão?
- Existe alguma relação entre 10% e alguma divisão?
Materiais Complementares:
Retomada
Resolução da Retomada
Retomada (Slides 3 e 4)
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Encoraje os alunos a retomarem os conhecimentos já adquiridos anteriormente e solicite que realizem esta atividade individualmente, sem uso da calculadora, podendo utilizador fator de redução.
Propósito: Relembrar alguns conhecimentos vistos em aulas anteriores na resolução do problema.
Discuta com a Turma:
- O que vocês entendem por porcentagem crescente e porcentagem decrescente?
- O que vocês entendem por fator de aumento e fator de redução?
- Existe alguma relação entre 50% e alguma divisão?
- Existe alguma relação entre 10% e alguma divisão?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Divida a atividade em dois momentos: nos 10 minutos iniciais, deixe que os alunos analisem individualmente o exercício e nos 5 minutos finais, em dupla, peça que eles socializam com o colega suas estratégias e dúvidas. Contextualize a atividade levando em consideração os elementos que compõem uma cesta básica, a diferença de preços em cada cidade, bem como os reajustes que sofrem. Caso algum aluno termine rapidamente o exercício, incentive-o a desenvolver uma resolução diferente para o mesmo enunciado. Outra opção, é pedir que ele crie um outro enunciado que utilize o mesmo conceito com números e contextos diferentes.
Propósito: Favorecer o desenvolvimento de algumas habilidades na resolução do problema, fazendo uma conexão com o objetivo da aula.
Materiais Complementares:
Atividade para impressão
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (slides de 6 a 14)
Orientações: Convide os alunos para apresentar suas respostas, a diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega. Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que outra forma eles poderiam chegar ao mesmo resultado.
Propósito: Socializar com a turma soluções e dúvidas dos alunos na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- De que formas vocês resolveram?
- Vocês conseguiriam resolver usando somente cálculo mental?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Sistematize com os alunos o cálculo mental a partir de 10% e outras porcentagens como 25%, 50% e 75%.
Propósito: Formalizar com a turma uma representação fracionária de algumas porcentagens para facilitar o cálculo mental.